Feriado da Padroeira do Brasil: conheça a história de Nossa Senhora Aparecida

A história da imagem negra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma das mais curiosas envolvendo a devoção à mãe de Jesus; Em 1717, três pescadores da Vila de Guaratinguetá-SP desceram o rio Paraíba com uma missão oficial: pescar o máximo possível de peixe para um banquete que seria oferecido ao governador da Província de São Paulo, que passaria pela cidade



OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS 

Oportunidades! Beach Park abre vagas de emprego temporário em 13 cargos para a alta estação

Ceará x Grêmio: após 27 anos voltam a duelar em uma final de uma competição nacional; alvinegro mais perto do bicampeonato

Novidade! Dia das crianças: parques de Fortaleza estarão abertos neste domingo (10) e terça-feira (12)

Maranguape: aposentado colhe macaxeira gigante com 35 kg 

Ainda não sabe o que abre e o que fecha no feriado da próxima 3ª Feira (12)?

Maracanaú: Enel realiza mutirão de parcelamento de contas de luz neste sábado  (9) e dia 16

Maracanaú: Metrô vai funcionar em horários especiais, próxima terça, no feriado de 12 de outubro

Abertas vagas de trabalho temporário para registrador e cadastrador, com nível médio, para atuação na vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza 

Em Avenida que dá acesso a Maracanaú, dezenas de carros pegam fogo em estacionamento 

Veja dicas para cuidados diários que ajudam a evitar o envelhecimento precoce da pele

Maracanaú: Operação Clavus prende suspeito de fraudar licitações e contratos com prefeituras 

Oportunidades! Com  unidade em Maracanaú, Centro Universitário abre vagas para cursos gratuitos 

Certificado não está sendo emitido para quem tomou doses distintas de vacinas contra a Covid-19

Adquiridos em Maracanaú, PRF apreende 32 mil cigarros de origem paraguaia em cidade vizinha 

Oportunidade! UECE abre inscrições para Vestibular 2022, a partir desta segunda  (4)


Feriado em todo País, o dia 12 de outubro celebra dia de Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil desde 1930. A história da imagem negra de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é uma das mais curiosas envolvendo a devoção à mãe de Jesus. Em 1717, três pescadores da Vila de Guaratinguetá-SP desceram o rio Paraíba com uma missão oficial: pescar o máximo possível de peixe para um banquete que seria oferecido ao governador da Província de São Paulo, que passaria pela cidade.


Apesar dos esforços dos pescadores, eles não estavam conseguindo pescar nada. E, como não podiam voltar sem os peixes, eles começaram a ficar preocupados. O barco já estava na altura do Porto Iguaçu, quando o pescador João Alves lançou a rede mais uma vez. Quando puxou, veio uma estatueta de madeira escura, sem a cabeça. João Alves jogou a rede de novo. Dessa vez, veio a cabeça da imagem, que os três identificaram como sendo de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. A partir desse momento, toda rede lançada vinha abarrotada de peixes.


A história se espalhou. A imagem aparecida no rio ficou na casa de um dos pescadores, Felipe Pedroso, onde as pessoas passaram a se reunir para rezar. A notícia de que graças estavam sendo alcançadas trouxe mais fiéis. O povo a chamava de Nossa Senhora Aparecida.


A imagem de Nossa Senhora


Em 1745, a imagem foi levada para uma capela construída especialmente para ela. Enquanto isso as histórias de milagres aumentavam. A mais famosa era a do escravo fugitivo que, recapturado pelo capitão do mato, estava sendo levado de volta para o cativeiro. No caminho, o escravo pediu para rezar em frente à capela de Nossa Senhora Aparecida. Quando se ajoelhou na calçada, as correntes que prendiam seus pulsos se partiram e caíram no chão. Impressionado, o capitão do mato devolveu a liberdade ao escravo.


Em 1834, foi iniciada uma igreja maior, hoje chamada de “Basílica Velha”, mas foi só no dia 8 de setembro de 1904 que a imagem foi coroada solenemente pelo arcebispo de São Paulo, D. José Camargo Barros. Em 1929, Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial pelo Papa Pio XI. A partir de 1930, a data entrou para o calendário oficial como feriado em todo País, sendo considerada uma das datas mais importantes do calendário católico.

Com informações do GCMAIS.


#Artigo_Semanal_em_11_10_2021

MAIS UM DIA DAS CRIANÇAS SEM CRECHES E ESCOLAS PADRÃO MEC, SEM POLÍTICAS PÚBLICAS PARA O DESENVOLVIMENTO PESSOAL, CIDADÃO E PROFISSIONAL DO FUTURO MARACANAUENSE,  DIGNO DA SEGUNDA CIDADE QUE MAIS ARRECADA NO ESTADO? COMO DAR PARA SER A VIDA DAS NOSSAS CRIANÇAS?

Uma geração, nas últimas duas décadas, durante a infância não conseguiu usufruir do que tem direito na segunda cidade que mais arrecada no Ceará. Em Maracanaú, são décadas perdidas que custaram R $ Centenas de Milhões, arrancados da vida de dezenas de milhares de crianças maracanauenses, que culminaram com o avanço da violência. Maracanaú chegando a ser a cidade brasileira mais violenta. Que continua, há muito tempo, no Ranking das mais violentas. Mesmo assim, o grupo que administra Maracanaú, desde a década retrasada  continua gastando indevidamente os recursos que dá para bancar políticas públicas permanentes na formação dos "cidadãozinhos" do município. MARACANAÚ ERA PARA IGUAL OU ATÉ MAIS QUE SOBRAL SER DESTAQUE NACIONAL NO DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS? Era sim! Porque infinitamente tem mais recursos. E investir os recursos públicos deveria atrair mais desenvolvimento para a cidade. Maracanaú perdeu a oportunidade de ser a cidade mais inteligente do Estado, UMA SMART CITY, que com uma grande especialização da mão de obra, os jovens maracanauenses estariam ocupando as milhares de vagas de empregos nas empresas de tecnologia, que não está encontrando profissionais capacitados para ocuparem todas as vagas. PODERIA SER DESTAQUE NAS OUTRAS PROFISSÕES, NA CULTURA, NO ESPORTE E NA VIDA CIDADÃ E PESSOAL, EM VEZ DE TER ENTRADO NO MUNDO DO CRIME? Isso mesmo! Com os recursos que foram para as mãos de quem faz de conta que administra creches em Maracanaú, que na verdade serviram mais foi para locupletar mini grupos políticos da cidade, que chegam quase a via de fatos  para terem creches nas suas mãos, de forma desumana tiraram um futuro brilhante da maioria da população infantil maracanauense. Esta chega despreparada na escola e logo parte para a evasão e/ou a incapacidade de ter uma formação escolar: cidadã e pessoal devida. COM A CONSCIENTIZAÇÃO DE TUDO ISSO, OS MAIS DE 50 MIL MARACANAUENSES QUE JÁ NÃO APROVAM A GESTÃO, DO ATUAL GRUPO, NA PREFEITURA DEVEM COBRAR MAIS AINDA PARA HAVER MUDANÇAS, EVITANDO QUE MAIS CRIANÇAS SEJAM INJUSTIÇADAS? Exatamente!

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários