Ceará: veja onde a máscara é opcional, obrigatória ou recomendada a partir desta 2ª (21)

O anúncio pelo Estado foi na sexta-feira (18), e as medidas começam a valer na segunda-feira (21)


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Funceme emite alerta para chuvas intensas a partir da tarde deste domingo; a previsão é de chuva na 2ª e 3ª feiras

Maracanaú deve receber vale-gás nesta semana que está começando 

Maracanaú: empresa de telecomunicações abre vagas para consultores

Próximo a Maracanaú, VetMóvel chega e atende cães e gatos com tutores em 5 dias por semana  

Maracanaú teve operação da PF que investiga corrupção em licitações na compra de livros escolares 

Maracanaú é 2º colocado no Top 10 de cidades que mais perderam empregos em janeiro/2022

No limite de Maracanaú, moradores interditam rodovia em protesto 

Saiba como a prática esportiva traz benefícios para a aprendizagem

Olha Só! Aplicativos de smartphone são aliados na redução do estresse cotidiano; conheça algumas opções

Oportunidades! Caixa anuncia pacote de produtos e serviços para as mulheres durante todo o mês de março

Mulheres lideram mais de 10 milhões de empreendimentos no Brasil

Ainda não sabe? Recentemente foi inaugurado a primeira clínica veterinária com preços populares em Fortaleza

Maracanaú: Justiça determina audiência de conciliação entre professores e prefeitura

Oportunidade! Com unidade em Maracanaú, Centro Universitário oferta serviços gratuitos de saúde

Maranguape consegue verba de R $ 5 milhões para a construção da cidade Chico Anysio

Maracanaú: vice-presidente nacional do PT tratorou a direção do PT de Maracanaú e irá filiar Deputado ao partido, diz Portal 

Decreto divulgado neste sábado (19) pelo Governo do Ceará detalha em que situações e locais a máscara continua obrigatória, passa a ser opcional ou recomenda. O documento detalha o anúncio feito pelo governador Camilo Santana na sexta-feira (18), e as medidas passam a valer na segunda-feira (21).


Locais onde a máscara não é obrigatória


Conforme o Diário Oficial do Ceará, "deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em ambiente ao ar livre, público ou privado, como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras, estádios de futebol e demais espaços que não sejam cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas".


Usa da máscara segue obrigatório


As pessoas devem manter a máscara de proteção individual "em ambientes fechados, como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais ambientes que não se enquadrem como abertos ao ar livre".


Uso de máscara recomendado


O Governo do Ceará destaca que "fica recomendado o uso de máscaras, em ambientes abertos, por idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais".


Restrições ainda em vigor


Mesmo com a flexibilização do uso de máscara, aumento da cobertura vacinal contra Covid e a redução de mortes pela doença, algumas restrições são mantidas. 


Equipamentos de lazer podem ser utilizados desde que:


*não tenha aglomerações;


*haja definição de regras internas para o uso seguro dos espaços;


*haja comunicação prévia às autoridades municipal e estadual da saúde da capacidade máxima de suas piscinas e áreas adjacentes em 30%; 


*haja separação, para fins de controle, das áreas de piscina das áreas de restaurante, evitando ocupação concomitante dos dois espaços.


Decisão divide especialistas


A decisão pela desobrigação já vinha sendo discutida desde a semana passada no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O próprio governador disse que o assunto seria debatido nesta sexta, seguindo a tendência de vários estados brasileiros. No início da semana, o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, afirmou que a passaria por um estudo do conselho técnico e científico.


Sobre os locais fechados, Camilo reforçou que continua a obrigatoriedade do uso das máscaras. Novas avaliações serão realizadas nas próximas semanas para discutir a flexibilização do item também nos espaços fechados.


A flexibilização divide especialistas consultados pelo g1. Enquanto o epidemiologista Luciano Pamplona avalia que o atual cenário epidemiológico pode permitir a flexibilização, se feita de maneira adequada e com conscientização das autoridades, a epidemiologista Caroline Florêncio dúvida se a resolução vai impactar tanto no cenário, já que o uso nunca foi devidamente respeitado.

Com informações do G1 CE.


#Artigo_Semanal_em_14_03_2022

POR QUE NÃO EVITAM MARACANAÚ SER A SEGUNDA CIDADE QUE MAIS PERDE EMPREGOS E NÃO INTEGRA O TOP 10 DAS CIDADES QUE MAIS CONTRATARAM NO CEARÁ?

Uma cidade sem uma gestão eficiente e eficaz, mesmo o município tendo arrecadação  que possa servir a população, como deveria, acaba que isso não acontece. Percebemos que em Maracanaú o desemprego é maior por que o modelo de gestão pública municipal deixa a desejar, por conta da falta de empatia do grupo político que administra a cidade, há 17 anos. Que por nunca ter sido aliado ao Estado, Maracanaú deixou de se desenvolver como deveria. Praticamente parou no tempo, embora seja um Polo Industrial, o desemprego só cresce e cada vez mais a cidade se distancia das que mais contratam. A cidade  próspera das primeiras décadas de emancipação foi desmantelada por um gestor milionário, desumano que nem em Maracanaú mora, que ainda hoje, parece só usar a cidade como seu capital político. Por isso que se sujeita a ter um vice que ele não confia, só porque se não tivesse aceitado-o, subentende que seu grupo político tinha sido colocado pra fora, no ano trasado. ENTÃO O CHEFE DO GRUPO POLÍTICO QUE ESTÁ NA GESTÃO DE MARACANAÚ HÁ 17 ANOS É QUE ATRASA A GERAÇÃO DE EMPREGOS DO POLO INDUSTRIAL? Parece que sim! Por isso, já no ano trasado foi constatado que mais de 50 mil eleitores não querem de forma nenhuma a continuidade do grupo Robertista, deduz-se que aumentou mais ainda o índice de insatisfação da população, por se sentirem enganados pela gestão que está a quase 15 meses de um novo mandato. A maioria da população vive uma espécie de pesadelo porque o desenrolar do atual mandato está longe de ser o que Maracanaú deveria ser, levando em conta a arrecadação que tem. TAMBÉM FALTA INTERESSE E CAPACIDADE NA GESTÃO DA PREFEITURA PARA REALIZAR SELEÇÃO PÚBLICA PERIODICAMENTE PARA TER GENTE CAPACITADA  DESENVOLVENDO SOCIALMENTE E ECONOMICAMENTE, DISPONIBILIZANDO EMPREGOS PARA TODOS, A CIDADE QUE PODERIA ESTAR VIVENDO OUTRO PATAMAR, ATRAINDO MUITOS INVESTIDORES E RECURSOS PÚBLICOS PARA A CIDADE? Isso mesmo! Nas primeiras décadas deste século, Maracanaú perdeu a oportunidade de ser referência nacional igualmente o Estado do Ceará. Percebe-se que poderá ter uma retomada só quando a cidade se livrar do grupo que estar no poder. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários