Caminhada: é pela manhã ou a tarde que os benefícios são maiores? Veja dicas para uma caminhada saudável
Ótimo artifício para deixar de lado o sedentarismo, uma vez que é definida como prática de moderado impacto e pode ser realizada em apenas 30 minutos, tomando pouco tempo para quem tem uma rotina atribulada ou precisa vencer a indisposição
A primeira hora do dia pode ser o momento ideal para adicionar um lembrete ao despertador e adquirir hábitos mais saudáveis. Especialistas definem a caminhada matinal como ótimo artifício para deixar de lado o sedentarismo, uma vez que é definida como prática de moderado impacto e pode ser realizada em apenas 30 minutos, tomando pouco tempo para quem tem uma rotina atribulada ou precisa vencer a indisposição.
A Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), conforme lembra o médico cardiologista Vicente Giffoni, recomenda 150 minutos de caminhada por semana. “Considerando cinco dias da semana, seria possível fazer 30 minutos ao dia, com uma passada um pouco mais rápida do que quando caminha de um ponto ao outro de casa, por exemplo”, explica. Apesar de parecer pouco tempo, pondera, os ganhos são inúmeros. “Tem potencial para reduzir a pressão alta, melhorar a resistência à insulina, reduzir as glicemias e melhorar a disposição do paciente, pois libera endorfinas e serotonina”, elenca.
Prevenção contra doenças
Quando feita pela manhã, endossa, coincide com o período em que ocorre o pico de liberação do hormônio cortisol, fazendo o praticante ter maior disposição ao longo do dia. “Os benefícios se expressam, ainda, na redução de eventos cardiovasculares, à medida em que a pressão e o diabetes são controlados e a obesidade é evitada”, destaca. O cardiologista alerta que tais patologias se dão por fatores de risco, como hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo e obesidade. “Quando se preserva os vasos sanguíneos, se evita infartos, AVCs [acidente vascular cerebral] e doenças renais.”
Rotina e comprometimento
Para potencializar os benefícios da caminhada matinal, frisa o profissional de educação física Welton Godinho, é preciso criar uma rotina. “A motivação é, sem dúvidas, muito importante, mas a repetição é que cria o hábito e ajuda a acabar com o sedentarismo. A caminhada é uma atividade aeróbica, pode ser realizada por qualquer pessoa, independente da idade”, aconselha. Com a constância, projeta, o praticante pode aumentar impacto do exercício e realizar corridas. Nestes casos, o tempo de duração pode variar entre 75 e 150 minutos semanais.
No contexto da atual crise sanitária, aponta, a prática da modalidade ganha força, pois mobiliza milhões de células imunes no organismo. “Pela manhã, tem o benefício de ter o clima mais agradável, a cidade ainda não está tão agitada, com engarrafamento e barulhos e ajuda a manter uma sensação de ânimo e disposição ao longo do dia”, indica o também integrante da Comissão de Saúde do Conselho Regional de Educação Física da 5ª Região (CREF5-CE). Neste sentido, devem ser evitados os horários entre as 10 horas e 16 horas, quando a incidência do sol é maior e a temperatura costuma ser mais elevada.
Dicas para uma caminhada saudável:
– Optar por roupas leves e tênis apropriados;
– Evitar locais de intensa movimentação ou terreno irregular;
– Buscar espaços de maior contato com a natureza e ar fresco;
– Privilegiar horários no início ou ao fim do dia;
– Se alongar antes e depois do treino;
– Usar máscara de proteção facial;
– Portar garrafa d’água para se hidratar constantemente;
– Usar filtro solar.
Com informações do O Otimista.
#ARTIGO_SEMANAL_EM_01_11_2021
QUE OLHAR INJUSTO, EM MARACANAÚ, DEMORAR MESES PARA ENTREGAR EXAMES QUANDO ENTREGAM, NÃO PAGAR OS DIREITOS TRABALHISTAS DOS SERVIDORES PÚBLICOS E NÃO DAR A MANUTENÇÃO DEVIDA AOS EQUIPAMENTOS PÚBLICOS COMO AS ESCOLAS SUCATEADAS SENDO REABERTAS AGORA DE QUALQUER JEITO; EM VEZ DISSO, ENDIVIDARAM A PREFEITURA, EM MAIS DE R $ 300 MILHÕES, PARA FAZER OBRAS, QUE NEM SÃO NECESSÁRIAS NESTE MOMENTO, EM QUE A POPULAÇÃO NECESSITA E DESEJA MUITO É DE SAÚDE, RENDA E A VOLTA DA NORMALIDADE NA EDUCAÇÃO PÚBLICA
É o que dar um gestor com "Olhar de Elite", sacrificando os maracanauenses "sem pena e sem dó". As centenas de milhões de reais emprestados a Maracanaú era para ajeitarem as escolas municipais, pagarem devidamente os servidores públicos para manter os melhores profissionais de forma exclusiva e assim ter melhores serviços públicos. Era para equipar as Unidades de Saúde e/ou disponibilizar convênios com o setor privado e reduzir a entrega de exames e realização de cirurgias. Ter uma política pública de manutenção e equiparação dos órgãos e órgãos públicos para atender toda a população da forma digna de segunda cidade que mais arrecada no Estado que é destaque nacional. MAS O OLHAR DE MILIONÁRIO QUE NEM EM MARACANAÚ MORA ALÉM DA INJUSTIÇA SOCIAL AGORA AO ENDIVIDAR A CIDADE EXPLORA MAIS AINDA OS SERVIDORES PÚBLICOS E ABANDONA MAIS AINDA A POPULAÇÃO, QUE IMPLORA POR SAÚDE E RENDA? Parece que sim! Se tem só um fonoaudiólogo na rede pública, como indagou uma mãe que espera desde Abril por uma consulta e principalmente neste período pandêmico que se necessita muito devido o grande números de pessoas lutando para se recuperar. Se as escolas estão "deterioradas" e sem o número devido de servidores públicos para a volta das aulas no dia 03/11/2021. Se os professores estão sacrificados porque não recebem seus direitos trabalhistas da forma devida e tendo que dar-lhes mais de si no ensino remoto que com a volta das aulas presenciais também o ensino vai ser híbrido (com parte das aulas sendo online), esses sem a assistência devida da prefeitura pode não ter o desempenho devido e os alunos serem mais prejudicados ainda, e os servidores da saúde não recebem tudo que tem direito. FALTA OU NÃO FALTA UM NOVO OLHAR PARA MARACANAÚ NÃO AFUNDAR MAIS AINDA NOS BAIXOS INDICADORES? Pois é!
MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário