Confira dicas para organizar as finanças e sair do endividamento em 2022

Planejamento é a principal ferramenta para conseguir colocar as finanças em dia, quitar contas e alcançar sonhos



OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS

Mega Sena da Virada: uma das duas apostas premiadas,  ganhadores pagaram R$ 200 cada em bolão

Maracanaú: após capotar e colidir o carro em muro, motorista é socorrido e tem parte da perna amputada 

Planejamento e organização são fundamentais para sair das dívidas

Mega da Virada: um dos ganhadores faz aposta simples e leva sozinho prêmio de quase R $ 190 milhões

Já está sabendo que o Ceará terá apenas dois feriadões em 2022? olha só a relação

Feliz Ano Novo’: veja tutorial de como baixar e enviar vídeos no WhatsApp

Quer dicas para recuperar rotina do sono e acordar mais cedo após as festas de fim de ano?

O que fazer se tiver sintomas de gripe, Covid ou outras síndromes gripais?

Maracanaú: motoristas devem ter cuidado com trânsito no Anel Viário, alerta PRF

Novidade! Com ingresso a partir de R $ 5, cinema firma parceria com Netflix e exibe filmes em janeiro em Fortaleza 

Próximo a Maracanaú, Policial entra em luta corporal contra assaltantes, fica ferido e tem arma e moto roubados

Próximo a Maracanaú, mesmo sem reagir, entregador é assassinado a tiro durante assalto 

Deputado de Maracanaú  pode ir para o partido da então terceira via das eleições municipais de 2020


O início de um novo ano traz para muitas pessoas a oportunidade de recomeço, de tirar planos do papel e de reorganizar a própria vida, com a esperança de que neste novo ciclo tudo dará certo. Uma das metas bastante comuns é de colocar as finanças em dia, seja saindo das dívidas, juntando dinheiro ou mesmo começando a investir. 

Neste momento, é comum fazer promessas de mudanças abruptas de hábitos para alcançar objetivos. Mas, mais importante que ir do 8 ao 80 é ter o planejamento em primeiro lugar.


Seja qual for o objetivo financeiro, o primeiro passo é sempre realizar um diagnóstico das finanças, colocando na ponta do lápis tudo o que entra e que sai em termos de dinheiro. Feito isso, o coordenador do MBA de gestão financeira da FGV, Ricardo Teixeira, indica que se devem traçar metas realistas e alcançáveis. 


O planejamento realista é aquele que consegue ser cumprido. Tem que saber o quanto você efetivamente ganha. Disso, quanto você pode abrir mão para poupar ou pagar dívida. Você não aguenta muito tempo no esforço, vai acabar furando. Tem que ver quanto é confortável para você sobreviver e quanto sobra. Não adianta esticar a corda ‘porque é começo do ano, vou me sacrificar’. Ninguém consegue por muito tempo

RICARDO TEIXEIRA

coordenador do MBA de gestão financeira da FGV

Planejamento financeiro 


Anotar todos os ganhos e despesas é fundamental para quem quer ter uma vida financeira equilibrada. Esse controle pode ser feito em um caderno, planilha ou aplicativo, da forma como a pessoa se adaptar melhor.  

O importante é que conste todos os gastos, desde um cafezinho a compras maiores. Só assim é possível identificar por onde o dinheiro está saindo e cortar custos para conseguir cumprir objetivos financeiros. 

A indicação do educador financeiro e comportamental da DSOP, Jorge Navarro, é realizar esse acompanhamento durante 30 dias mantendo os hábitos comuns, a fim de se traçar um diagnóstico do padrão de consumo.  

“O primeiro passo não é você querer mudar os seus hábitos de uma hora para outra. Se você gosta de jantar fora, da pizza na sexta-feira, você não vai cortar de uma vez. Nos primeiros 30 dias não muda sua rotina, mas anota para onde está indo seu dinheiro”, detalha. 


O planejamento financeiro ideal deve levar em consideração gastos fixos, como aluguel e conta de luz, variáveis, mas necessários, como supermercado, e também gastos voltados para lazer. É importante ter em vista sempre os sonhos, sejam individuais, da família ou do casal; ter as finanças em dia é o caminho para alcançá-los. 


“Valorize os seus sonhos, nunca um só. Tem que ter no mínimo 3 sonhos, um de curto, um de médio e um de longo prazo. Sair das dívidas pode ser um dos sonhos, mas nunca pode ser o único. Tem que ter sonhos para você realizar, uma finalidade”, diz Jorge. 

Sair das dívidas 

A organização financeira começa por sair das dívidas para quem tem débitos pendentes. Para além dos gastos e ganhos, quem está endividado também deve começar levantando o quanto e para onde se deve. 

Tendo noção do montante de dívidas, chega a hora de entrar em contato com todos os credores em busca de uma negociação. Essa conversa pode ser feita tanto diretamente com a empresa como por meio de empresas especializadas em negociação de dívidas e espaços como o Serasa Limpa Nome. 


“Se tem dívida com vários credores, precisa chamar todos. Explica a situação e compara quem te dá a melhor proposta. Todos os credores querem negociar. É preciso avaliar as propostas e assumir algo que está dentro da sua realidade, não aceitar algo que não pode porque aí é pior”, chama atenção o superintendente de risco e cobrança da Uze, Giuliano Manocchio. 


O diagnóstico financeiro é fundamental neste momento, para que o endividado não se comprometa a pagar parcelas maiores do que cabem no seu orçamento. Aceitar condições que, por mais que ofereçam desconto, não caibam na realidade do devedor é um erro comum. 


Jorge Navarro indica que se deve começar a quitar as dívidas em uma ordem de prioridade, partindo primeiro de débitos em contas fundamentais – como em conta de energia ou água –, partindo para dívidas que têm bem como garantia – financiamentos de carro ou imóvel, por exemplo – e, por fim, os débitos com juros mais altos. 


Depois dessas dívidas de juros maiores, vai para carnê, boleto, crediário. Esses juros além de serem menores se consegue negociar com um prazo muito bom. Mas não pode se esquecer de forma alguma os impostos. Se você não pagar IPVA, você não pode fazer licenciamento e não pode rodar

JORGE NAVARRO

educador financeiro e comportamental do DSOP

Guardar dinheiro 


Há também os que, por mais que não tenham dívidas, gastam exatamente o que ganham todos os meses. Mesmo sem endividamento, é preciso ter cuidado já que, sem ter nenhuma reserva estratégica, qualquer imprevisto pode levar essa pessoa à inadimplência. 

Giuliano Manocchio destaca que mesmo as mudanças de hábito mais simples ajudam na missão de economizar. “No seu dia a dia você vai entender onde tem gastos supérfluos. Preciso sempre tomar café na padaria mais cara? Todos os dias preciso comer um chocolate? Não digo para não fazer, mas para não fazer todos os dias. Cada gastos tem que gerar uma análise se é supérfluo ou não”, aponta. 


O indicado é todos os meses poupar uma parte da renda. Inicialmente, deve-se compor uma reserva de oportunidade, para que a pessoa esteja segurada no caso de emergência, mas que também lidar com imprevistos e oportunidades sem precisar apertar o orçamento mensal. 


“A dica é se planejar, tudo é em torno do planejamento. Tem que fazer uma planilha para o ano todo. Se um mês sobra dinheiro, pode fazer algo que estava fora da planilha. Se faltar, tem que cortar. A única forma de não se endividar é fazer esse balanço todos os meses”, reitera Ricardo Teixeira. 


Principais dicas para organizar as finanças


Fazer um diagnóstico das finanças

Quitar as dívidas ou renegociá-las

Guardar dinheiro para investir e para a reserva de emergência

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_10_01_2022

COMO UMA GESTÃO MUNICIPAL TRANSFORMA UMA CIDADE DE MÉDIO PORTE E POLO INDUSTRIAL EM UMA DAS TRÊS MAIS VIOLENTAS DE UM PAÍS? SERÁ QUE CERCA DE R $ 6 MILHÕES MAL INVESTIDO EM UM TIME DE FUTEBOL MARACANAUENSE, DURANTE MAIS DE UMA DÉCADA E MEIA, TIVESSE CONTEMPLADO POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DOS ADOLESCENTES TINHA EVITADO QUE MUITOS, ATUALMENTE, ENGROSSAREM AS FILEIRAS DO MUNDO DO CRIME?

Segundo o site Politize, na abordagem do tema Segurança Pública no Município, o governo municipal pode desenvolver ações de prevenção à violência, por meio da instalação dos equipamentos públicos, como iluminação e câmeras. Além disso, também pode criar guardas municipais para a proteção de bens, serviços e instalações. Uma boa manutenção da cidade contribui para a inibição da criminalidade. Quando a administração municipal investe em iluminação e em uma boa pavimentação das ruas, por exemplo, tem-se uma diminuição na ocorrência de assaltos. É preciso lembrar que a segurança pública faz parte da organização administrativa. Por isso, a gestão em cada esfera política é responsabilidade dos chefes do executivo, ou seja, do Presidente, dos governadores e dos prefeitos.

DESDE 2005, O QUE GASTARAM COM ARTISTAS E JOGADORES DE FUTEBOL DE FORA PODERIA TER SIDO FEITO TUDO QUE É OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA, COMO CITADO ACIMA, MAS UM GESTOR MILIONÁRIO SEM HUMANIZAÇÃO ATRASOU ESTAGNOU A VIDA DA JUVENTUDE? Pois é! Por isso Maracanaú descamba no ranking do PIB entre os municípios cearenses.  Parece que só vai mudar quando aumentar mais o número de maracanauenses que desaprovam esta gestão. Que até 2020 a estatística mostra que já tem cerca de 50 mil cidadãos de Maracanaú que não vêem a hora de um novo grupo com um "Novo Olhar" assuma Maracanaú. Percebe-se que mais milhares e milhares de maracanauenses indignados com o modo de gestão em 2021 deve ter aproximado em 60 mil munícipes que fortalecem a luta para tirar a Prefeitura das mãos de quem já demonstrou que é incapaz, incompetente e antietico. Que, cada vez mais, só sabe demonstrar como afunda uma cidade e se mantém duas décadas no poder, fazendo "o diabo"  para ganhar as eleições. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários