Saiba os riscos de perder o prazo da 2ª dose da vacina da covid e o que deve ser feito

A aplicação das duas doses é essencial para garantir a imunização do paciente. Isso significa que mesmo com mais de 1 milhão de doses iniciais aplicadas no Ceará, apenas as 360.749 pessoas que já tomaram a segunda dose estão com a imunização completa.



OLHA SÓ TAMBÉM

Saiba os riscos de perder o prazo da 2ª dose da vacina da covid e o que deve ser feito

Maracanaú: após decisão da justiça, famílias devem voltar a receber Bolsa Família

Maracanaú e Pacatuba: famílias recebem 1.260 cestas básicas, doadas por  Órgão Público 


O que fazer se sentir os sintomas da Covid? Quais os 8 sintomas que a pessoa deve imediatamente se isolar?

Covid: remédio barato para rinite entra no rol dos remédios para combate a doença 


No Brasil, os dois laboratórios que fornecem as vacinas contra covid-19 para o Plano Nacional de Imunização deixam claro: a aplicação das duas doses é essencial para garantir a imunização do paciente. Isso significa que mesmo com mais de 1 milhão de doses iniciais aplicadas no Ceará, apenas as 360.749 pessoas que já tomaram a segunda dose estão com a imunização completa.


Um levantamento do Ministério da Saúde publicado na última terça-feira (13) revelou que 54.220 pessoas no Ceará já estavam aptas para receber a segunda dose da vacina contra covid-19, mas ainda não haviam retornado para a aplicação. O dado é preocupante, tendo em vista que a dose inicial não é capaz de proteger uma pessoa do vírus, como explica a pesquisadora da Fiocruz e professora da UFC, Ivana Barreto.


“A primeira dose ela atinge o sistema imunológico, mas para o sistema imunológico ser capaz de uma produção de anticorpos capaz de neutralizar completamente a doença, é preciso que você tome duas doses”, explica Ivana. “Depois que você tomar a segunda dose, mesmo que você atrase, o efeito vai ser o mesmo. Mas você perdeu tempo. Você ficou mais tempo desprotegido do que o que você precisava. Se eu for atrasar um mês a segunda dose, é um mês a mais que eu fico desprotegido sem essa dose”, alerta a especialista.


Em Fortaleza, quem perdeu o prazo para o reforço da vacina deve procurar, o mais rápido possível, um centro de vacinação. Para orientar a população neste momento, o GCMAIS preparou um tira-dúvidas sobre a segunda dose. Confira:


Qual o intervalo de tempo entre a primeira e a segunda dose?


Este intervalo de tempo entre as vacinas depende do laboratório que fabricou o imunizante. No Brasil, só existem dois laboratórios que disponibilizaram as vacinas que estão sendo aplicadas pelo País.


Quem recebeu a vacina do Instituto Butantan deve tomar a segunda dose entre 21 e 28 dias para garantir a imunização. Já quem tomou a vacina de Oxford/AstraZeneca deve tomar o reforço em 90 dias.


Segundo a pesquisadora Ivana Barreto, o fato do tipo de imunizante ser diferente é o que faz com que os prazos mudem. “A vacina do butantã é um vírus que vem desativado e a vacina de Oxford é uma outra partícula de vírus, é uma outra forma de produzir a imunização. É isso que faz com que a forma de administrar seja diferente”, explica.


Se eu perder o prazo para o reforço, eu perco a imunização?


Segundo Ivana, mesmo com o atraso da segunda dose, o efeito da vacinação deve ser o mesmo. Mas há o risco de que a pessoa pegue a covid neste intervalo de tempo entre as vacinas e, sem a imunização completa, sofra um quadro grave da doença.


Perdi o prazo da segunda dose. O que devo fazer?


Em Fortaleza, a segunda dose da vacina contra covid-19 está sendo aplicada em idosos e profissionais da saúde, que já receberam a primeira dose nos últimos meses. Segundo o coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares, cada um desses grupos deve agir diferentemente em caso de perda do prazo da segunda dose.


“No caso dos idosos, se você perdeu a sua segunda dose por algum motivo, porque estava doente, não pode comparecer ou não tinha como se transportar naquele dia para o local de vacinação, você pode, levando o cartão de vacinação, comparecer a um dos quatro drives ou nos quatro cucas e se vacinar neste local”, explica Erlemus Soares.


Em Fortaleza, a segunda dose está sendo aplicada nos drives da Arena Castelão, Centro de Eventos e nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy. A orientação é que os idosos que perderam o prazo procure, o mais rápido possível, um desses pontos.


Já nos profissionais da saúde, quem perder a segunda dose da vacinação deve comparecer ao Centro de Eventos levando o cartão de vacinação.


Tomei a primeira dose de um tipo de imunizante, posso tomar a segunda de outro tipo?

Segundo a supervisora do Centro de Vigilância e Educação Permanente em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará, Lígia Lucena, a recomendação é que a pessoa tome, na segunda dose, o mesmo tipo de imunizante recebido na primeira.


“Até o momento não temos evidências científicas de que a mistura de doses de fabricantes diferentes produza algum efeito contra a covid-19. Por isso, a recomendação sobre a importância de levar o cartão de vacinação da covid e apresentar ao profissional de saúde quando for tomar a 2° dose”, explica.

Com informações do GC MAIS


#Artigo_Semanal_em_12_04_2021

CEM DIAS DE GESTÃO MARACANAUENSE PRA ESQUECER? PORQUE O AUMENTO NA PANDEMIA FOI DE MAIS DE 200 MORTES E 7.000 INFECTADOS, QUE PODE SER PELA INEFICIÊNCIA DA PREFEITURA? JÁ QUE ESTA SÓ AGIU QUANDO LARGOU O NEGACIONISMO, SÓ COM MEDIDAS EDUCATIVAS?  PORQUE NEM PARECE SER A 2ª CIDADE DE MAIOR PIB DO ESTADO? DEVIDO NÃO TER PROGRAMAS SOCIAIS PARA ENFRENTAR A FOME DAS FAMÍLIAS SEM RENDA ALÉM DA DOENÇA? POR QUE O "PREFEITO MILIONÁRIO SEM OLHAR SOLIDÁRIO" SUMIU EM GRANDE PARTE DO TEMPO? E NÃO EXPLICA O QUE FEZ COM O DINHEIRO DA MERENDA DOS ALUNOS, QUE MUITOS SÓ TINHAM O QUE COMER NA ESCOLA EM UM PERÍODO DO DIA? QUE MESMO DECRETADO CALAMIDADE PÚBLICA É INCAPAZ DE ATENDER ÀS MAIORES NECESSIDADES DA POPULAÇÃO COM AUXÍLIOS ÀS FAMÍLIAS SEM RENDA, EVITANDO O AUMENTO DA VULNERABILIDADE  AO COVID, POIS DINHEIRO A PREFEITURA TEM

Contra fatos não há argumentos. Com isso na gestão pública se engana os políticos que propagam balanços que não tem nada haver com a realidade. Irão se desgastar e indignar a população mais ainda. Agora cada vez mais, devido a força das Redes Sociais e a imprensa alternativa. Que estar em desconstrução da imagem de falsos líderes demagogos e hipócritas. Além de incapazes de enfrentar uma pandemia . NOS CEM DIAS QUE DEIXARAM MUITO A DESEJAR DEVERIA TER SIDO COMO? Então! por ser um dos primeiros municípios a decretarem Calamidade Pública no Ceará, há cerca de 70 dias, podendo gastar a "torto e direito"  criaria um Comitê de Enfrentamento ao Covid. Em que as principais medidas seriam: Testagem rápida da população, após encaminhamento dos médicos, Centro de isolamento para os infectados que não tivessem condições em casa e acompanhamento domiciliar dos outros, medidas de isolamento social rígido e auxílios aos trabalhadores autônomos mais afetados, fiscalização rígida dos órgãos da Prefeitura junto com a Polícia Militar nos locais que houve denúncias de aglomerações, vacinação organizada com cadastro em app municipal com transparência e vacinômetro, disponibilidade de dezenas de leitos a partir de fevereiro e presença dia e noite do prefeito na linha de frente. OLHAR DE GESTOR MILIONÁRIO QUE MORA FORA FEZ OU NÃO FEZ A PANDEMIA SER MAIS DEVASTADORA?

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários