Com escolhas inteligentes de tecido, impermeabilização e rotina de limpeza, é possível preservar o estofado por mais tempo
Afinal, nem os pequenos nem os bichanos se preocupam com a limpeza e aparência do móvel. Mas você sim! A boa notícia é que, embora pareça desafiador, é possível manter o estofado da casa limpo e em bom estado.
Para isso, são necessários alguns cuidados, como explica Andressa Sturm, coordenadora de produtos da Anjos Colchões & Sofás. A especialista destaca que a higienização e manutenção corretas oferece uma série de benefícios.
O primeiro deles é evidente: a harmonia da casa. Já a retirada do acúmulo de pelos, poeiras e outras sujeiras evita alergias, como rinite. Por fim, o bolso também é favorecido. Isso porque, a depender do modelo e da qualidade, a vida útil de um sofá pode variar entre 5 a 25 anos.
"No entanto, esse móvel tão durável pode perder sua longevidade quando se torna o palco das travessuras das crianças e dos pets, com riscos de rasgos, manchas e acúmulo de pelos", ressalta Sturm.
Filhos e animais de estimação: como manter o seu sofá como?
- Tecidos resistentes e práticos
Não é fácil aguentar eventuais brincadeiras das crianças, sobretudo se somadas com unhas e dentes de cães e gatos. Por isso, dê preferência a materiais resistentes para o estofado. O couro, por exemplo, não é recomendado para quem donos de gatos. Embora não grude pelos, é frágil contra as garrinhas dos felinos.
"Além disso, a atenção precisa ser redobrada por terem o pelo mais fino e entrar com maior facilidade no meio dos tecidos. Já existem no mercado opções desenvolvidas especialmente para quem tem pet em casa, com revestimentos tecnológicos fáceis de limpar, com proteção antibacteriana e resistentes contra odores e rasgos”, acrescenta Sturm.
- Impermeabilização
A prática oferece proteção extra contra líquidos, sujeira e manchas, fenômenos comuns para quem tem crianças e pets. A película do material impede que sucos, leites ou xixi de pet, entrem nas fibras do sofá.
“A impermeabilização do estofado é uma excelente solução para evitar manchas difíceis e o acúmulo de sujeira e pelos. Com ela, o sofá se mantém limpo por mais tempo, o que ajuda a prolongar sua durabilidade”, aconselha a especialista.
- Limpeza regular
Use um aspirador de pó e produtos específicos para estofados regularmente. A frequência ajuda a evitar que odores ou manchas grudem no material com o passar do tempo. Sturm recomenda usar um bocal adequado para retirar sujeiras e pelos não só da superfície, como também dos cantos.
"Cada tipo de tecido exige cuidados específicos, por exemplo, os materiais mais delicados precisam de um limpador suave. Outra dica útil é usar fitas ou rolos adesivos para facilitar a remoção dos pelos de pets”, finaliza.
(Com informações do iG)
#Artigo_Semanal_em_24_04_2025
PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE MARACANAÚ, DEPOIS DE ANOS DE ATRASO, RECEBEM TABLETS SEM COMEMORAREM, POIS, EM VEZ DISSO, QUEREM QUE AS SALAS DE AULA TENHAM AR-CONDICIONADOS, AS ESCOLAS SEJAM REFORMADAS E SEJA REALIZADO LOGO O PAGAMENTO RELACIONADO A PROGRESSÃO (PARA QUEM TERMINOU MESTRADO E DOUTORADO), IGUALMENTE FORTALEZA, E NÃO CONTINUE DEMORANDO MAIS DE 2 ANOS
A educação é uma das três áreas essenciais da gestão pública e tem muito recurso público. Justamente para atender a população da forma devida. Para todos e todas terem um ensino de qualidade, proporcionando boas condições de aprendizado aos estudantes. Valorizar os profissionais da educação e ter escolas de qualidade. Não ter isso, como em Maracanaú, numa cidade que tem uma grande arrecadação, é praticar injustiça social. Além de um atestado de incompetência. Que acaba comprometendo até o trabalho que dar para ser feito com os recursos disponíveis. Já que como estudantes vão ter uma boa formação escolar: cidadã, socialização, desenvolvimento cognitivo e conhecimento? Se as escolas estão sucateadas e os professores não estão sendo valorizados e respeitados, como deve ser. Uma Cidade de mais de 200 mil habitantes que tem Polo Industrial, e faz limite com a Capital do Estado, deve ter uma educação pública de qualidade. O grupo que está no comando da Cidade não tiver capacidade para realizar isso, tem que ser substituído. Porque os professores precisam ter uma gestão pública que disponibilize escola com a devida estrutura. Além de remunerar e repassar todos os direitos trabalhistas e previdenciários “bem direitinho” a estes profissionais, que todos e todas tem um/a professor/a. Com isso Maracanaú estará sendo digno com seus educadores, ao contrário, muitas pessoas não vão conseguir avançar na vida e nem conseguirem cumprir seu papel social, da forma devida. Fazer o devido trabalho na educação, é investimento. Porque estudantes bem-preparados vão proporcionarem maior desenvolvimento da sociedade. E nas grades desafios do cotidiano podem ser alcançados os melhores resultados. Menos desigualdade social e racial. Pois, segundo alguns autores, a educação tem a condição de alavancar a esfera pública. Imagine como Maracanaú poderia ter as famílias maracanauense sendo atendidas de uma forma que teria mais qualidade de vida. Com a Rede Pública de Educação maracanauense sendo referência em boa gestão e qualidade no ensino, etc. Quando alguém vai fazer isso em Maracanaú? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário