Especialista revela que um hábito diário pode estar agravando quadros de pele seca, irritada e até causar eczema
Na hora do banho, a escolha entre sabonete líquido e sabonete em barra pode fazer mais diferença do que se imagina. Segundo o dermatologista norte-americano David Johnson, o uso diário de sabonetes em barra pode ser prejudicial, especialmente para pessoas que sofrem com pele seca, sensível ou irritada.
Em entrevista à revista Parade, o especialista afirmou que muitos sabonetes em barra disponíveis no mercado contêm perfumes intensos e agentes de limpeza agressivos que comprometem a barreira protetora natural da pele. “Trabalho há anos com pacientes que têm pele seca e irritada. Um hábito comum entre eles é o uso diário de sabonete em barra, sem saber que isso está agravando o problema”, explicou.
O dermatologista alerta que, ao danificar a camada externa da pele, o sabonete pode deixá-la mais seca, áspera e até provocar ou piorar condições como dermatite atópica (eczema). "Essa barreira é essencial para manter a hidratação e proteger contra agressões externas. Quando ela é comprometida, os efeitos aparecem rapidamente", acrescentou.
Para quem prefere sabonetes em barra, a recomendação é optar por versões mais suaves e com ingredientes hidratantes. “Produtos com manteiga de karité, glicerina, aveia coloidal ou óleos vegetais ajudam a manter a pele nutrida e menos suscetível ao ressecamento”, orienta o especialista.
A alternativa mais segura para quem tem pele sensível, segundo Johnson, continua sendo o sabonete líquido, formulado com pH equilibrado e menor concentração de fragrâncias.
(Com informações do R7)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_30_04_2025
ABSURDO! ATÉ AS AVENIDAS QUE FORAM INAUGURADAS, HÁ POUCO TEMPO, EM MARACANAÚ ESTÃO ESBURACADAS E COM POÇAS, PREJUDICANDO ATÉ OS PEDESTRES; MAIS UM ANO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO SOFRE MAIS AINDA NO PERÍODO CHUVOSO; JÁ SÃO 21 ANOS QUE O GRUPO QUE ESTAR NO PODER NÃO ACABA COM ESSE SOFRIMENTO DOS/DAS MARACANAUENSES
Percebe-se o quão uma gestão municipal é capaz e humana logo quando se ver como está a cidade visualmente. Porque custa acreditar que um gestor que quer o melhor possível para a sua população não se preocupe com as ruas e avenidas. Que um bom gestor fique parado deixando a população sofrer muito a cada período chuvoso. Em Maracanaú, a população, há décadas, sofre cada vez mais no 1º semestre do ano com o abandono das ruas e avenidas, tornando a mobilidade urbana um caos. Nem parece que é uma das cidades que mais arrecada no Estado. A desculpa que é assim mesmo, não tem como se livrar das chuvas que arrasa as ruas e avenidas mesmo, não cola mais. Porque bastava ter uma pavimentação da devida qualidade, de acordo com o custo bancado com os recursos públicos, que as ruas e avenidas da Cidade não ficariam tão deterioradas. Prejudicando até os pedestres. Em destaque, as que fazem suas caminhadas. Tão necessárias para ter uma melhor saúde. Mas também as pessoas que batalham muito para terem um transporte e logo estão com problemas, porque a má gestão pública municipal não proporciona a população ruas e avenidas que não passem boa parte do ano difícil de se transitar como deveria ser. Sem falar que o dia a dia de quem pega transporte público fica muito mais difícil. Já que se o transporte demora muito para passar nas paradas, quando as ruas e avenidas estão deterioradas para passar o transporte é uma uma maior eternidade ainda. Dava para as ruas e avenidas de Maracanaú serem uma boa referência, se tivesse uma gestão municipal que focasse mais no que é essencial para boa parte da população que necessita muito de uma boa gestão na Prefeitura. Se faz a manutenção das ruas com uma fiscalização da gestão municipal, para que seja realizada com um bom material e o trabalho seja bem feito, coisa que um vereador da situação mesmo, já denunciou o péssimo trabalho de engenharia, e ensinou como se deveria fazer um bom trabalho. Se faz bem feito as obras de manutenção das ruas, reduziria muito o imenso descontentamento da população nesse período do ano? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário