O que muda no Ceará com o início do inverno a partir desta semana e até o dia 22 de setembro

Este episódio é chamado de 'solstício'. Mas, especificamente no Ceará, o que representa essa mudança de estação? A temperatura tende a cair? Os dias serão mais curtos? As precipitações - cuja estação chuvosa terminou em maio - podem continuar?


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Varizes: como identificar, causas e tratamento

Ainda não Sabe? Privacidade: WhatsApp agora permite esconder status e foto de contatos

Conheça os riscos da automedicação em caso de Dengue, Zika e Chikungunya

Novidade! Trabalhadores receberão lucro bilionário do FGTS a partir de agosto; entenda

Lotofácil: aposta simples de R $ 2,50 em Fortaleza acerta os 15 números e ganha mais de R$ 1,7 milhão

Maranguape: homem é preso suspeito de furtar cabras e ovelhas e fugir em carro 

Seis atividades físicas para quem não gosta de academia 

Oportunidade! MEIs têm até 30% de desconto na compra de carros 0 km; veja como 

Oportunidade! Supermercados vendem carne suína com até 50% de desconto em ação especial

Jovens cearenses procuram oportunidades no exterior

Conheça os tipo de violência contra a pessoa idosa e os canais de denúncia

IFCE Maracanaú: Sisu - MEC disponibiliza consulta às vagas ofertadas do 2º semestre

5 coisas que você não sabe sobre o saque-aniversário do FGTS

Oportunidade! Governo de Portugal facilita visto para estrangeiros em busca de trabalho

Alimentação balanceada e inclusão de hábitos simples no dia a dia podem ajudar na boa digestão

Maracanaú: gigante do setor pet amplia participação no Ceará e inaugura unidade na Cidade 

Preços dos aplicativos de transporte podem mudar após corrida encerrada? Entenda

Maracanaú: mera coincidência? Secretária de Saúde abandona o barco em um possível aumento de casos de Covid-19 igual o ex-secretário que se desligou no início da segunda onda em 2021

Maracanaú: homem desaparecido há 11 dias é resgatado por moradores e bombeiros na serra da Aratanha

Veja o que fecha e o que abre na quinta-feira de Corpus Christi 

Está com insônia? Saiba meia dezena de dicas para dormir melhor 

Novidade! Número de açudes sangrando no Ceará é o maior em 13 anos 

Pesquisa: 47% dos brasileiros perderam interesse pela seleção de futebol desde 2018

Oportunidades! Com unidade em Maracanaú, Rede de Supermercados abre 250 vagas de emprego em Fortaleza

Amor e tecnologia: aplicativos têm ajudado a formar casais

O dia 21 de junho marca o início do inverno no Brasil. É hoje a data com menos horas de luz do que qualquer outro dia do ano. Este episódio é chamado de 'solstício'. Mas, especificamente no Ceará, o que representa essa mudança de estação?


A temperatura tende a cair? Os dias serão mais curtos? As precipitações - cuja estação chuvosa terminou em maio - podem continuar?


O Diário do Nordeste entrevistou a gerente de meteorologia da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Meiry Sakamoto, para trazer luz a esses e outros questionamentos.


Aos amantes do frio, a especialista adianta que o Estado não deve sofrer com a queda brusca das temperaturas como geralmente ocorre com os estados do Sul.


No entanto, Meiry acrescenta que há, sim, uma sensível redução nos termômetros, especialmente nos períodos noturnos. "Do ponto de vista climatológico, os dados mostram que apesar de não haver muita variação nas temperaturas aqui no Ceará, em junho e julho, principalmente, as temperaturas tendem a cair um pouco", explica.


A temperatura máxima, aquela registrada em torno das 14h, cai um pouco mais de 0,5 graus em relação aos meses de verão (dezembro a fevereiro), passando a registrar em torno de 30,5 graus Celsius, em junho e julho, e aumenta para mais de 31 graus Celsius em agosto.

MEIRY SAKAMOTO

Meteorologista


Sakamoto explica que a estação do Inverno, iniciada no Hemisfério Sul e que segue até o dia 22 de setembro, caracteriza-se pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas.


"Nas regiões Sul e Sudeste essas características do Inverno são marcantes, especialmente, o frio. Na região Nordeste as temperaturas não variam tanto", detalha.


Em julho do ano passado, as temperaturas despencaram no Ceará, o que pode ocorrer nas próximas semanas.  A primeira semana de julho teve registro de 15º graus em Guaramiranga. A cidade serrana não foi a única a ter baixos índices.


Os municípios de Barbalha (16.7°C) e Caririaçu (17°C), ambos no Sul do Estado, também tiveram registros de baixas temperaturas naquela época do ano. Os dados foram aferidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e do Climatempo. 


VENTOS FORTES NO CEARÁ 


Já no Ceará, completa Meiry, junho e julho são mais conhecidos como os meses da pós-estação chuvosa, fechando o período de precipitações no Estado e antecedendo a época dos ventos mais fortes.


"Os ventos começam a aumentar de intensidade, especialmente, na faixa litorânea, até alcançar as máximas velocidades, em agosto".


Quanto à baixa umidade do ar, a meteorologista adverte que os índices ainda não devem causar preocupação, diferentemente do que tende a ocorrer no fim do ano.


"A redução na umidade relativa do ar, especialmente, no Interior do Ceará, tende a diminuir nos meses B-R-O- Bró (setembro, outubro, novembro e dezembro), quando aumenta a incidência de radiação solar no Estado", finaliza.


Curiosidades sobre o Inverno:


Essa estação marca o período menos chuvoso em parte do Norte e Nordeste e no Sudeste e Centro-Oeste;

As maiores quantidades de chuva se concentram no noroeste da região Norte e parte do Sul;

No Ceará, as chuvas acontecem entre o verão e outono (janeiro-junho), embora popularmente o Sertanejo refere-se a este período como 'inverno';

Neva nas áreas serranas e de planaltos do Sul e há formação de geada no Sul, Sudeste e Mato Grosso do Sul.

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigo_Semanal_em_20_06_2022

O GRANDE AUMENTO NA FALTA DE MEDICAMENTOS E ATENDIMENTO MÉDICO NAS UNIDADES DE SAÚDE MARACANAUENSES É PORQUE AUMENTOU O NÚMERO DA PROCURA, APÓS MUITAS PESSOAS NÃO TEREM MAIS PLANOS DE SAÚDE? TAMBÉM PORQUE COM A DIGITALIZAÇÃO DA SAÚDE NÃO PODEM MAIS DEIXAR PARTE DA POPULAÇÃO TOTALMENTE SEM ATENDIMENTO, COM A "FURA FILA" DOS POLÍTICOS? ENTÃO AGORA A GRANDE DEMORA DE UMA CONSULTA PRA OUTRA AUMENTOU MUITOS MESES PORQUE, OS POUCOS MÉDICOS, AGORA TÊM QUE ATENDEREM MUITO MAIS UNIDADES DE SAÚDE? TUDO ISSO, PODE TER FEITO A SECRETÁRIA DE SAÚDE ABANDONAR O BARCO SEMANA PASSADA? Os desafios na vida não param de exigir da sociedade a capacidade de encarar o que for necessário para conseguir atender as necessidades e desejos. No dia a dia da população de Maracanaú, esta, espera-se com o desafio de sobreviver numa gestão pública municipal que não está gerindo da forma devida a saúde municipal após, possivelmente, ter aumentado a procura nas Unidades de Saúde, devido muitas famílias não terem mais planos de saúde, levando em conta as pesquisas e a apuração da imprensa. Ocasionado por uma redução drástica na renda das famílias e no poder de compra dos assalariados e aposentados, além dos aumentos elevados nos planos de saúde. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE MARACANAÚ, UMA CIDADE POLO INDUSTRIAL, COM A ARRECADAÇÃO QUE TEM DÁ PARA TER UMA SAÚDE PÚBLICA DIFERENTE? Dar sim! Se a atual gestão municipal aplicasse melhor os recursos públicos, daria para ter mais medicamentos e maior atendimento médico. Se remanejar recursos para a Secretaria de Saúde, advindo de uma redução dos altos salários dos políticos e servidores públicos do primeiro escalão, como a demissão daqueles que estão só inchando a folha salarial, além de altas aplicações desnecessárias com o São João de Maracanaú, obras em um momento descabido, dava para minimizar o caos na saúde pública do município. A DIGITALIZAÇÃO EXIGIDA PELA MS ESTÁ ESCANCARANDO MUITO, A INCAPACIDADE DO ATUAL GRUPO, NA PREFEITURA? Pois é! O que deve continuar o pedido de demissão de profissionais que se sentem pressionados pela população e com a justiça podendo chegar junto a qualquer momento: estourando escândalos e levando servidores as barras dos tribunais. UMA SOLUÇÃO É CONTINUAR AS CRÍTICAS, DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS E NA IMPRENSA E NA HORA DE VOTAR FAZER UMA MUDANÇA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários