Maracanaú: Universitários maracanauenses comemoram o passe livre nos ônibus da capital cearense que começou a vigorar nessa segunda-feira (13)


Meses depois que não tiveram mais direito nos ônibus urbanos de Maracanaú, que acabaram até com a meia-passagem que há mais de uma década milhares de maracanauenses foram beneficiados. Estudantes do Ensino Superior, residentes em Maracanaú, estar sendo mais beneficiado no transporte público fora da cidade.

________________________________________________

Quando apresentou a carteirinha de estudante para passar pela catraca do ônibus e viu o saldo continuar o mesmo, Franklin Teixeira, de 19 anos, se alegrou, estava inaugurando o seu uso do Passe Livre Estudantil, benefício que começou a ser concedido nesta segunda-feira (13/11) pela Prefeitura de Fortaleza a todos que possuem carteirinha de estudante válida.

"Pra mim, é muito bom. Eu tirava esse dinheiro da minha bolsa de estágio e de vez em quando tinha um auxílio dos meus pais. Não vou mais precisar, é bom poder dizer isso pra eles", conta Franklin, que estuda computação no Centro e mora no Passaré, fazendo o percurso para a aula de ônibus diariamente.

"Pra mim, é muito bom. Eu tirava esse dinheiro da minha bolsa de estágio e de vez em quando tinha um auxílio dos meus pais. Não vou mais precisar, é bom poder dizer isso pra eles", conta Franklin, que estuda computação no Centro e mora no Passaré, fazendo o percurso para a aula de ônibus diariamente.

Passe Livre Estudantil beneficiará todos os estudantes residentes no município, independente do seu endereço, com duas passagens diárias, não cumulativas, válidas em dias úteis e letivos. A disponibilização das passagens só é suspendida quando o período letivo é concluído e as aulas regulares se encerram. Independente do mês. Por exemplo, se por alguma razão a escola, faculdade, universidade ou curso não houver entrado de férias nos períodos tradicionais, o sistema reconhecerá o cronograma da instituição e a gratuitidade continuará valendo. O documento utilizado para a validação é a própria carteirinha de estudante, sem necessidade de nenhum cadastramento.

O impacto do Passe Livre no orçamento familiar será considerável para o estudante Andreas Victor Araújo, de 20 anos. "Foi um alívio para os meus pais, quando eu disse que não precisaria do dinheiro deles porque agora vai ter Passe Livre Estudantil. Vai ser de fato uma coisa boa pra nós estudantes, não ter que tirar dinheiro de certas coisas das quais não poderíamos tirar. Tem muita gente que não tem o dinheiro da passagem", afirma Andreas.

Estudando administração, Nayla Dantas, de 23 anos, relata que ficou muito satisfeita quando soube do Passe Livre. Para ela, que trabalha e estuda, fazendo todos os percursos de ônibus, é uma preocupação a menos. "Já não vou ter que gastar com isso. Vou poder fazer uma reserva financeira, usar pra outra conta. Vai fazer muita diferença", avalia, acrescentando que considera o Passe Livre uma vitória coletiva. "Muitos estudantes deixam de ir para a escola porque não têm como pagar as passagens, e a gratuidade vai aliviar muitas mães de família que têm que tirar o dinheiro do bolso para o filho estar com o estudo em dia, ir para a escola, vai facilitar muito o acesso a educação para jovens que não têm condições", reflete.

Já Raian Emanuel Laurentino, de 19 anos, não precisa dos bilhetes de ônibus para ir à faculdade. Estudando na modalidade à distância, ele gastava com o transporte público diariamente para ir ao estágio. "Gastava boa parte do dinheiro que ganhava do estágio com as passagens, ficava um pouco complicado pra mim. Agora eu posso investir em outras coisas, até mesmo em cursos que eu quiser fazer. Vai ser de grande ajuda, essa gratuidade", calcula Raian.

A motivação para investir nos estudos também aumentou para Emanuel de Lima Neto, de 21 anos. O estudante mora em Maracanaú e cursa a faculdade de Biologia no campus do Itaperi. "Vai ser uma economia e tanto. Esse dinheiro vai ser usado para outros gastos na faculdade, como material, meus livros, impressões, vou ter mais recursos para auxiliar nos meus estudos", ressalta.

O Passe Livre Estudantil de Fortaleza é ofertado sem restrições de rede de ensino, nível escolar e critérios socioeconômicos. O benefício busca a promoção da educação e do bem-estar dos estudantes, uma vez que incentiva a mobilidade sustentável, a garantia do acesso à educação e a redução da carga financeira para as famílias mais vulneráveis, entendendo a educação como um direito fundamental de todos.

(Com informações da Prefeitura de Fortaleza)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_11_2023

ABSURDO! EMPREENDEDORES DE MARACANAÚ SE NÃO BASTASSE A SENSAÇÃO DE TER SIDO ENGANADOS PELA A PREFEITURA, AGORA, NA TENTATIVA DE TER DE VOLTA SEUS PRODUTOS, SÃO RECEBIDOS POR SECRETARIO MUNICIPAL ARMADO, SEGUNDO DENÚNCIA; É DESSE JEITO QUE O GRUPO QUE AINDA ESTAR NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL VAI COMPLETAR 20 ANOS NO PODER SEM CUMPRIR A PROMESSA DE TRANSFORMAR A CIDADE NO POLO COMERCIAL DA RMF

Hoje em dia, cada vez mais aumenta o número de pessoas que têm seu próprio negócio, o que se faz necessário o poder público proporcionar muitas condições para os empreendedores serem bem sucedidos: gerando empregos e aumentando a arrecadação da prefeitura, por exemplo. Então, jamais esses deve ser enganados, como parece que aconteceu em Maracanaú quando a prefeitura transferiu vendedores de rua para um espaço com quiosques para muito distante, e sem a movimentação de pessoas caminhando nas ruas e comprando. Que era só questão de tempo para os empreendedores abandonarem os quiosques, pois as vendas são escassas, mas jamais, esses, esperavam não poder pegar logo seus produtos de volta. Culminando com uma revolta nas redes sociais, porque se depararam com um Secretário Municipal armado e sem nenhuma empatia, revoltando mais ainda os empreendedores que se sentem sacaneados pela prefeitura. ERA PARA A PREFEITURA DE MARACANAÚ TER MUDADO ESSES VENDEDORES DE RUA PARA UM LOCAL QUE TERIA PRATICAMENTE A MESMA MOVIMENTAÇÃO DE ONDE ESTAVAM HÁ UM BOM TEMPO? Isso mesmo! Como acontece em outras cidades por aí a fora. Pois só assim, os empreendedores manteria um fluxo de vendas parecido como antes. Isso só não foi feito por maldade ou por incompetência do grupo político que perdura na prefeitura a quase duas décadas, e não cumpriu a promessa de transformar Maracanaú num Polo Comercial da Região Metropolitana. Pior! Age é com amadorismo prejudicando quem ainda sonha de ver Maracanaú sendo uma cidade referência no comércio de uma Região Metropolitana. AGORA, AINDA HÁ TEMPO DA GESTÃO SE REDIMIR DO ERRO? Sim! É só querer. Pois tem condições pra isso. De abrir Centro Comerciais para os empreendedores nas  vias mais movimentadas da cidade. MAS A GESTÃO A CAMINHO DO TÉRMINO DO CICLO DO SEU GRUPO POLITICO FAZ É.SE ARMAR CONTRA QUEM SOFRE POR ESTAR SEM RENDA NO MOMENTO. Pois é! Desumanidade de quem nem em Maracanaú mora e ocupam cargos de gestão municipal que deveriam ser de quem reside em Maracanaú, principalmente quem vive em Maracanaú há décadas. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.




Comentários