Maracanaú: jovem indígena Acauã Pitaguary morre em acidente de trânsito

Fez aniversário no último dia 3 de junho, pouco mais de duas semanas antes do falecimento.<br>

A Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) emitiu um nota de pesar após o falecimento da jovem. &quot;Foi uma jovem muito atuante na luta do povo Pitaguary e, acima de tudo, amante da pintura indígena, que representa uma forma de resistência dos povos indígenas&quot;, disse a nota


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Varizes: como identificar, causas e tratamento

Ainda não Sabe? Privacidade: WhatsApp agora permite esconder status e foto de contatos

Conheça os riscos da automedicação em caso de Dengue, Zika e Chikungunya

Novidade! Trabalhadores receberão lucro bilionário do FGTS a partir de agosto; entenda

Lotofácil: aposta simples de R $ 2,50 em Fortaleza acerta os 15 números e ganha mais de R$ 1,7 milhão

Maranguape: homem é preso suspeito de furtar cabras e ovelhas e fugir em carro 

Seis atividades físicas para quem não gosta de academia 

Oportunidade! MEIs têm até 30% de desconto na compra de carros 0 km; veja como 

Oportunidade! Supermercados vendem carne suína com até 50% de desconto em ação especial

Jovens cearenses procuram oportunidades no exterior

Conheça os tipo de violência contra a pessoa idosa e os canais de denúncia

IFCE Maracanaú: Sisu - MEC disponibiliza consulta às vagas ofertadas do 2º semestre

5 coisas que você não sabe sobre o saque-aniversário do FGTS

Oportunidade! Governo de Portugal facilita visto para estrangeiros em busca de trabalho

Alimentação balanceada e inclusão de hábitos simples no dia a dia podem ajudar na boa digestão

Maracanaú: gigante do setor pet amplia participação no Ceará e inaugura unidade na Cidade 

Preços dos aplicativos de transporte podem mudar após corrida encerrada? Entenda

Maracanaú: mera coincidência? Secretária de Saúde abandona o barco em um possível aumento de casos de Covid-19 igual o ex-secretário que se desligou no início da segunda onda em 2021

Maracanaú: homem desaparecido há 11 dias é resgatado por moradores e bombeiros na serra da Aratanha

Veja o que fecha e o que abre na quinta-feira de Corpus Christi 

Está com insônia? Saiba meia dezena de dicas para dormir melhor 

Novidade! Número de açudes sangrando no Ceará é o maior em 13 anos 

Pesquisa: 47% dos brasileiros perderam interesse pela seleção de futebol desde 2018

Oportunidades! Com unidade em Maracanaú, Rede de Supermercados abre 250 vagas de emprego em Fortaleza

Amor e tecnologia: aplicativos têm ajudado a formar casais

Uma jovem indígena de 27 anos morreu após cair da motocicleta que pilotava, neste domingo (19), em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Acauã Pitaguary, nome indígena de Raquel da Silva Rodrigues, fez aniversário no último dia 3 de junho, pouco mais de duas semanas antes do falecimento.


A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que a Polícia Civil investiga as circunstâncias do acidente de trânsito com vítima fatal. Conforme as primeiras informações, a jovem trafegava em uma motocicleta na região, quando teria caído do veículo, e veio a óbito no local.


Equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) foram acionadas e realizaram os primeiros procedimentos sobre o fato. O caso está a cargo do 19º Distrito Policial (DP).


A Federação dos Povos e Organizações Indígenas do Ceará (Fepoince) emitiu um nota de pesar após o falecimento da jovem. "Foi uma jovem muito atuante na luta do povo Pitaguary e, acima de tudo, amante da pintura indígena, que representa uma forma de resistência dos povos indígenas", disse a nota.


“Sempre com o seu sorriso lindo, Acauã desenhava nossos corpos com grande maestria, mas quis o destino fatídico levá-la desse plano e nos deixar apenas com suas lembranças. Agora Raquel está sendo recebida por nossos encantados e nós lamentamos sua partida, mas teremos a certeza do reencontro e, toda vez que escutarmos e dançarmos o Toré, Raquel estará presente, nos solidarizamos com os familiares e todo o povo Pitaguary, neste momento de grande tristeza, dor e luto”, complementou a nota.

Com informações do G1 CE.


#Artigo_Semanal_em_20_06_2022

O GRANDE AUMENTO NA FALTA DE MEDICAMENTOS E ATENDIMENTO MÉDICO NAS UNIDADES DE SAÚDE MARACANAUENSES É PORQUE AUMENTOU O NÚMERO DA PROCURA, APÓS MUITAS PESSOAS NÃO TEREM MAIS PLANOS DE SAÚDE? TAMBÉM PORQUE COM A DIGITALIZAÇÃO DA SAÚDE NÃO PODEM MAIS DEIXAR PARTE DA POPULAÇÃO TOTALMENTE SEM ATENDIMENTO, COM A "FURA FILA" DOS POLÍTICOS? ENTÃO AGORA A GRANDE DEMORA DE UMA CONSULTA PRA OUTRA AUMENTOU MUITOS MESES PORQUE, OS POUCOS MÉDICOS, AGORA TÊM QUE ATENDEREM MUITO MAIS UNIDADES DE SAÚDE? TUDO ISSO, PODE TER FEITO A SECRETÁRIA DE SAÚDE ABANDONAR O BARCO SEMANA PASSADA? Os desafios na vida não param de exigir da sociedade a capacidade de encarar o que for necessário para conseguir atender as necessidades e desejos. No dia a dia da população de Maracanaú, esta, espera-se com o desafio de sobreviver numa gestão pública municipal que não está gerindo da forma devida a saúde municipal após, possivelmente, ter aumentado a procura nas Unidades de Saúde, devido muitas famílias não terem mais planos de saúde, levando em conta as pesquisas e a apuração da imprensa. Ocasionado por uma redução drástica na renda das famílias e no poder de compra dos assalariados e aposentados, além dos aumentos elevados nos planos de saúde. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE MARACANAÚ, UMA CIDADE POLO INDUSTRIAL, COM A ARRECADAÇÃO QUE TEM DÁ PARA TER UMA SAÚDE PÚBLICA DIFERENTE? Dar sim! Se a atual gestão municipal aplicasse melhor os recursos públicos, daria para ter mais medicamentos e maior atendimento médico. Se remanejar recursos para a Secretaria de Saúde, advindo de uma redução dos altos salários dos políticos e servidores públicos do primeiro escalão, como a demissão daqueles que estão só inchando a folha salarial, além de altas aplicações desnecessárias com o São João de Maracanaú, obras em um momento descabido, dava para minimizar o caos na saúde pública do município. A DIGITALIZAÇÃO EXIGIDA PELA MS ESTÁ ESCANCARANDO MUITO, A INCAPACIDADE DO ATUAL GRUPO, NA PREFEITURA? Pois é! O que deve continuar o pedido de demissão de profissionais que se sentem pressionados pela população e com a justiça podendo chegar junto a qualquer momento: estourando escândalos e levando servidores as barras dos tribunais. UMA SOLUÇÃO É CONTINUAR AS CRÍTICAS, DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS E NA IMPRENSA E NA HORA DE VOTAR FAZER UMA MUDANÇA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários