Cloroquina: por que ela pode matar o paciente?

Sociedade de Pneumologia e Tisiologia publicou nota alertando que “a prática é certamente danosa ao já combalido sistema respiratório do paciente”, e que o procedimento pode “causar consequências a longo prazo como insuficiência respiratória crônica”.


OLHA SÓ TAMBÉM


O que fazer se sentir os sintomas da Covid? Quais os 8 sintomas que a pessoa deve imediatamente se isolar?

Covid: remédio barato para rinite entra no rol dos remédios para combate a doença 

Maracanaú: Detran volta a atender público de forma presencial a partir desta 3ª (13)

Maracanaú: em 10 dias de abril registra mais de 50 óbitos e 1.700 novos infectados, 24h antes do fim do lockdown

Maracanaú: duas mulheres são assassinadas, uma delas transexual no final de semana


Uma prática comum no tratamento de doenças respiratórias tem sido apropriada de forma irregular em pacientes com Covid-19: a nebulização. Inalar comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina diluídos em soro fisiológico pode agravar a inflamação pelo coronavírus e levar à morte.


No Brasil, pelo menos oito pessoas com Covid já morreram após receberem aplicação do procedimento de forma clandestina, três no Rio Grande do Sul e cinco no Amazonas, na capital Manaus.


No último dia 25 de março, a Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia publicou nota alertando que “a prática é certamente danosa ao já combalido sistema respiratório do paciente”, e que o procedimento pode “causar consequências a longo prazo como insuficiência respiratória crônica”.


O QUE É NEBULIZAÇÃO?


O médico pneumologista Ricardo Coelho Reis, presidente da Sociedade Cearense de Pneumologia e Tisiologia, explica que a nebulização é um procedimento formal da medicina, utilizado em pacientes com asma, por exemplo. 


É transformar uma medicação em uma partícula muito pequena, que possa ser inalada, vencer as barreiras de proteção e chegar na intimidade do pulmão, onde é absorvida e age.

RICARDO COELHO REIS

pneumologista e intensivista

A principal vantagem, segundo ele, é que a terapia vai direto para o órgão que quer tratar, “portanto está indicada para tratar doenças do pulmão, das vias aéreas, como asma e enfisema pulmonar. No caso de pneumonia, por exemplo, não vai funcionar.”  


Outro benefício é a redução da ocorrência de efeitos adversos, já que estes são gerados, na maioria das vezes, por meio da circulação do medicamento pelo sangue, como aponta Dr. Ricardo. Mas essa diminuição só ocorre “se usadas medicações preparadas para inalação, como broncodilatadores”.


POR QUE NEBULIZAÇÃO DE CLOROQUINA PODE MATAR O PACIENTE?


A cloroquina e a hidroxicloroquina são comprimidos fabricados para administração via oral, ou seja, a inalação das substâncias tem potenciais riscos de prejuízo ao organismo, como pontua o pneumologista.


Além da medicação, tem um talco que é o veículo do comprimido. Inalar pode causar efeitos adversos, inflamar ainda mais o pulmão, causar sangramento, maior inflamação dos bronquíolos, broncoespasmo, e piorar o quadro do paciente.

As partículas inaladas podem também “se depositar no pulmão, causar uma reação inflamatória crônica e levar a um processo de fibrose, que é um envelhecimento precoce e perda da função pulmonar. Muitas medicações têm esse potencial, isso pode acontecer”, acrescenta Ricardo. 


CLOROQUINA E HIDROXICLOROQUINA SÃO INEFICAZES PARA COVID


Além de todas as contraindicações da nebulização, o médico relembra que “não há comprovação científica nenhuma de que cloroquina e hidroxicloroquina mudaram positivamente o desfecho da Covid, podem até piorá-lo. Elas podem causar, por exemplo, arritmias cardíacas”.


O alerta é reforçado pelo infectologista Roberto da Justa, professor do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e integrante do Coletivo Rebento.


O Kit Covid dá ao paciente uma falsa sensação de tratamento e prevenção, o que faz com que ele se exponha mais, levando a mais internamentos e mais mortes. Esses medicamentos não são mais usados para Covid em nenhum lugar do mundo, só no Brasil.


ROBERTO DA JUSTA

infectologista


Sobre a prática de inalação dos comprimidos, o infectologista é categórico: deveria ser criminalizada. “Isso pode causar broncoespasmos, como se fosse uma crise asmática aguda; insuficiência respiratória aguda; infecção, porque pode levar microorganismos ao pulmão. Múltiplos efeitos, de inócuos até os letais”, alerta.


QUE MEDICAMENTOS USAR CONTRA COVID?


Cientificamente, não existe antiviral capaz de combater o Sars-CoV-2, que causa a Covid-19, como reforça Dr. Roberto da Justa. “As estratégias que vêm sendo adotadas são uso de corticoide e de anticoagulantes para pacientes mais graves, além de suporte de oxigênio e hidratação, que trazem impacto positivo”, lista o médico.


Em nota, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) informou que “a nebulização de hidroxicloroquina e cloroquina não é prática orientada no Estado, em nenhuma diretriz para tratamento de nenhuma doença é recomendado o uso de comprimidos por via inalatória”.


Todas as condutas a serem adotadas pelos profissionais de saúde na linha de frente, acrescenta a Pasta, “estão recomendadas no protocolo estadual de manejo clínico da Covid-19”.

Com informações do Diário do Nordeste.



#Artigo_Semanal_em_12_04_2021

CEM DIAS DE GESTÃO MARACANAUENSE PRA ESQUECER? PORQUE O AUMENTO NA PANDEMIA FOI DE MAIS DE 200 MORTES E 7.000 INFECTADOS, QUE PODE SER PELA INEFICIÊNCIA DA PREFEITURA? JÁ QUE ESTA SÓ AGIU QUANDO LARGOU O NEGACIONISMO, SÓ COM MEDIDAS EDUCATIVAS?  PORQUE NEM PARECE SER A 2ª CIDADE DE MAIOR PIB DO ESTADO? DEVIDO NÃO TER PROGRAMAS SOCIAIS PARA ENFRENTAR A FOME DAS FAMÍLIAS SEM RENDA ALÉM DA DOENÇA? POR QUE O "PREFEITO MILIONÁRIO SEM OLHAR SOLIDÁRIO" SUMIU EM GRANDE PARTE DO TEMPO? E NÃO EXPLICA O QUE FEZ COM O DINHEIRO DA MERENDA DOS ALUNOS, QUE MUITOS SÓ TINHAM O QUE COMER NA ESCOLA EM UM PERÍODO DO DIA? QUE MESMO DECRETADO CALAMIDADE PÚBLICA É INCAPAZ DE ATENDER ÀS MAIORES NECESSIDADES DA POPULAÇÃO COM AUXÍLIOS ÀS FAMÍLIAS SEM RENDA, EVITANDO O AUMENTO DA VULNERABILIDADE  AO COVID, POIS DINHEIRO A PREFEITURA TEM

Contra fatos não há argumentos. Com isso na gestão pública se engana os políticos que propagam balanços que não tem nada haver com a realidade. Irão se desgastar e indignar a população mais ainda. Agora cada vez mais, devido a força das Redes Sociais e a imprensa alternativa. Que estar em desconstrução da imagem de falsos líderes demagogos e hipócritas. Além de incapazes de enfrentar uma pandemia . NOS CEM DIAS QUE DEIXARAM MUITO A DESEJAR DEVERIA TER SIDO COMO? Então! por ser um dos primeiros municípios a decretarem Calamidade Pública no Ceará, há cerca de 70 dias, podendo gastar a "torto e direito"  criaria um Comitê de Enfrentamento ao Covid. Em que as principais medidas seriam: Testagem rápida da população, após encaminhamento dos médicos, Centro de isolamento para os infectados que não tivessem condições em casa e acompanhamento domiciliar dos outros, medidas de isolamento social rígido e auxílios aos trabalhadores autônomos mais afetados, fiscalização rígida dos órgãos da Prefeitura junto com a Polícia Militar nos locais que houve denúncias de aglomerações, vacinação organizada com cadastro em app municipal com transparência e vacinômetro, disponibilidade de dezenas de leitos a partir de fevereiro e presença dia e noite do prefeito na linha de frente. OLHAR DE GESTOR MILIONÁRIO QUE MORA FORA FEZ OU NÃO FEZ A PANDEMIA SER MAIS DEVASTADORA?

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPA) traz Um Novo Olhar pra Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários