Há dezenas de espécies de plantas medicinais. Além da visita, os profissionais da “Farmácia Viva” orientam sobre a preparação de medicamentos caseiros
Você sabia que é possível visitar o horto de plantas medicinais da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa)? No local, há 30 espécies de plantas medicinais. Além da visita, os profissionais da “Farmácia Viva da Sesa” orientam sobre a preparação de medicamentos caseiros.
🗣️ “No horto, todas as plantas têm eficácia científica. No local, ensinamos a população a reconhecer as plantas medicinais e orientamos sobre cultivo e uso adequado”, explica a farmacêutica da Secretaria, Andrea Ramalho.
Na Relação de Plantas Medicinais do Ceará existem plantas para prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, tais como: alfavaca-cravo, aroeira do sertão, babosa, capim-santo, colônia, eucalipto-medicinal, funcho, gengibre malva-santa, mastruço e pau d’arco roxo.
🌱 As mudas de plantas medicinais podem ser doadas com orientação farmacêutica, conforme a necessidade do paciente e disponibilidade. Além do horto da Sesa, o Ceará também conta com o horto Professor Francisco José de Abreu Matos, no campus do Pici da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os trabalhos são desenvolvidos de forma integrada.
AMPLIAÇÃO
Em 2021, um chamamento público foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) para implantação de Farmácias Vivas nos municípios cearenses. Até o momento, 39 cidades aderiram à proposta. A expectativa é que o projeto seja executado até dezembro deste ano.
E você? Também gosta de fazer um chazinho para curar alguma dor? Conta pra gente! 🫖
📌 SERVIÇO
Horto Estadual da Sesa
Endereço: Avenida Washington Soares, 7605, Messejana
Contato para agendamento de visita: (85) 3101-4364
Com informações do Jornal Jangadeiro.
Comentários
Postar um comentário