3 alimentos que fortalecem as unhas e renovam o brilho do cabelo



De fato, é comum que muitas mulheres se preocupem em manter unhas e cabelos sempre bonitos, fortes e resistentes. E, nesse cuidado, a queratina exerce um papel essencial.

Presente naturalmente na pele, nos cabelos e nas unhas, a queratina é uma proteína fundamental para a resistência, o brilho e a saúde dessas partes do corpo.

Embora seja fácil encontrar produtos de beleza com queratina na composição, a boa notícia é que também é possível estimular sua produção por meio da alimentação.

Isso porque, certos alimentos contêm nutrientes que ajudam a fortalecer unhas e cabelos de dentro para fora, evitando a quebra e a opacidade.

Nesta quinta-feira, 10, traremos três alimentos ricos em nutrientes que contribuem para a produção natural de queratina no organismo.

Ovo

Primeiramente, o ovo é uma excelente fonte de proteínas de alta qualidade, além de conter nutrientes que favorecem a produção de queratina no corpo.

Ele é especialmente rico em biotina, uma vitamina do complexo B diretamente envolvida na síntese da queratina, de acordo com apurações do TV Foco e informações do portal Cláudia.

Além disso, fornece selênio, riboflavina e as vitaminas A e B12, que ajudam a fortalecer unhas e cabelos, promovendo crescimento saudável e brilho.

Sementes de girassol

As sementes de girassol fornecem uma boa dose de biotina e proteínas, que estimulam a formação de queratina.

Além disso, são ricas em vitamina E, um antioxidante que combate os danos causados pelos radicais livres.

Outros nutrientes presentes incluem cobre, selênio e ácido pantotênico – todos importantes para a saúde dos cabelos, unhas e pele.

Batata-doce para unhas fortes

A batata-doce é um alimento altamente nutritivo e também ajuda o corpo a produzir mais queratina.

Ela contém potássio, manganês e vitaminas B6 e C. O destaque, no entanto, vai para os carotenóides da provitamina A, compostos que o corpo converte em vitamina A.

A vitamina A é essencial para a produção de queratina e para manter cabelos e pele saudáveis e bem cuidados.

Como manter as unhas fortes?

Por fim, além de incluir esses alimentos na alimentação diária, alguns hábitos simples ajudam a manter as unhas resistentes e bonitas. Veja as dicas:

  • Hidrate com frequência: Use cremes ou óleos próprios para unhas e cutículas
  • Evite roer ou usá-las como ferramenta: Isso pode enfraquecer e causar quebras
  • Use base fortalecedora: Prefira opções com queratina, biotina ou cálcio
  • Tenha uma alimentação equilibrada: Invista em alimentos ricos em proteínas, ferro, zinco e vitaminas do complexo B
  • Evite acetona: Opte por removedores sem acetona, que são menos agressivos
  • Use luvas ao realizar tarefas domésticas: Produtos químicos podem danificar as unhas
  • Não lixe demais os cantos: Isso pode causar rachaduras e lascas
  • Dê um tempo entre as esmaltações: Deixe as unhas “respirarem” por alguns dias
  • Beba bastante água: A hidratação interna também reflete na saúde das unhas

Considerações finais

Em suma, a queratina é um dos principais pilares da saúde capilar e da resistência das unhas. Apostar em alimentos como ovo, batata-doce e sementes de girassol é uma maneira natural, acessível e eficaz de fortalecer o organismo e realçar a beleza.

(Com informações do Metrópoles)

#Artigo_Semanal_em_07_04_2025

INACEITÁVEL! PREFEITURA DE MARACANAÚ DEIXA DE DÁ ASSISTÊNCIA ÀS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS FORTES CHUVAS E ENCHENTE PARA GASTAR COM SHOW CARÍSSIMO, PARA INAUGURAÇÃO DE REFORMA DE AVENIDA, QUE ESTÁ LONGE DE SER O QUE MAIS A POPULAÇÃO NECESSITA E DESEJA

Uma gestão municipal competente não deve fazer vista grossa no que a população mais necessita e deseja. Deve fazer de tudo para que os recursos públicos sejam mais aproveitados pela a maioria da população, dentre esta quem mais necessita. Ficar atenta nas mudanças e sempre ter realizações que atendam quem mais precisa no momento. A gestão deve ser capaz, ética e trabalhadora. Jamais gastar milhões com o que não é prioridade. Uma cidade que há décadas sofre com grande inundação, percebe-se, que a gestão de um mesmo grupo político, não faz o que deveria. Pois Maracanaú tem recursos públicos suficiente para ter uma rede de saneamento básico digna de uma cidade com mais de 200 mil habitantes que tem um Polo Industrial que proporciona uma das maiores arrecadações do estado. Em Maracanaú, no período chuvoso, mesmo todos anos a população sofre muito com alagamentos e doenças por conta da falta de saneamento básico, a gestão municipal parece não está nem aí. Quando em momento que a população mais sofre, numa falta de empatia imensurável, a gestão municipal gasta dinheiro com show para inaugurar reforma de avenida. Nota-se que não há nem clima para esses eventos. Mas o gestor como a maioria de quem ocupa o alto escalão com cargos de confiança só quer saber é de disponibilizar “Pão e Circo” à população. Demonstrando a total incapacidade de gerir uma cidade da Região Metropolitana que tem mais de 200 mil habitantes. CHEGANDO À  DUAS DÉCADAS PERDIDAS, tirando de uma geração o direito de vivenciar o que Maracanaú tem condições de lhe proporcionar. Porque se fosse capaz, faria de Maracanaú uma cidade referência  em gestão pública, o que atrairia muitos mais recursos públicos e começaria a atrair investimentos do setor privado (Que viria investir muito na cidade). E a população iria ter o Maracanaú que está sendo negado esse direito. Por isso que cada vez mais a população demonstra grande descontentamento por ainda não ter entrado em outro ciclo de gestão pública? Que a cada dia que se passa se aproxima muito da cidade ter cara nova e recuperar o tempo perdido? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 











Comentários