Artrose no quadril atinge 10 milhões de brasileiros

Trata-se do desgaste da cartilagem que reveste as nossas articulações. Esse desgaste ocorre conforme o ser humano vai envelhecendo, tal quais as rugas no rosto e as manchas na pele. A palavra artrose vem do grego artros, que significa articulação, e do latim ose, que é desgaste


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Varizes: como identificar, causas e tratamento

Ainda não Sabe? Privacidade: WhatsApp agora permite esconder status e foto de contatos

Conheça os riscos da automedicação em caso de Dengue, Zika e Chikungunya

Novidade! Trabalhadores receberão lucro bilionário do FGTS a partir de agosto; entenda

Lotofácil: aposta simples de R $ 2,50 em Fortaleza acerta os 15 números e ganha mais de R$ 1,7 milhão

Maranguape: homem é preso suspeito de furtar cabras e ovelhas e fugir em carro 

Seis atividades físicas para quem não gosta de academia 

Oportunidade! MEIs têm até 30% de desconto na compra de carros 0 km; veja como 

Oportunidade! Supermercados vendem carne suína com até 50% de desconto em ação especial

Jovens cearenses procuram oportunidades no exterior

Conheça os tipo de violência contra a pessoa idosa e os canais de denúncia

IFCE Maracanaú: Sisu - MEC disponibiliza consulta às vagas ofertadas do 2º semestre

5 coisas que você não sabe sobre o saque-aniversário do FGTS

Oportunidade! Governo de Portugal facilita visto para estrangeiros em busca de trabalho

Alimentação balanceada e inclusão de hábitos simples no dia a dia podem ajudar na boa digestão

Maracanaú: gigante do setor pet amplia participação no Ceará e inaugura unidade na Cidade 

Preços dos aplicativos de transporte podem mudar após corrida encerrada? Entenda

Maracanaú: mera coincidência? Secretária de Saúde abandona o barco em um possível aumento de casos de Covid-19 igual o ex-secretário que se desligou no início da segunda onda em 2021

Maracanaú: homem desaparecido há 11 dias é resgatado por moradores e bombeiros na serra da Aratanha

Veja o que fecha e o que abre na quinta-feira de Corpus Christi 

Está com insônia? Saiba meia dezena de dicas para dormir melhor 

Novidade! Número de açudes sangrando no Ceará é o maior em 13 anos 

Pesquisa: 47% dos brasileiros perderam interesse pela seleção de futebol desde 2018

Oportunidades! Com unidade em Maracanaú, Rede de Supermercados abre 250 vagas de emprego em Fortaleza

Amor e tecnologia: aplicativos têm ajudado a formar casais

De acordo com dados do Ministério da Saúde, as articulações mais atingidas pela artrose são joelhos, dedos e quadris, sendo que 10 milhões de brasileiros possuem a artrose de quadril (comumente chamada desgaste do quadril). É o processo degenerativo acompanhado da inflamação de toda a articulação envolvendo não só a cartilagem, mas também ligamentos, cápsula articular, osso e musculatura local, por isso também é denominada osteoartrite do quadril.



Foto: Divulgação

A articulação do quadril é formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur. Essas estruturas são envoltas por diversos músculos, tendões, ligamentos e outras estruturas que permitem que os movimentos sejam realizados. A artrose causa um desgaste da cartilagem entre a cabeça femoral e a bacia, causando dor na virilha ou lateral do quadril, diminuição da mobilidade e claudicação, as famosas câimbras e fisgadas.


Uma doença multifatorial, ou seja, não tem uma causa única. É mais comum no sexo feminino e em pacientes acima de 60 anos, mas pode ocorrer em adultos jovens. A patologia está relacionada também a fatores hereditários, à obesidade, sobrecarga articular, fatores hormonais, traumas locais, doenças reumatológicas e deformidades do quadril, podendo levar à alterações mecânicas e à displasia do desenvolvimento do quadril em crianças e adolescentes, entre outras.



Leandro Alves de Oliveira, Membro titular da Sociedade Brasileira do Quadril (SBQ), explica que a artrose do quadril pode ser primária, quando não temos uma causa definida, ou secundária, quando se sabe a causa que levou ao desgaste do quadril. “As principais causas de artrose secundária são: displasia do desenvolvimento do quadril, impacto fêmoro-acetabular, sequelas de trauma como fraturas, necrose avascular da cabeça femoral, doenças do quadril da criança e do adolescente, doença de Legg-Calve-Perthes, epifisiólise femoral proximal”, esclarece Oliveira.


Segundo o médico, o principal sintoma é a dor acompanhada de limitação de movimentos do quadril. “A dor inicia de forma branda e pode piorar com os esforços. Localizada geralmente na região anterior do quadril (virilha), pode irradiar até o joelho. Com a evolução da artrose, a dor vai aumentando de intensidade e dificultando atividades diárias. Na fase mais crítica da doença, a dor pode acometer o paciente até mesmo em repouso e ao dormir”, explica o especialista.


Além disso, a mobilidade do quadril também piora gradativamente e o paciente pode apresentar dificuldades de realizar tarefas simples como calçar meias e sapatos, cortar as unhas dos dedos dos pés, subir escadas, entrar e sair do carro. Outro sintoma, é a dificuldade para andar. Com o avanço da doença alguns pacientes necessitam bengala e andador como auxílio para se locomover.


Dr. Leandro explica que o diagnóstico é realizado na consulta médica pela caracterização dos sintomas e o exame físico bem feito realizado pelo especialista, associado aos exames de imagem. “O principal exame de imagem utilizado para o diagnóstico da artrose é a radiografia simples da pelve e da articulação do quadril. Com esse exame é possível realizar o diagnóstico, identificar o grau da artrose e realizar o planejamento terapêutico. A ressonância magnética auxilia no diagnóstico na fase inicial quando tem poucas ou nenhuma alteração na radiografia.” conclui o Membro da SBQ.


Para o tratamento, em sua fase inicial, é importante a conscientização dos pacientes para a mudança dos hábitos de vida e adoção de um estilo saudável; perda de peso, fortalecimento muscular, realização de atividades físicas, prevenção de impacto, são comportamentos que ajudam a preservação da saúde do quadril. O tratamento também inclui medicamentos que podem ser utilizados para alívio da dor.


Ainda segundo o médico, o procedimento cirúrgico só é indicado quando o paciente não tem alívio da dor com a conduta não cirúrgica. “Pode ser realizado cirurgias para correção de deformidades do quadril na sua fase inicial, osteotomias ou artroscopia do quadril, e a artroplastia total do quadril”, afirma Oliveira


A artroplastia total do quadril é a substituição protética do quadril que traz uma grande satisfação ao paciente com alívio da dor e melhora da qualidade de vida, sendo considerada pela revista “Lancet”, uma das principais revistas científicas médicas, como a cirurgia do século pelos seus bons resultados.

Com informações do Jornal O Estado Ce.


#Artigo_Semanal_em_20_06_2022

O GRANDE AUMENTO NA FALTA DE MEDICAMENTOS E ATENDIMENTO MÉDICO NAS UNIDADES DE SAÚDE MARACANAUENSES É PORQUE AUMENTOU O NÚMERO DA PROCURA, APÓS MUITAS PESSOAS NÃO TEREM MAIS PLANOS DE SAÚDE? TAMBÉM PORQUE COM A DIGITALIZAÇÃO DA SAÚDE NÃO PODEM MAIS DEIXAR PARTE DA POPULAÇÃO TOTALMENTE SEM ATENDIMENTO, COM A "FURA FILA" DOS POLÍTICOS? ENTÃO AGORA A GRANDE DEMORA DE UMA CONSULTA PRA OUTRA AUMENTOU MUITOS MESES PORQUE, OS POUCOS MÉDICOS, AGORA TÊM QUE ATENDEREM MUITO MAIS UNIDADES DE SAÚDE? TUDO ISSO, PODE TER FEITO A SECRETÁRIA DE SAÚDE ABANDONAR O BARCO SEMANA PASSADA? Os desafios na vida não param de exigir da sociedade a capacidade de encarar o que for necessário para conseguir atender as necessidades e desejos. No dia a dia da população de Maracanaú, esta, espera-se com o desafio de sobreviver numa gestão pública municipal que não está gerindo da forma devida a saúde municipal após, possivelmente, ter aumentado a procura nas Unidades de Saúde, devido muitas famílias não terem mais planos de saúde, levando em conta as pesquisas e a apuração da imprensa. Ocasionado por uma redução drástica na renda das famílias e no poder de compra dos assalariados e aposentados, além dos aumentos elevados nos planos de saúde. CONTUDO, PERCEBE-SE QUE MARACANAÚ, UMA CIDADE POLO INDUSTRIAL, COM A ARRECADAÇÃO QUE TEM DÁ PARA TER UMA SAÚDE PÚBLICA DIFERENTE? Dar sim! Se a atual gestão municipal aplicasse melhor os recursos públicos, daria para ter mais medicamentos e maior atendimento médico. Se remanejar recursos para a Secretaria de Saúde, advindo de uma redução dos altos salários dos políticos e servidores públicos do primeiro escalão, como a demissão daqueles que estão só inchando a folha salarial, além de altas aplicações desnecessárias com o São João de Maracanaú, obras em um momento descabido, dava para minimizar o caos na saúde pública do município. A DIGITALIZAÇÃO EXIGIDA PELA MS ESTÁ ESCANCARANDO MUITO, A INCAPACIDADE DO ATUAL GRUPO, NA PREFEITURA? Pois é! O que deve continuar o pedido de demissão de profissionais que se sentem pressionados pela população e com a justiça podendo chegar junto a qualquer momento: estourando escândalos e levando servidores as barras dos tribunais. UMA SOLUÇÃO É CONTINUAR AS CRÍTICAS, DENÚNCIAS E REIVINDICAÇÕES NAS REDES SOCIAIS E NA IMPRENSA E NA HORA DE VOTAR FAZER UMA MUDANÇA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários