Saiba quais são os riscos do uso excessivo de descongestionante nasal

Médica alerta sobre o perigo de medicação ser absorvida pelo organismo

O outono chegou e algumas doenças são mais comuns nessa época do ano, como gripes, resfriados, rinites e sinusites e um dos sintomas em comum é o nariz entupido. Para aliviar, muita gente abusa do uso de descongestionante nasal, que pode causar risco à saúde se usado em excesso.

A médica otorrinolaringologista VanessaPamplona explica que os descongestionantes nasais atuam diminuindo o tamanho dos vasos sanguíneos, e dessa forma, murchando, de forma rápida, os cornetos, que são “carnes esponjosas” que podem obstruir o nariz.

"O problema é que essa medicação vai ser absorvida pelo corpo e vai atuar não somente no nariz, mas em todo o corpo do paciente, podendo gerar dor de cabeça, arritmia ou pressão alta, por exemplo", explica a especialista.

Segundo a profissional, não existe um remédio mais indicado para a função de desentupir o nariz. "A questão é usar, se necessário, por pouco tempo: por 2 a 5 dias, por exemplo, num quadro de gripe ou rinite. Mais que isso, pode gerar o efeito rebote e um possível vício", alerta

Criança pode usar descongestionante nasal?

As crianças não podem usar descongestionante nasal de vasoconstrictores. "Para descongestionar o nariz de crianças, usamos soro fisiológico e, se indicado pelo médico, corticoides nasais", explica.

Causas do nariz entupido

- Gripes

- Resfriados

- Rinites

Essas doenças podem gerar uma obstrução nasal temporária, que com lavagem com soro fisiológico ou corticoide nasal, melhoram.

"Nariz entupido que não melhora, com tratamento com medicações, ou com lavagem com soro, podemos pensar na adenoide, muito comum na infância, quando, eventualmente, precisamos pensar em tratamento cirúrgico", diz a médica. 

Nos adultos ocorre muito por desvio de septo, que também precisaria de uma avaliação do otorrinolaringologista para saber se tem indicação de cirurgia.

(Com informações do Terra Online)


#Artigo_Semanal_em_24_03_2025

EM PLENO PERÍODO DE EVENTO RELIGIOSO PROMOVIDO PELA A PREFEITURA DE MARACANAÚ, POPULAÇÃO PROTESTA NAS REDES SOCIAIS, PORQUE A CIDADE CONTINUA COM AS RUAS CHEIAS DE LIXO E A IMENSIDÃO DE FUMAÇA DAS QUEIMADAS NO ATERRO SANITÁRIO CONTINUA PIORANDO A VIDA DE MORADORES DOS BAIRROS PRÓXIMOS

A gestão municipal tem que fazer de tudo para a cidade ter uma limpeza urbana da forma que se faz necessária. É inexplicável que em uma cidade com mais de 200 mil habitantes, Pólo Industrial e que está entre as que mais arrecadam no Estado, abandone as ruas e piore a vida da população. Que nem com o aterro sanitário, a prefeitura está tendo a devida gestão. Poluindo os bairros próximos com uma nuvem de fumaça que faz as pessoas sofrerem. Se não bastasse a poluição do Polo Industrial. Recursos Públicos a prefeitura tem demais para realizar uma força tarefa que acabe com todos estes problemas. Que durante esses meses de sofrimento a população fica mais indignada ainda porque a gestão municipal fica gastando com eventos que não são prioridades. Como carnaval, futebol e evento para algumas religiões. A prefeitura tem que atender às maiores necessidades da população. Tem que ter empatia, humanidade, competência para não deixar quem mais precisa, ficar desamparada. É antiético um gestor em um momento que a cidade passa por quase uma calamidade pública, a cidade repleta de lixo, porque está sendo contratada outra empresa que vai realizar a limpeza pública da cidade, durante todo o processo licitatório, a população fica mergulhada no lixo. Pior, o aterro sanitário malcuidado poluindo mais ainda a cidade. Quando era para por tempo indeterminado contratar uma força tarefa para evitar que as pessoas tenham que lidar com uma sujeira enorme nas ruas. Que em período chuvoso esse problema tem uma gravidade maior ainda. Com o lixo se espalhando mais pelas ruas e entupindo os esgotos. Uma gestão municipal não pode só proporcionar “uma gestão de pão e circo”. A vida é o que mais interessa. Ficar gastando horrores com diversão, enquanto muita gente sofre porque a gestão municipal não disponibilizou Recursos Públicos para uma urgência, é de uma crueldade imensurável. A população tem mais é que protestar mesmo. Tem que cada vez mais juntarem forças para buscarem uma mudança de prioridades da prefeitura. Nem que para isso seja necessário tirar do poder quem não está cumprindo o seu devido papel social? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 






Comentários