Feriado de Corpus Christi: qual o significado dos tradicionais tapetes

 A prática consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais. Em uma Igreja , na capital cearense, tapetes deste ano têm como tema o "Ano Inaciano", em alusão aos 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola. De quinta-feira (3) até o domingo (6) a visitação estará aberta.



OLHA SÓ TAMBÉM

Santos x Ceará: "O futebol emprega muita gente”, diz o árbitro sobre as competições em tempos de Pandemia

Maracanaú: de 01 de maio à 02 de junho houve mais de 80 óbitos e mais de 1.860 novos infectados 

Covid-19: lesões na pele podem ser indicativo de contaminação 

Contas de energia atrasadas: aumenta o período de campanha de descontos e melhora condições de pagamento

Feriado de Corpus Christi: qual o significado dos tradicionais tapetes 

Veja estratégias e ferramentas que ajudam a otimizar o tempo


Maracanaú: sobras de doses da vacina do Coronavirus nos locais de aplicação têm que destino?


Maracanaú: IFCE lança edital com vagas em cursos técnicos


CONTENTE!!! De ver a boa repercussão, neste primeiro Dia da Imprensa, meses após de ter graduado-me em Jornalismo


Fortaleza x Ceará (sem VAR): árbitro da Fifa já foi suspenso por 30 dias por omitir confusão em súmula


Como fazer o isolamento em casa de uma pessoa com Covid-19 ou com suspeita?

Maracanaú terá mutirão para vacinar todos os profissionais de segurança até sexta (4)

Veja a linguagem corporal de cães e gatos; O que será que eles querem dizer?


Mercado de trabalho:
dicas para encontrar emprego e se recolocar

 

Pix: saiba os cuidados para não cair em golpes que a ferramenta cobrança exige


Neste ano, os fiéis podem visitar presencialmente os tradicionais tapetes de Corpus Christi, feitos pela Paróquia Cristo Rei, no bairro Aldeota. De quinta-feira, 3, até o domingo, 6, a visitação estará aberta. A tradição católica começou na Europa e foi trazida para o Brasil no século passado. De acordo com o padre Acrízio Sales, da Paróquia Cristo Rei, o simbolismo dos tapetes estendidos é uma representação da grandeza de Cristo para os fiéis.


De acordo com o pároco, um dos primeiros estados brasileiros a aderir a confecção dos tapetes foi Minas Gerais. “Ao longo da história, inclusive quando Jesus entrou em Jerusalém, perto da sua paixão, as pessoas estenderam tapetes com ninhos de ramos para ele passar”, explica o padre Acrízio, fazendo um paralelo com o simbolismo do uso do tapete estendido nas grandes celebrações em nossa sociedade. Os tapetes de Corpus Christi podem ser estendidos tanto na rua, no caminho da procissão, quanto na igreja.


A prática consiste na confecção de representações de cenas bíblicas, objetos devocionais ou simples temas ornamentais sobre as ruas em que a procissão da Eucaristia passará. Os mais comuns são desenhos que fazem alusão à figura de Cristo, ao pão e ao cálice. O padre Acrízio explica que a cada ano os tapetes possuem um tema. Em 2021, o tema é “Ano Inaciano”, em alusão ao evento mundial que, no âmbito da Companhia de Jesus, comemora os 500 anos da conversão de Santo Inácio de Loyola.


O coordenador da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia, Giovanni Colares, diz que os tapetes contam a história de quando Santo Inácio foi ferido na cidade de Pamplona. No topo, em forma de “T”, há as quatro referências apostólicas em vigor na companhia de Jesus: mostrar o caminho para Deus através dos Exercícios Espirituais e do discernimento; caminhar com os pobres, os descartados do mundo, os vulneráveis em sua dignidade em uma missão de reconciliação e justiça; acompanhar os jovens na criação de um futuro promissor; colaborar no cuidado da Casa Comum.


Este ano, 30 pessoas participaram da produção dos tapetes, que começaram a ser confeccionados 10 dias antes, desde a estruturação até a finalização. As pessoas trabalhavam na paróquia em grupos de três, em um sistema de rodízio, obedecendo os protocolos de segurança e higiene que demandam a pandemia.


Serviço

Visitação dos tapetes de Corpus Christi na Paróquia Cristo Rei

Quinta-feira (3/6): Das 9h às 11 horas e das 15h às 17 horas


Sexta-feira (4/6): Das 10h às 12 horas e das 15h às 17 horas


Sábado (5/6): Das 15h às 17h


Domingo (6/6): Das 8h às 9 horas, das 10h às 11 horas, das 13h às 17 horas e das 18h às 19 horas


Endereço: Igreja Cristo Rei,  na rua Nogueira Acioli, 805 – Centro


Fone: (85) 3231.6600


Com informações do O Povo Online.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_31_05_2021

QUANDO A PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI DEIXAR DE SER MAIS ATRASADA NA VACINAÇÃO? EMBORA SEJA A SEGUNDA CIDADE DE MAIOR ARRECADAÇÃO NO ESTADO E DEVERIA SER MAIS CAPACITADA DO QUE AS OUTRAS; FALTA SÓ A VACINAÇÃO DOS PROFESSORES PARA AS AULAS PRESENCIAIS VOLTAREM? E A  ESTRUTURA NAS ESCOLAS QUE CONTINUA DEIXANDO A DESEJAR? A PREFEITURA NÃO APROVEITOU O GRANDE PERÍODO DE NÃO TER AULAS, PARA REFORMAS NÉ? POR QUE, COMO VAI SER PARA NÃO TER AGLOMERAÇÃO NO ÚNICO BANHEIRO E BEBEDOURO? VÃO TER PONTOS COM ÁLCOOL GEL PARA A HIGIENIZAÇÃO? SERÁ QUE A PREFEITURA VAI QUERER SE LIVRAR DA PANDEMIA SEM DAR  DISPOSITIVOS TECNOLÓGICOS AS CRIANÇAS PARA O ENSINO REMOTO? PRETENDEM FAZER O QUE COM O MONTANTE DE RECURSOS QUE NÃO GASTARAM EM MAIS DE UM ANO DE PANDEMIA? 

É fundamental estar informado sobre o que é relevante no nosso dia a dia. Desta maneira, percebemos, se a gestão pública realiza corretamente o dever de atender a população devidamente. Geralmente, se a população não ficar de olho reivindicando a prestação dos serviços públicos da forma que deve ser, pode ser enganada. Pois, quem está no poder quer trabalhar de um jeito, de acordo com seus interesses, atendendo só a parte da população, que lhe colocou no poder. E muitas vezes não é a parte que necessita mais. A PREFEITURA DE MARACANAÚ SE APROVEITOU DA POPULAÇÃO E NÃO OFERECEU UM ENSINO REMOTO COMO DEVERIA! Isso mesmo. Era para as famílias ter recebido tablets e as crianças terem aulas remotas todos os dias. Com monitores estagiários  auxiliando os professores repassam o conteúdo digital devidamente. Recursos têm, mas a Prefeitura preferiu ficar parada e prejudicando milhares de crianças que tiveram muitos meses desperdiçados em um momento importantíssimo da vida delas. MESMO VACINADOS OS PROFESSORES ESTARÃO SE ARRISCANDO IR PARA AS SALAS DE AULAS, POIS NÃO REFORMARAM AS ESCOLAS? Pois é! já que correm o risco devido não terem ampliado o número de banheiros, bebedouros, cantinas e ventilação nas salas de aulas. Pode haver ainda uma grande circulação do vírus nas escolas e as pessoas se contaminarem em maior número. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários