Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais
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Os cursos de ensino a distância (EAD) no Brasil receberam mais matrículas do que os presenciais, tanto na rede pública quanto na privada, em 2020. Os dados fazem parte do Censo da Educação Superior 2020, divulgado nesta sexta-feira (18) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e pelo Ministério da Educação (MEC).
Esta é a primeira vez que o país registra maior ingresso de alunos nos cursos a distância em relação à modalidade presencial. Segundo o Inep, esse fenômeno havia sido constatado em 2019, apenas na rede privada. Dos mais de 3,7 milhões de ingressantes de 2020 (instituições públicas e privadas), mais de 2 milhões (53,4%) optaram por cursos a distância e 1,7 milhão (46,6%), pelos presenciais.
Nos últimos 10 anos, o número de matrículas em cursos presenciais diminuiu 13,9%, enquanto nos cursos EAD aumentou 428,2%. Em 2010, a participação percentual dos novos alunos em cursos superiores online era de 17,4%; atualmente, alcança 53,4% dos estudantes.
Para o diretor presidente da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Celso Niskier, o resultado mostra a força da educação a distância, o investimento do setor em tecnologia e a melhor aceitação da sociedade a essa modalidade. “Com isso, nós ganhamos mais flexibilidade e mais alcance para educação superior”, disse.
Cenário
Em 2020, mais de 8,6 milhões de matrículas foram registradas pelo Censo da Educação Superior, das quais 1,2 milhão são de concluintes. Além disso, 3,7 milhões de estudantes ingressaram em um curso de graduação naquele ano. O levantamento constatou, ainda, que 323.376 professores atuaram no nível educacional em 2020.
A pesquisa apontou que existem 2.457 instituições de educação superior no Brasil, na data de referência do censo. Dessas, 2.153 (87,6%) são privadas e 304 (12,4%), públicas. As instituições privadas registraram 3,2 milhões de ingressantes, o que corresponde a 86% do total. No período entre 2010 e 2020, a rede privada cresceu 89,8% – índice bem superior aos 10,7% da rede pública.
A oferta de vagas no EAD em 2020 também foi superior, representando um aumento de 30% (13,5 milhões) em relação à 2019, enquanto os cursos presenciais em todo ensino superior avançaram 1,3%. Ao todo foram oferecidas 19,6 milhões de vagas, 18,7 milhões (95,6%) nas instituições privadas.
Com informações do GCMAIS.
#Artigo_Semanal_em_14_02_2022
CADÊ A TRANSPARÊNCIA NA PREFEITURA PARA ARGUMENTAR QUE NA CIDADE POLO INDUSTRIAL DA RMF NÃO PODE CUMPRIR O AUMENTO SALARIAL DE 33% AOS PROFESSORES DE MARACANAÚ? TRANSPARÊNCIA TAMBÉM QUE MOSTRE PORQUE A MAIORIA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E OS ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS TÊM QUE TOLERAR EM ESCOLAS PRECÁRIAS
Que fazem Maracanaú não integrar a lista das Escolas Públicas cearenses que se destacam no Ranking Nacional? Que abra a caixa preta para tornar público com que foi gasto as R $ Dezenas de Milhões destinados a área da Educação Municipal maracanauense, nos últimos 17 anos. Um modelo de gestão que não é digno para administrar uma cidade, acaba não valorizando os servidores públicos e a qualidade dos serviços públicos. A crise instalada no momento do cotidiano da educação pública municipal maracanauense parece ser inevitável na gestão do grupo Robertista. Que o seu comandante com um olhar que não veio do meio do povo, não está nem aí para a empatia, a não sentir o que os servidores públicos necessitam e desejam. Pois o aumento de 33%, para 2022, determinado pelo Governo Federal, no fundo no fundo, é uma reposição de perdas salariais que os professores tiveram ao longo de mais de uma década. Que do início do milênio pra cá só aumentou foi a maior dedicação dos Professores para poder ser uma espécie de padrinho (a) diante de uma imensidão de alunos e alunas serem colocados nas escolas sem terem o acompanhamento devido dos pais e responsáveis, que muitos atribuem aos professores funções que deveriam existir nos lares. POR ISSO QUANDO OS PROFESSORES FAZEM PARALISAÇÕES, BOA PARTE DA POPULAÇÃO ESTAR COM ELES E SENTEM TAMBÉM NA PELE O "OLHAR DESUMANO" DE UM GESTOR MILIONÁRIO QUE NEM MORA EM MARACANAÚ? PARECE PRA FICAR MAIS FÁCIL PARA OS ATOS ANTIPOPULARES? Pois é! Não poderá ser diferente porque os professores estão diretamente no dia a dia da população e se esses são "sacaneados" as famílias também são. Nas últimas semanas os pais andam criticando muito a Prefeitura por depois de dois anos de Pandemia sem a Prefeitura ter gasto muito com as aulas remotas, não pegar os recursos que não foram gastos e ter dado o aumento de 33% aos professores. Por isso, as famílias apoiam os professores até que a desumanidade contra esses profissionais seja desfeita. O que deve acontecer. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
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