Maracanaú: linha do Metrô completa 9 anos de operação; saiba um pouco da história e dados que melhoraram vidas
Primeiro Metrô do Ceará, a estrutura atual da Linha Sul começou a ser inaugurada em 2012, data em que teve início a sua Operação até a estação Parangaba, em Fortaleza, em um trecho de 15 Km de extensão. Nos meses seguintes, novos trechos foram inaugurados, completando 24,1 km de via até a estação Chico da Silva, no centro de Fortaleza
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A Linha Sul do Metrô de Fortaleza completa nesta semana nove anos de operação, sob gestão da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos, com estações, vias férreas, trens e tecnologias de Metrô. Sendo, portanto, o primeiro Metrô do Ceará.
A estrutura atual da Linha Sul começou a ser inaugurada em 15 de junho de 2012, data em que teve início a sua Operação Assistida, ligando a estação Carlito Benevides, em Pacatuba, à estação Parangaba, em Fortaleza, em um trecho de 15 Km de extensão. Nos meses seguintes, novos trechos foram inaugurados, completando 24,1 Km de via até a estação Chico da Silva, no centro de Fortaleza.
Desde a inauguração, até 2020, a Linha Sul já realizou 46,1 milhões de embarques, em um ritmo constante de evolução, registrando crescimento de passageiros todos os anos. Esse crescimento só foi interrompido em 2020, devido às restrições operacionais e à queda nas atividades econômicas trazidas pela pandemia de Covid-19.

Atualmente, a Linha Sul é a maior via de transporte de passageiros sobre trilhos em operação no Ceará, em extensão, em número de estações (20) e em passageiros transportados – em média, 34 mil por dia útil – em condições normais de operação.
A linha interliga Fortaleza e os municípios de Maracanaú e Pacatuba. São realizadas até 136 viagens diariamente, nos dois sentidos, com trens elétricos que podem chegar a uma velocidade máxima de 70 km/h, beneficiando milhares de cearenses. De uma ponta à outra da linha, o percurso dura aproximadamente 35 minutos, sendo este o meio de locomoção mais rápido entre as cidades de Pacatuba, Maracanaú e Fortaleza. Os trens são estáveis e oferecem conforto aos passageiros, tais como assentos acolchoados, ar condicionado e portas automáticas.
Um pouco de história.No final dos anos de 1800 já circulavam trens no trecho onde hoje é localizada a Linha Sul do Metrofor. Nessa época, a linha se chamava oficialmente Estrada de Ferro de Baturité, mas também era conhecida como Linha Tronco Sul, nome que deu origem ao atual nome da linha. Era uma extensa linha férrea com cerca de 600 Km de extensão, e cortava boa parte do Ceará, saindo de Fortaleza em direção ao sul do Estado, chegando até às cidades de Juazeiro do Norte e Crato. Além de passageiros, os trens da Linha Tronco Sul também transportavam mercadorias. Eram, por isso, chamados de “trem misto”.

Com informações do Jornal O Estado CE.
#ARTIGO_SEMAMAL_EM_14_06_2021
OLHA QUATRO AÇÕES QUE PARECE QUE A PREFEITURA DE MARACANAÚ FICA LÁ ONDE O "VENTO FAZ A CURVA", SEMPRE AGINDO TARDIAMENTE, QUANDO DEVERIA SER REFERÊNCIA POR SER RICA E COLADA NA CAPITAL; JÁ IMAGINOU SE MARACANAÚ FOSSE LÁ NOS "GROTÕES" DO INTERIOR DO ESTADO E COM PIB E ORÇAMENTO DIMINUTOS?
A UNIVERSIDADE OPERÁRIA QUE SÓ TEM NOME, PARECE QUE POR NÃO VALORIZAR MUITO AS PESSOAS NÃO ESTAR TENDO UMA BOA ADESÃO? POIS OS CURSOS OFERTADOS NÃO VÃO DE ENCONTRO COM AS OPORTUNIDADES QUE AS PESSOAS DESEJAM? O CURSO REMOTO DO CENTRO DE LÍNGUAS DE MARACANAÚ SÓ OFERTAR QUASE O NÚMERO DE VAGAS DE 2019 SÓ QUASE NO MEIO DO ANO DE 2021 É CERTO? PARA UMA PREFEITURA RICA QUE TEM SECRETARIA DE TECNOLOGIA?
Será que se adotar o modelo de creches "Padrão MEC", já que a gestão Municipal e Federal são aliadas, que Maracanaú poderia virar referência e as crianças desenvolverem-se de forma devida "é pecado mortal" na segunda cidade que mais arrecada no Estado? Livrando as crianças do faz de conta. Dar pra aceitar calado à desumanidade da Secretaria de Assistência Social só distribuir Cestas Básicas no décimo quarto mês da Pandemia? Ainda mais numa quantidade muito inferior do número de famílias de baixa renda que vivem um pesadelo, nesta crise sanitária. MARACANAÚ DEVERIA SER UMA CIDADE INTELIGENTE , DIGITALIZADA E INTERNET COM ALTA VELOCIDADE, CAPACITANDO OS TRABALHADORES DO POLO INDUSTRIAL, SERVIÇOS, COMÉRCIO; E TENDO O ENSINO PÚBLICO HÍBRIDO IGUALMENTE OUTRAS CIDADES DO BRASIL COM O MESMO APORTE FINANCEIRO. Pois é! Maracanaú não era para está estagnado, devido a falta de um novo olhar e humanizado. Com isso é mal exemplo: de que "dinheiro não é tudo" e que não dar certo a população por muito tempo não ser ativa. Exigindo seus direitos e deveres da gestão daqueles que sacaneiam os cidadãos dando migalhas só a cada quatro anos. Só agora, em meio a 2a onda da Pandemia, os cidadãos ativos estão iniciando a grande virada ao perceber que caíram numa cilada. PODERIA SER REFERÊNCIA TAMBÉM NA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM UMA PANDEMIA, JÁ QUE A CIDADE TEM ESSA SECRETARIA HÁ DÉCADAS, DEVERIA TER UM OLHAR HUMANIZADO ESPECIALIZADO. Né isso! E ter distribuído Cestas Básicas a todas famílias de baixa renda, atingidas pela Pandemia, desde quando muitas outras cidades e o Estado começaram este ato de solidariedade e empatia, há cerca de 10 meses.
MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
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