Maranguape: MP recomenda cumprimento do plano de imunização e garantia da segunda dose contra Covid-19

Município deve adotar providências para garantir isso. Secretaria Municipal de Saúde deverá realizar um rigoroso controle da aplicação das doses de reforço das vacinas.



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Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) já expediu recomendações para que 29 municípios notificados cumpram o Plano Nacional de Imunização (PNI), promovendo a inclusão de seus resultados no sistema unificado da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa) Saúde Digital. Cada município deve adotar providências para garantir a segunda dose da vacina contra a Covid-19.  


Até a última sexta-feira (30/04), 24 municípios cearenses haviam recebido as recomendações: Amontada, Banabuiú, Barbalha, Baturité, Caucaia, Choró, Croatá, Fortaleza, Frecherinha, Graça, Guaraciaba do Norte, Iguatu, Independência, Itaitinga, Itapipoca, Jati, Madalena, Maranguape, Mauriti, Palmácia, Penaforte, Porteiras, Quixadá e São Benedito. Até esta segunda-feira (03/05), outros cinco municípios entraram para a lista: Acopiara, Boa Viagem, Juazeiro do Norte, Massapê e Quixelô. 


Cada Secretaria Municipal de Saúde deverá realizar um rigoroso controle da aplicação das doses de reforço das vacinas. As Secretarias devem manter controle e supervisão local do estoque, adotando todas as providências para assegurar a aplicação da segunda dose, inclusive com medidas administrativas e judiciais necessárias para garantir a dose complementar. Além disso, devem ter alerta prévio sobre a data da segunda dose e busca ativa dos pacientes que eventualmente percam o prazo da vacina.  


Os municípios devem cumprir os critérios prioritários de vacinação previstos pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO Covid), pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e pelo Plano Estadual, com registro de todos os dados, inclusive de aplicação das vacinas da primeira e da segunda dose no Sistema Saúde Digital. As informações devem ser disponibilizadas em tempo real, em integração com os sistemas nacionais (SIPNI) e local (Fastmedic), dando acesso pleno de todos os dados para a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).  


O MPCE recomendou, ainda, a divulgação, de modo claro, à população, de todas as informações necessárias para a aplicação da segunda dose como datas limites, informação sobre eventual atraso, prazo limite para aplicação, como proceder em caso de atraso ou erro com aplicação de vacinas diferentes, dentre outras informações pertinentes.  


A eventual falta ou escassez de segunda dose deve ser comunicada previamente e imediatamente ao Ministério Público. Por fim, o Município deve publicar todas as informações pertinentes à segunda dose, inclusive número de pessoas e percentual de segunda dose aplicadas e também das que não foram aplicadas no prazo.  


No prazo de 24 horas, cada Secretaria de Saúde deve informar se foram armazenadas as vacinas necessárias para a segunda dose; o número dessas segundas doses no estoque de todas as vacinas; a quantidade de pessoas a serem vacinadas em segunda dose; a previsão de chegada de mais vacinas, especialmente da Coronavac; a lista completa de pessoas cujas doses se expiram nos próximos dias e se há vacinas para todas, com especificação das providências a serem adotadas em caso de expiração do intervalo de 28 dias recomendado entre a primeira e a segunda dose. 

Com informações do MP.


#ARTIGO_SEMANALl_EM_03_05_2021

FORAM AS MEDIDAS TARDIAS DA PREFEITURA QUE NÃO EVITARAM O GRANDE NÚMERO DE MAIS DE 300 MORTES E CERCA DE 8.000 INFECTADOS SÓ EM MARÇO E ABRIL DE 2021? PORQUE A PREFEITURA PRATICAMENTE SÓ FOI AGIR CERCA DE 45 DIAS APÓS DECRETAR CALAMIDADE PÚBLICA NO COMEÇO DE FEVEREIRO? ENQUANTO ISSO O PREFEITO DA SUA RESIDÊNCIA, FORA DA CIDADE, PASSOU POR SEMANAS E SEMANAS SEM TOMAR MEDIDAS NECESSÁRIAS, QUE PODERIA TER EVITADO A CARNIFICINA DE 61 DIAS,  DIZENDO QUE ESTAVA AVALIANDO, SE ISSO NÃO FOR NEGACIONISMO É O QUE? QUANDO A PREFEITURA VAI DIVULGAR UMA NOTA INFORMANDO O QUE FOI FEITO COM A VERBA DA MERENDA ESCOLAR EM 14 MESES DE PANDEMIA? JÁ QUE NA MAIORIA DOS MESES NÃO FORAM ENTREGUES OS KITS DE ALIMENTAÇÃO MENSAIS

Existem acontecimentos que servem para mostrarem quem certas pessoas realmente são. Porque por mais que estas pessoas escondam o que realmente são, para facilitar seus interesses, elas acabam se embriagando com sua incapacidade e hipocrisia, Desta forma não vão  conseguir fazer o que deveriam para ultrapassar um momento crítico. A passagem do tempo está aí para desmascarar estas pessoas, principalmente os políticos. Então por mais que políticos só se sustentam no poder porque tem um esquema quase que profissional, do toma lá dá cá, estes geralmente terminam um ciclo super rejeitados e decepcionando muita gente. ENTÃO A PANDEMIA EM MARACANAÚ ESTAR SERVINDO PARA MOSTRAR QUE O GRUPO QUE ESTÁ NO PODER NÃO É O QUE OS MARACANAUENSES DEVERIAM TER? Pois é! Por que na segunda cidade que mais arrecada num Estado com uma gestão que é destaque, até internacionalmente, mesmo assim Maracanaú não realizou o que tem condições daí não evitou centenas de mortes e milhares de infectados na pandemia do Covid-19.  Que pode, neste mês, chegar ao total de 700 óbitos e ultrapassar os 20.000 infectados nos últimos 15 meses. Mais agravante ainda porque, desde 2005, a prefeitura de Maracanaú é oposição ao Estado. O que só faz a qualidade de vida da população cair muito mais. Ao ponto de nesta pandemia morrerem e adoecem muito mais pessoas. Devido estarem cada vez mais vulneráveis, por conta da gestão do grupo Robertista que deixa muito a desejar. Deduzindo-se que seu chefe só usou Maracanaú como seu capital político. Estar próximo de sair da política sem ter conseguido chegar ao governo do Estado. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

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