É possível fazer portabilidade de dívida? Entenda como funciona e quando vale a pena

Saiba se é possível fazer uma portabilidade de dívida e quais as vantagens de considerar essa opção para o seu contrato


Quando o empréstimo ou financiamento deixa de ser vantajoso, a portabilidade de dívida se torna uma opção interessante. Muitas vezes, aumento de juros ou prazos pouco flexíveis tornam o contrato desinteressante para o cliente. Nesse caso, mudar para outro banco pode trazer condições melhores, além de ajudar a reorganizar a vida financeira.

O que é portabilidade de dívida?

A portabilidade de dívida permite ao consumidor transferir a pendência de uma instituição financeira para outra que tenha condições melhores, como taxas de juros mais baixas ou prazos mais vantajosos. O objetivo é ajudar o cliente a pagar menos pelo mesmo valor do contrato, mas sem aumentar o saldo final. Essa possibilidade vale para modalidades como empréstimos pessoais, crédito consignado, financiamento de veículos e até mesmo cartão de crédito.

É possível fazer?

Qualquer pessoa que tenha um contrato ativo de crédito com um banco pode solicitar a portabilidade de dívida, que é um direito garantido pelo Banco Central. E o banco de origem não pode recusar a solicitação, desde que a nova instituição aceite assumir a dívida nas condições propostas. É importante lembrar que, ao fazer a portabilidade, a instituição não pode aumentar o valor da dívida, apenas mudar os prazos e taxas.
Como fazer a portabilidade de dívida?

A portabilidade é simples, mas exige atenção na hora de escolher a melhor opção. Primeiro, solicite ao banco atual o saldo devedor atualizado e todas as informações do contrato, como CET (Custo Efetivo Total) e número de parcelas restantes. Em seguida, pesquise as instituições com as condições melhores. Ao encontrar um banco que atenda às suas necessidades, veja se tem aprovação no pedido, e, em casos positivos, a dívida sairá da empresa anterior, com taxas e prazos atualizados.

Essa ferramenta é uma aliada para quem quer economizar juros e encontrar as melhores propostas sem precisar de renegociação. Além de ser autorizado pelo Banco Central, também é um direito do cliente. Por isso, vale a pena avaliar as opções e escolher a instituição que pode te atender!

(Com informações do iG)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_04_2025

NOS 100 DIAS DO 4° MANDATO DO GESTOR MUNICIPAL DE MARACANAÚ MAIOR DESTAQUE É NEGATIVO COM MAIS DE 90% DA POPULAÇÃO DETONANDO O QUE ESTÁ VENDO ATÉ AGORA, EM 2025; ESPELHO DE UM GRUPO POLÍTICO SUPER DESGASTADO QUE A MAIORIA DA POPULAÇÃO GOSTARIA DE VÊ-LO DISTANTE DA PREFEITURA

A história mostra que uma gestão que passa muito tempo no poder está fadada ao fracasso. Em se tratando da gestão pública, muita gente vai ser sacrificada por isso. Depois de mandatos acumulados de um grupo político acaba que é muito difícil de em mais um mandato que completa 100 dias de gestão que poderia ser de muitas coisas boas e satisfação a ser compartilhada pela a população, o que terá é um descontentamento enorme, em que a população não dispensa nem as redes sociais da prefeitura. A maioria e com muitos motivos para isso acaba detonando a publicação da prefeitura se vangloriando pelos 100 dias de mais um mandato. O que se o grupo que está no poder tivesse vergonha na cara, não mais faria o que se possa imaginar para ganhar mais uma eleição e querer se perpetuar no poder, mesmo sendo rejeitado pela a maioria da população. Percebe-se que quem não é competente, não é empático, humano, ético, altruísta, nunca vai mudar na gestão pública. Vai é cada vez mais fazer de tudo para ganhar eleição. Como também continuar não atendendo a população no que mais ela necessita e deseja. Levando em conta o que as áreas essenciais da gestão deve disponibilizar as pessoas. Que em vez de mudar e se tornar uma gestão mais realizadora, acaba cada vez mais estagnado a vida das pessoas e da cidade. Que pode demorar a população a se sobressair nessa situação. Sendo necessário a população detonar muito a má gestão, o que sempre acontece. Porque não tem como ficar calado com o malfeito. Por isso, em Maracanaú, ao completar 100 dias do 4º mandato do chefe do grupo político que se perpetua no poder, o que se destaca é a postagem das lamentações, para não dizer o muro das lamentações. Pois a população é inteligente. Sabe que é um momento oportuno para se chamar muito atenção. Num momento que os governantes esperam ser reconhecidos e aplaudidos, mas não tem jeito, com o tempo, a população vai detonar muito, não livrando nem as redes sociais da prefeitura. O que acaba sendo muito bom, por um lado, porque a maioria da população logo logo vai perceber a realidade e como se faz necessário mudar isso. A grande  mudança cada vez mais está se fortalecendo e é só questão de tempo para um novo ciclo na gestão municipal de Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 



























Comentários