Como fazer o isolamento em casa de uma pessoa com Covid-19 ou com suspeita?

Ainda é preciso seguir a recomendação tanto do Ministério da Saúde, quanto da Secretaria da Saúde (Sesa), de isolar pacientes que apresentem sintomas de Covid-19 ou positivem para a doença para evitar a disseminação do vírus.



OLHA SÓ TAMBÉM

Veja estratégias e ferramentas que ajudam a otimizar o tempo


Maracanaú: sobras de doses da vacina do Coronavirus nos locais de aplicação têm que destino?


Maracanaú: IFCE lança edital com vagas em cursos técnicos


CONTENTE!!! De ver a boa repercussão, neste primeiro Dia da Imprensa, meses após de ter graduado-me em Jornalismo


Fortaleza x Ceará (sem VAR): árbitro da Fifa já foi suspenso por 30 dias por omitir confusão em súmula


Como fazer o isolamento em casa de uma pessoa com Covid-19 ou com suspeita?

Maracanaú terá mutirão para vacinar todos os profissionais de segurança até sexta (4)

Veja a linguagem corporal de cães e gatos; O que será que eles querem dizer?


Mercado de trabalho:
dicas para encontrar emprego e se recolocar

 

Pix: saiba os cuidados para não cair em golpes que a ferramenta cobrança exige

Oportunidade! Veja como vender nas redes sociais e ter bons resultados

Maracanaú: começa vacinação de pessoas de 18 a 59 anos a partir de julho


Maracanaú: água volta barrenta e com mau cheiro às torneiras das residências, denuncía a população


Maracanaú: alunos vão ganhar tablets nas próximas semanas


Maranguape vira referência a ser a primeira cidade a vacinar os professores no Ceará 


Avenida que dá acesso a Maracanaú é bloqueada em protesto e provoca aglomeração, nesta quarta (26)



Famílias inteiras levadas pela Covid-19. Filhos, mães, pais, tios e tias que se infectaram e acabaram passando para outros familiares. Essas são algumas das realidades dos mais de 20 mil mortos pelo coronavírus no Ceará. Mesmo com a taxa de transmissibilidade diminuindo em quase todo o Estado, ainda é preciso seguir a recomendação tanto do Ministério da Saúde, quanto da Secretaria da Saúde (Sesa), de isolar pacientes que apresentem sintomas de Covid-19 ou positivem para a doença para evitar a disseminação do vírus.


A medida é adotada para diminuir a transmissão local e resguardar especialmente públicos mais vulneráveis como os idosos, que mesmo vacinadas ainda precisam evitar a contaminação. “Infelizmente, depois de um ano de pandemia, a gente ainda precisa permanecer com algumas medidas de restrição, especialmente o isolamento domiciliar. É importante para diminuir a transmissão dentro das comunidades e o risco de aumentar os casos”, afirma Melissa Soares Medeiros, infectologista do Hospital São José e do Hospital São Camilo.


Ela comenta que pelo tempo de pandemia, que já dura mais de um ano, a população tem tido dificuldades em seguir os protocolos sanitários. “Isso é uma dificuldade não só no nosso Estado, mas no mundo inteiro. Tanto que a terceira onda que aconteceu na Europa foi porque as pessoas não conseguiam mais ficar em isolamento em casa”, comenta ela.


A médica explica que a preocupação aumentou nesta nova onda por conta da disseminação de novas variantes da Covid-19, mais transmissíveis que as cepas “originais” do vírus. Segundo ela, acontecia de, muitas vezes, em uma família, uma pessoa ter o resultado positivo e outra não ter. O que vem sendo menos frequente nos últimos meses. “Nessa outra curva, a gente percebe muito, várias pessoas da mesma família adoecendo em cascata: primeiro um, depois o outro e acaba tendo uma transmissibilidade mais intensa”, pontua.


Como lidar com um familiar infectado ou com suspeita

 


O Ministério da Saúde indica que se uma pessoa da casa tiver diagnóstico positivo, todos os moradores ficam em isolamento por 14 dias também. Caso outro familiar da casa também inicie os sintomas leves, o novo familiar deve reiniciar o isolamento de 14 dias. 


O paciente deve ficar em isolamento em um quarto sempre com a porta fechada e com a janela aberta para manter a ventilação. Se a casa tiver apenas um quatro, a prioridade deve ser do infectado e as demais pessoas devem dormir na sala. De acordo com a infectologista do HSJ, sozinho no quarto, o paciente pode ficar sem a máscara e recorrer à proteção apenas quando tiver que compartilhar o espaço com outras pessoas.


Móveis e maçanetas devem ser frequentemente limpos com álcool. Utensílios de uso pessoal, como toalhas de banho e talheres, ou móveis, como sofás e cadeiras, precisam ser separados, assim como o lixo produzido pelo paciente contaminado, de acordo com cartilha da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).

Com informações do O Povo Online.

#ARTIGO_SEMANAL_EM_31_05_2021

QUANDO A PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI DEIXAR DE SER MAIS ATRASADA NA VACINAÇÃO? EMBORA SEJA A SEGUNDA CIDADE DE MAIOR ARRECADAÇÃO NO ESTADO E DEVERIA SER MAIS CAPACITADA DO QUE AS OUTRAS; FALTA SÓ A VACINAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AS AULAS PRESENCIAIS VOLTAREM? E A  ESTRUTURA NAS ESCOLAS QUE CONTINUA DEIXANDO A DESEJAR? A PREFEITURA NÃO APROVEITOU O GRANDE PERÍODO DE NÃO TER AULAS, PARA REFORMAS NÉ? POR QUE, COMO VAI SER PARA NÃO TER AGLOMERAÇÃO NO ÚNICO BANHEIRO E BEBEDOURO? VÃO TER PONTOS COM ÁLCOOL GEL PARA A HIGIENIZAÇÃO? SERÁ QUE A PREFEITURA VAI QUERER SE LIVRAR DA PANDEMIA SEM DAR  DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS AS CRIANÇAS PARA O ENSINO REMOTO? PRETENDEM FAZER O QUE COM O MONTANTE DE RECURSOS QUE NÃO GASTARAM EM MAIS DE UM ANO DE PANDEMIA? 

É fundamental estar informado sobre o que é relevante no nosso dia a dia. Desta maneira, percebemos, se a gestão pública realiza corretamente o dever de atender a população devidamente. Geralmente, se a população não ficar de olho reivindicando a prestação dos serviços públicos da forma que deve ser, pode ser enganada. Pois, quem está no poder quer trabalhar de um jeito, de acordo com seus interesses, atendendo só a parte da população, que lhe colocou no poder. E muitas vezes não é a parte que necessita mais. A PREFEITURA DE MARACANAÚ SE APROVEITOU DA POPULAÇÃO E NÃO OFERECEU UM ENSINO REMOTO COMO DEVERIA! Isso mesmo. Era para as famílias ter recebido tablets e as crianças terem aulas remotas todos os dias. Com monitores estagiários  auxiliando os professores repassam o conteúdo digital devidamente. Recursos têm, mas a Prefeitura preferiu ficar parada e prejudicando milhares de crianças que tiveram muitos meses desperdiçados em um momento importantíssimo da vida delas. MESMO VACINADOS OS PROFESSORES ESTARÃO SE ARRISCANDO IR PARA AS SALAS DE AULAS, POIS NÃO REFORMARAM AS ESCOLAS? Pois é! já que correm o risco devido não terem ampliado o número de banheiros, bebedouros, cantinas e ventilação nas salas de aulas. Pode haver ainda uma grande circulação do vírus nas escolas e as pessoas se contaminarem em maior número. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários