Mercado de trabalho: dicas para encontrar emprego e se recolocar

Há estratégias que todo profissional pode usar para se colocar em um espaço de maior visibilidade no mercado de trabalho e ter mais oportunidades. Descobri-las é de grande importância para se destacar e se diferenciar dos outros candidatos.



OLHA SÓ TAMBÉM

Veja a linguagem corporal de cães e gatos; O que será que eles querem dizer?


Mercado de trabalho:
dicas para encontrar emprego e se recolocar

 

Pix: saiba os cuidados para não cair em golpes que a ferramenta cobrança exige

Oportunidade! Veja como vender nas redes sociais e ter bons resultado

Maracanaú: começa vacinação de pessoas de 18 a 59 anos a partir de julho


Maracanaú: água volta barrenta e com mau cheiro às torneiras das residências, denuncía a população


Maracanaú: alunos vão ganhar tablets nas próximas semanas


Maranguape vira referência a ser a primeira cidade a vacinar os professores no Ceará 


Avenida que dá acesso a Maracanaú é bloqueada em protesto e provoca aglomeração, nesta quarta (26)


Em Pacatuha, quatro areninhas vão ser construídas


Maracanaú: adolescentes suspeitos de participação em crimes são apreendidos


Maracanaú: Cagece vai paralisar abastecimento de água em um dia desta semana


Oportunidades! Veja três ideias para começar um negócio com mil reais


Maracanaú: durante 3 semanas de maio, se aproxima à 70 óbitos e passa de 1.500 novos infectados


No limite de Maracanaú, briga de vizinhos acaba em morte


Maracanaú: cursos técnicos podem retomar aulas práticas presenciais


Encontrar emprego, atualmente, não tem sido fácil para ninguém. Com uma alta taxa de desemprego no Brasil, mais profissionais estão, ao mesmo tempo, em busca de oportunidades de trabalho. Portanto, é fundamental ter em mente que as vagas, sobretudo aquelas com mais benefícios, estão muito concorridas.


Diretora Acadêmica de Graduação na Unyleya, a Doutora Solange Ferreira de Moura, explica que há estratégias que todo profissional pode usar para se colocar em um espaço de maior visibilidade no mercado de trabalho e ter mais oportunidades. Descobri-las é de grande importância para se destacar e se diferenciar dos outros candidatos. Veja dicas para quem está em busca de um novo emprego ou quer se recolocar no mercado de trabalho.


Invista no Ensino Superior


A educação é um dos fatores que mais aumenta a empregabilidade. Ao investir no Ensino Superior, é possível ter mais vantagens na hora de buscar um emprego.


Uma graduação ajuda a aumentar a formação especializada para diversas possibilidades de carreira, a desenvolver qualidades profissionais importantes para o mercado de trabalho e a aprofundar o conhecimento sobre determinada área de atuação.


“A princípio, é fundamental encontrar um curso com o qual a pessoa se identifique. Analisar a matriz curricular e as oportunidades de desenvolvimento de carreira que uma graduação proporciona são maneiras de escolher a profissão ideal para seguir. É preciso também apostar em uma boa instituição de ensino superior para aproveitar o período da graduação da melhor maneira, tendo a garantia de que está recebendo uma educação de qualidade. Além do mais, é necessário avaliar o tipo de graduação a ser escolhida”, aconselha a Profa. Solange.


Principalmente para os profissionais que precisam conciliar o estudo com o trabalho, a Diretora destaca as vantagens da EaD. A educação a distância permite organizar os próprios horários e economizar tempo e dinheiro com locomoção, além de possibilitar o estudo onde e quando a pessoa quiser.


Amplie seu leque de cursos


Até mesmo os profissionais com graduação podem sentir dificuldade de encontrar emprego em áreas de atuação muito concorridas. Por isso, é importante ter um diferencial. Cursos livres, estudo continuado, formações complementares: tudo isso é levado em conta durante a análise de um currículo do candidato. Desse modo, mesmo quem já se formou no Ensino Superior precisa saber que ainda é necessário investir na educação.


Segundo a Profa. Solange, é possível ampliar o leque de cursos das mais variadas maneiras. Por exemplo, se a pessoa se graduou na área de Administração, ela pode buscar uma pós-graduação, como MBA, para se destacar no segmento dos negócios.


Além disso, não é necessário fazer cursos relacionados de forma direta com a área de formação. Investir em cursos livres ou de extensão relacionados à TI (Tecnologia da Informação) e à programação é uma ideia fantástica para qualquer um que queira de destacar em um mundo cada vez mais digital.


Faça networking


Na prática, fazer networking consiste em criar uma rede de contatos que possa oferecer ajuda mútua no desenvolvimento de carreira. Isso é construído com pessoas conhecidas, colegas de trabalho e do Ensino Superior, professores, entre várias outras possibilidades.


Ter um bom networking é uma oportunidade de descobrir novidades na área de atuação, receber e fazer indicações, encontrar parcerias para montar um negócio e, é claro, construir uma carreira mais sólida e se recolocar no mercado de trabalho.


Para fortalecer sua rede de contatos, vale investir na interação com profissionais da área de atuação de interesse e criando laços com professores e colegas no Ensino Superior. Outra opção é visitar eventos do segmento no mercado e estar presente em redes sociais mais profissionais, como o LinkedIn, seguindo profissionais e empresas que sejam referência na sua área.


Acompanhe as tendências de mercado


Algo que não vai acrescentar em nada ao desenvolvimento profissional de qualquer pessoa é não se interessar pelas novidades. Atualizar-se sobre as mais recentes informações do mercado é fundamental para saber onde vale a pena investir.


Para isso, é importante estar sempre pesquisando e à disposição para aprender mais sobre o que está sendo valorizado no mercado. Observar as tendências da economia e da sociedade também é outra medida necessária para fazer apostas no desenvolvimento de carreira.


Com essa prática, é mais fácil prever o que os recrutadores esperam de um profissional, bem como os tipos de currículo mais valorizados no momento e as habilidades indispensáveis para o mercado que você ainda precisa desenvolver.


Busque oportunidades na área


O candidato deve buscar e identificar as oportunidades que surgem na área e não esperar que elas caiam no colo. É importante que ele demonstre proatividade para encontrar emprego no segmento em que gostaria de atuar. Para isso, primeiramente, é fundamental manter suas informações atualizadas no currículo e nas plataformas de vagas de trabalho.


Além disso, ele pode aumentar as suas possibilidades buscando visibilidade. Entrar em contato com os recrutadores por meio de solicitações de conexões no LinkedIn é uma ideia para deixar o perfil do candidato à mostra.


Isso vale a pena também fora do ambiente virtual. Apresentar-se para outros profissionais em espaços como cursos, workshops, palestras e eventos relacionados à área de atuação é uma maneira de se mostrar presente, fortalecer o networking e chamar a atenção de pessoas que podem oferecer oportunidades incríveis.


“Encontrar emprego de fato não é uma tarefa fácil, principalmente diante de cenários econômicos mais instáveis. No entanto, ainda é possível achar a oportunidade ideal. Só que, para isso, é necessário investir em estratégias essenciais para se posicionar no mercado de trabalho, como apostar na educação, criar uma boa rede de contatos, ficar por dentro das novidades e sempre aproveitar as chances que aparecem no caminho”, finaliza a Profa. Solange.

Com informações do GC MAIS.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_31_05_2021

QUANDO A PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI DEIXAR DE SER MAIS ATRASADA NA VACINAÇÃO? EMBORA SEJA A SEGUNDA CIDADE DE MAIOR ARRECADAÇÃO NO ESTADO E DEVERIA SER MAIS CAPACITADA DO QUE AS OUTRAS; FALTA SÓ A VACINAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AS AULAS PRESENCIAIS VOLTAREM? E A  ESTRUTURA NAS ESCOLAS QUE CONTINUA DEIXANDO A DESEJAR? A PREFEITURA NÃO APROVEITOU O GRANDE PERÍODO DE NÃO TER AULAS, PARA REFORMAS NÉ? POR QUE, COMO VAI SER PARA NÃO TER AGLOMERAÇÃO NO ÚNICO BANHEIRO E BEBEDOURO? VÃO TER PONTOS COM ÁLCOOL GEL PARA A HIGIENIZAÇÃO? SERÁ QUE A PREFEITURA VAI QUERER SE LIVRAR DA PANDEMIA SEM DAR  DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS AS CRIANÇAS PARA O ENSINO REMOTO? PRETENDEM FAZER O QUE COM O MONTANTE DE RECURSOS QUE NÃO GASTARAM EM MAIS DE UM ANO DE PANDEMIA? 

É fundamental estar informado sobre o que é relevante no nosso dia a dia. Desta maneira, percebemos, se a gestão pública realiza corretamente o dever de atender a população devidamente. Geralmente, se a população não ficar de olho reivindicando a prestação dos serviços públicos da forma que deve ser, pode ser enganada. Pois, quem está no poder quer trabalhar de um jeito, de acordo com seus interesses, atendendo só a parte da população, que lhe colocou no poder. E muitas vezes não é a parte que necessita mais. A PREFEITURA DE MARACANAÚ SE APROVEITOU DA POPULAÇÃO E NÃO OFERECEU UM ENSINO REMOTO COMO DEVERIA! Isso mesmo. Era para as famílias ter recebido tablets e as crianças terem aulas remotas todos os dias. Com monitores estagiários  auxiliando os professores repassam o conteúdo digital devidamente. Recursos têm, mas a Prefeitura preferiu ficar parada e prejudicando milhares de crianças que tiveram muitos meses desperdiçados em um momento importantíssimo da vida delas. MESMO VACINADOS OS PROFESSORES ESTARÃO SE ARRISCANDO IR PARA AS SALAS DE AULAS, POIS NÃO REFORMARAM AS ESCOLAS? Pois é! já que correm o risco devido não terem ampliado o número de banheiros, bebedouros, cantinas e ventilação nas salas de aulas. Pode haver ainda uma grande circulação do vírus nas escolas e as pessoas se contaminarem em maior número. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários