Pesquisa mostra que as famílias passaram a respeitar mais professores na pandemia

“Ao acompanhar mais de perto a educação dos seus filhos por meio da educação remota, os pais entenderam o quanto é importante olhar para dentro da escola e ser mais atuante. Na pesquisa, entendemos que o professor foi fundamental nesta aproximação”, destacou a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann que encomendou a pesquisa



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Uma pesquisa feita com mais de 1,3 mil pais de alunos mostra que as famílias dos estudantes passaram a respeitar mais os professores na pandemia de covid-19. De acordo com o levantamento, 89% dos entrevistados reconheceram que os docentes têm um trabalho mais desafiador do que acreditavam antes do início da pandemia. A mesma fatia, 89%, também disse acreditar que, para dar aulas, é preciso mais preparo do que imaginavam antes da pandemia.

A pesquisa Educação Não Presencial na Perspectiva dos Estudantes e Suas Famílias foi realizada pelo Datafolha, encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), entre os dias 13 de agosto e 16 de setembro de 2021, pelo telefone, com 1.301 responsáveis que responderam por um total de 1.846 crianças e adolescentes com idades entre 6 e 18 anos da rede pública, em todas as regiões do país.


De acordo com a pesquisa, os esforços dos professores da rede pública do Brasil em promover uma educação de qualidade durante as aulas remotas melhoraram a percepção das famílias dos estudantes quanto à profissão docente.


“Ao acompanhar mais de perto a educação dos seus filhos por meio da educação remota, os pais entenderam o quanto é importante olhar para dentro da escola e ser mais atuante. Na pesquisa, entendemos que o professor foi fundamental nesta aproximação”, destacou a superintendente do Itaú Social, Angela Dannemann.


Segundo o levantamento, 67% dos responsáveis afirmaram sentir que os professores são mais respeitados pelos alunos do que antes da pandemia; e 73%, que o principal apoio no retorno às aulas presenciais vem do contato com os docentes, que estão disponíveis para sanar as dúvidas.


“O professor tem papel essencial no desenvolvimento dos estudantes, mas a pandemia reforçou ainda mais a sua importância para um bom relacionamento entre família e escola. Os professores passaram a ser mais valorizados pela comunidade escolar, pais e responsáveis e estão sendo fundamentais também para a boa retomada das aulas presenciais”, ressaltou o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne.


A pesquisa mostra ainda que, para 35% das famílias, ter professores disponíveis para sanar as dúvidas é a iniciativa mais importante entre as oferecidas pela escola, ficando à frente de ações como reuniões com a equipe escolar (19%), orientações gerais da escola sobre como apoiar os estudantes na volta das atividades presenciais (12%), informações sobre o aprendizado ou dificuldades dos estudantes (9%), orientações sobre os conteúdos que serão repassados ou revistos (8%), ou grupos de pais ou responsáveis para trocar ideias e experiências (5%).

(*) Com informações da Agência Brasil


#Artigo_Semanal_em_11_10_2021

MAIS UM DIA DAS CRIANÇAS SEM CRECHES E ESCOLAS PADRÃO MEC, SEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL, CIDADÃO E PROFISSIONAL DO FUTURO MARACANAUENSE,  DIGNO DA SEGUNDA CIDADE QUE MAIS ARRECADA NO ESTADO? COMO DAR PARA SER A VIDA DAS NOSSAS CRIANÇAS?

Uma geração, nas últimas duas décadas, durante a infância não conseguiu usufruir do que tem direito na segunda cidade que mais arrecada no Ceará. Em Maracanaú, são décadas perdidas que custaram R $ Centenas de Milhões, arrancados da vida de dezenas de milhares de crianças maracanauenses, que culminaram com o avanço da violência. Maracanaú chegando a ser a cidade brasileira mais violenta. Que continua, há muito tempo, no Ranking das mais violentas. Mesmo assim, o grupo que administra Maracanaú, desde a década retrasada  continua gastando indevidamente os recursos que dá para bancar políticas públicas permanentes na formação dos "cidadãozinhos" do município. MARACANAÚ ERA PARA IGUAL OU ATÉ MAIS QUE SOBRAL SER DESTAQUE NACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS? Era sim! Porque infinitamente tem mais recursos. E investir os recursos públicos deveria atrair mais desenvolvimento para a cidade. Maracanaú perdeu a oportunidade de ser a cidade mais inteligente do Estado, UMA SMART CITY, que com uma grande especialização da mão de obra, os jovens maracanauenses estariam ocupando as milhares de vagas de empregos nas empresas de tecnologia, que não está encontrando profissionais capacitados para ocuparem todas as vagas. PODERIA SER DESTAQUE NAS OUTRAS PROFISSÕES, NA CULTURA, NO ESPORTE E NA VIDA CIDADÃ E PESSOAL, EM VEZ DE TER ENTRADO NO MUNDO DO CRIME? Isso mesmo! Com os recursos que foram para as mãos de quem faz de conta que administra creches em Maracanaú, que na verdade serviram mais foi para locupletar mini grupos políticos da cidade, que chegam quase a via de fatos  para terem creches nas suas mãos, de forma desumana tiraram um futuro brilhante da maioria da população infantil maracanauense. Esta chega despreparada na escola e logo parte para a evasão e/ou a incapacidade de ter uma formação escolar: cidadã e pessoal devida. COM A CONSCIENTIZAÇÃO DE TUDO ISSO, OS MAIS DE 50 MIL MARACANAUENSES QUE JÁ NÃO APROVAM A GESTÃO, DO ATUAL GRUPO, NA PREFEITURA DEVEM COBRAR MAIS AINDA PARA HAVER MUDANÇAS, EVITANDO QUE MAIS CRIANÇAS SEJAM INJUSTIÇADAS? Exatamente!

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


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