O que fazer se tiver sintomas de gripe, Covid ou outras síndromes gripais?

Correr para a emergência de UPAs, postos de saúde ou hospitais ao primeiro sinal de doença não é a primeira recomendação




OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS

Veja como proteger os animais durante a queima de fogos no Réveillon

Oportunidade! Quer o passo a passo para solicitar empréstimo de até R$ 1 mil no Caixa Tem?

Como o peru se tornou o principal símbolo da ceia de Natal no mundo?

Maracanaú: veja os horários das missas de Natal e Ano Novo 

Oportunidade! Aberta seleção para Nível Médio ser Assistente de Educação Infantil em Fortaleza 

Maracanaú: taxistas vão poder realizarem corridas para Fortaleza dentre outras cidades 

Oportunidade! Shopping Benfica oferece vacinação gratuita para a gripe 

O que esperar da reinvenção do mercado de trabalho no Ano Novo?

Próximo a Maracanaú: motorista foge sem pagar gasolina, é perseguido e preso após dirigir perigosamente 

Especialista dá dicas de como dormir melhor no calo

Maracanaú: saiba quem terá que tomar a quarta dose da vacina contra Covid-19

Maracanaú está no ranking dos municípios cearenses onde a gasolina é mais cara


A preocupação dos cearenses ao tossir, espirrar, sentir dor de cabeça ou ter qualquer outro sintoma de gripe (ou Covid?) tem gerado lotação nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Fortaleza – mas buscar atendimento médico logo nos primeiros sintomas não é o recomendado.


Ricristhi Gonçalves, secretária executiva de Vigilância e Regulação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), afirma que “a maior parte dos casos pode ser tratada em casa”, e que ir a uma emergência aos primeiros sinais de uma síndrome gripal pode ser uma exposição desnecessária.


A primeira coisa que a população deve fazer ao ter sintomas gripais é buscar fazer o teste de Covid nos centros de testagem. Se descartar Covid, é possível que seja influenza A H3N2.

Ricristhi Gonçalves

Secretária executiva de Vigilância da Sesa.


A gestora alerta que “como as UPAs estão mais cheias”, é importante que os pacientes busquem os postos de saúde ou os centros da própria Sesa que têm realizado teste RT-PCR gratuito para diagnóstico do coronavírus.


ONDE FAZER TESTE DE COVID EM FORTALEZA


Centro de Testagem para Viajantes no Aeroporto de Fortaleza;

Centro de Testagem para Viajantes na Rodoviária de Fortaleza;

Praça do Ferreira (antigo Excelsior Hotel), sem necessidade de agendamento;

Drive-thru no Hospital Geral (HGF) e no RioMar Kennedy, com agendamento;

116 postos de saúde da cidade.


Caso teste positivo, o paciente deve seguir o protocolo já conhecido: cumprir quarentena, em isolamento total, e monitorar os sintomas. Apenas se as manifestações da doença se agravarem é que se deve procurar a emergência hospitalar.


E SE NÃO FOR COVID?


“Se você descartou Covid, é possível que a sua gripe seja causada pela influenza A H3N2. O que fazer? Não ir de imediato para emergência”, sentencia Ricristhi, explicando que os dois primeiros dias de sintomas da influenza são, de fato, “intensos”.


Nos 2 primeiros dias de influenza, os sintomas são muito intensos, com febre mais alta, dor no corpo, tosse e coriza. Mas a maioria dos casos são leves a moderados, os sintomas melhoram em 7 dias, e podem ser tratados em casa.

 

A exceção, por outro lado, são os grupos de risco: crianças, idosos, gestantes não vacinadas contra influenza e pessoas com comorbidade estão mais suscetíveis a casos graves, e devem, sim, procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas.


“Para essas pessoas, existe o antiviral que deve ser usado logo no início, na suspeita. Esses grupos não devem ser tratados em casa”, sentencia Ricristhi.


DOSE DE REFORÇO CONTRA COVID


Diante da epidemia de influenza em meio à pandemia de Covid, um dos principais recursos para frear o avanço das síndromes é a vacinação, principalmente com a dose de reforço – ou “terceira dose” – contra o coronavírus.


“Por mais que as pessoas adoeçam, porque há muitas mutações na variante Ômicron e pode haver escape vacinal, temos um ganho importante com a imunização. Os casos não estão agravando”, comemora Ricristhi.


A orientação da gestora para quem teve influenza ou alguma outra síndrome gripal é que, ao melhorar dos sintomas, aguarde o intervalo de uma semana para buscar a dose da vacina. “Temos vacinal disponível, é indispensável que as pessoas busquem”, finaliza.

Com informações do Diário do Nordeste.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_27_12_2021

PREFEITURA DE MARACANAÚ "SEM ESPÍRITO NATALINO" AVANÇA NA PRECARIZAÇÃO DO FUNCIONALISMO PÚBLICO COM OS CONCURSADOS PROFISSIONAIS DE CARREIRA TENDO PARTE DA SUA REMUNERAÇÃO USURPADA; COMO SE JÁ NÃO BASTASSE NÃO TER O SEU DIREITO DE REAJUSTE ANUAL, QUE AS OUTRAS CIDADES ANUNCIARAM CERCA DE 11%, RECENTEMENTE, E ACABANDO COM GRANDE PARTE DOS  DIREITOS DOS RECÉM CONTRATADOS TEMPORARIAMENTE DO QUALIFICA

O espírito natalino é o espírito de doação e perdão. Permita-se ser tomado pelo espírito natalino e seja preenchido com muita luz, paz, alegria, amor e esperança. Quem está unido com Cristo, tem o espírito de Natal dentro de si durante todos os dias do ano. ENTRETANTO, A GESTÃO MUNICIPAL DE MARACANAÚ COM O SEU "PÃO E CIRCO" SE EQUIVOCA PENSANDO QUE BASTA UM PAPAI DE NOEL DE HELICÓPTERO, UNS TRENZINHOS NAS RUAS, "EVENTINHOS" AQUI E ACOLÁ NA CIDADE, NO MÊS DE DEZEMBRO E PRONTO? A população necessita de um Novo Olhar, atitude humanizada e um verdadeiro espírito natalino estendido o ano todo. DESUMANIDADE SE APOSSAR DA SOBRA DO FUNDEB DOS PROFESSORES, isso parece provar que o grupo político que quer se perpetuar na gestão municipal de Maracanaú, negacionista do princípio de alternância em um poder democrático, cada vez mais "não tem vergonha na cara".  Na cidade Polo Industrial que caiu para quarto colocado no PIB dos municípios cearenses, o espírito natalino circula na contra mão? Com um espírito sem doação, sem perdoar, seja o que for, não permite ser tomado pelo espírito natalino, não sendo preenchido com muita luz, paz, alegria, amor e esperança? Que parece não estar unido com Cristo, que não tem o espírito de Natal dentro de si, nem no mês de dezembro, quando deveria ser durante todos os dias do ano? Contudo, as dezenas de milhares de cidadãos ativos que já percebem há muito tempo o quão o injusto socialmente grupo Robertista é, cada vez mais está avançando na sua luta com resiliência, persistência, determinação, criando as condições para a gestão municipal devida. Na atual fase é fiscalizar, cobrar, denunciar, conscientizá-se, que a grande virada vai acontecer. Que a gestão municipal de Maracanaú se não quiser, cada vez mais, ficar abaixo da crítica, que "se  manque" ao contrário os dias do grupo Robertista vão estar cada vez mais contados. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários