Para calcular o nível de alerta a Sesa monitora alguns indicadores, e desde dezembro de 2020 tornou público os dados. Além de Maracanaú, outras 24 cidades apresentaram, na recente avaliação, algumas taxas elevadas
OLHA SÓ TAMBÉM, DEPOIS
Oportunidades! Brechós incríveis para conhecer na capital cearense
Maranguape: soldado morre durante treinamento após passar mal
Beach Park anuncia centenas de vagas temporárias para período de alta estação
Maracanaú tem déficit de cerca de 2 mil crianças não matriculadas na pré-escola não atingindo a meta
‘Não sou candidata a nada, mas sou uma pessoa política’, diz dona da rede de lojas Magazine Luiza
Os índices relacionados à Covid-19 têm melhorado no Ceará, no decorrer dos últimos períodos, mas ainda assim, nas semanas epidemiológicas 41 e 42 - do dia 10 a 23 de outubro, em 25 dos 184 municípios do Estado, o nível de alerta para a transmissão do coronavírus foi considerado altíssimo, segundo a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa).
Para calcular o nível de alerta em cada cidade, a Sesa monitora alguns indicadores, e desde dezembro de 2020 tornou público os dados. Além de Fortaleza, outras 24 cidades apresentaram, na recente avaliação, algumas taxas elevadas, e, portanto, constam na lista de nível de alerta altíssimo. São elas:
Altaneira
Arneiroz
Barro
Barroquinha
Beberibe
Cruz
Farias Brito
Fortaleza
Ipueiras
Juazeiro Do Norte
Maracanaú
Mauriti
Mombaça
Morrinhos
Nova Russas
Palhano
Paracuru
Paraipaba
Penaforte
Potiretama
Quixadá
Santana Do Cariri
Senador Sá
Trairi
Várzea Alegre
COMO É CALCULADO O NÍVEL DE ALERTA?
No indicador, cujo os níveis vão de "novo normal" a alerta "altíssimo", são consideradas as seguintes dimensões:
Nas cidades que ainda estão com o nível altíssimo para a Covid ocorre que, na equação desses índices, ao menos um deles permanece elevado e, portanto, é motivo de alerta.
No caso da Capital, por exemplo, nas semanas epidemiológicas mencionadas, a maioria dos índices, como internações e taxa de positividade dos exames, foi considerado decrescente ou com tendência de estabilização, mas a letalidade registrada foi de 3,4%.
Para alcançar o status de “novo normal", que é o “melhor cenário” na escala dos níveis de alerta, a taxa de letalidade, por exemplo, deve ser inferior a 1%. Nas semanas em questão, o Estado teve taxa de letalidade de 2,4%, o que configura uma situação de risco alto.
NECESSIDADE DE CAUTELA
Na outra ponta do indicador, outros 57 municípios cearenses tiveram, no mesmo período, o nível de alerta considerado baixo, ou seja, os indicadores referentes à situação da doença, aos testes e à estrutura hospitalar não geram temor.
No Ceará, conforme demonstra o indicador, os índices da pandemia têm apresentando melhora. Mas, tanto os profissionais da saúde como as autoridades sanitárias reforçam que é preciso cautela no atual momento, pois isso não significa ainda o fim da crise sanitária.
Um dos pontos reforçados é a necessidade de garantir a imunização completa da população vacinável e o comparecimento para receber a 2ª dose ou a dose de reforço dos imunizantes contra a Covid. No último caso, na população já autorizada.
CADASTRO PARA A VACINA
O cadastramento para a vacinação da população em geral contra a Covid-19 no Saúde Digital, plataforma da Sesa, segue aberto. No cadastro é exigido o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), documento de identificação do usuário do SUS. Já a numeração do CPF, que antes era obrigatória, agora é opcional.
Após registro no sistema do Saúde Digital, o usuário deve confirmar o cadastro por meio de link enviado para o e-mail ou pelo telefone: 0800.275.1475.
Com informações do Diário do Nordeste.
#Artigo_Semanal_em_25_10_2021
POR QUE MAIS UMA VEZ MARACANAÚ NÃO ESTAR NA LISTA DAS CIDADES CEARENSES QUE SE DESTACAM NACIONALMENTE NA EDUCAÇÃO, OCUPANDO AS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES? E NA SEMANA QUE SAI O RESULTADO, MARACANAÚ "FAZ É VERGONHA" A NÃO ATINGIR A META DE CRIANÇAS MATRICULADAS NA PRÉ ESCOLA, SEGUNDO UM LEVANTAMENTO, E SENDO UMA DAS DUAS ÚLTIMAS CIDADES A VOLTAREM AS AULAS PRESENCIAIS, SÓ CERCA DE 50 DIAS APÓS O ESTADO DECRETAR LIBERAÇÃO TOTAL
Pra completar, o gestor ainda tem o descaramento de lá do outro lado do mundo, em viagem, abrir a boca e dizer que estar buscando parcerias para a juventude. BRINCADEIRA! Já teve 17 anos e mesmo sendo a segunda cidade que mais arrecada no Ceará fez foi proporcionar quase duas décadas perdidas às crianças, adolescentes e jovens que de 2005 pra cá nem parece que moram em uma cidade repleta de recursos públicos. Não dá para aceitar ver o desmantelo na educação pública municipal maracanauense, sem fazer nada. Como também ver a falta de escrúpulos do grupo que caminha para duas décadas administrando a cidade, em que centenas de milhares de munícipes já estão sentindo muito este descaso. Conscientizando-se mais ainda que se as crianças e adolescentes tivessem tido a educação pública devida, de uma cidade segunda colocada em arrecadação no Estado que è destaque nacional em desenvolvimento social e econômico, Maracanaú poderia ser destaque na educação e na tecnologia, por exemplo, sendo a cidade das Startups, já que ainda é um pólo industrial de destaque. Mas de pouco a pouco está perdendo esta posição, para Caucaia que, semana passada, anunciou a disponibilidade de um terreno para a construção do seu Polo Industrial. A EDUCAÇÃO EM MARACANAÚ NÃO TEM UMA GESTÃO DIGNA DO GRANDE MONTANTE DE RECURSOS PÚBLICOS EXISTENTE. Pois é, se tivesse, a juventude maracanauense possivelmente não estaria sendo destaque negativo como sendo de uma das cidades mais violentas do Brasil, de acordo com um Ranking Nacional. Em um Novo Olhar da população, os mais de 50 mil eleitores que reprovam a gestão e os que já se sentem enganados, em menos de um ano, após a última eleição, todos devem fiscalizar, cobrar cada vez mais, pois já faz tempo demais que a população tem uma educação pública de "gestão de quinta categoria", mesmo mergulhada em muitos recursos públicos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário