O Carnaval pode ser um campo fértil para golpes financeiros, que vão desde o erro de valores na maquininha até fraudes realizadas via Pix ou com dinheiro em espécie.
O Carnaval é uma das épocas mais esperadas do ano, repleta de festas, bloquinhos e diversão. Porém, é também período em que golpes se multiplicam e colocam os foliões em risco de prejuízos financeiros.
Durante a folia, muitos costumam comprar bebidas e outros produtos com ambulantes, mas nem sempre conferem o valor correto que é digitado na maquininha antes de inserir a senha. Quando percebem, já é tarde, e o golpe já foi consumado.
Este é apenas um exemplo de como o Carnaval pode ser um campo fértil para golpes financeiros, que vão desde o erro de valores na maquininha até fraudes realizadas via Pix ou com dinheiro em espécie.
Mas, felizmente, existe uma forma simples e eficaz de se proteger contra essas armadilhas: utilizar meios de pagamento digitais.
Prevenção de golpes
De acordo com especialistas em segurança digital, é fundamental estar atento aos tipos mais comuns de golpes durante o Carnaval.
Eles sugerem sempre conferir o valor na maquininha antes de inserir a senha, não realizar transações financeiras em locais inseguros e, sempre que possível, usar pagamentos digitais, que oferecem mais controle e segurança.
Ricardo Gonçalves, diretor associado na ICTS Security, alerta que o uso de celulares em locais públicos também exige cautela.
O ideal é utilizar aparelhos de menor valor e, caso isso não seja possível, restringir o acesso a aplicativos financeiros apenas para transações de baixo valor.
"Evite atender ligações, tirar fotos, gravar vídeos e realizar outras atividades que exponham seu celular em locais públicos. Furtos e roubos costumam ocorrer quando há distração e exposição excessiva do aparelho, facilitando a ação dos criminosos”, disse.
“Manter-se atento e evitar o uso do celular em situações de risco pode reduzir a vulnerabilidade”, reforça Gonçalves.
Dica importante para quem caiu em golpes
Se você foi vítima de um golpe durante o Carnaval, o primeiro passo é tentar resolver diretamente com a loja ou ambulante envolvido.
Se isso não for possível, registre um boletim de ocorrência na delegacia e, no caso de fraudes via Pix, entre em contato imediatamente com o banco ou instituição financeira para tentar bloquear a transação.
Manter a calma e agir rapidamente é essencial para aumentar as chances de recuperar o valor perdido.
Vantagens dos pagamentos digitais
A 99Pay, conta digital da 99, surge como uma alternativa segura para o público que vai cair na folia.
Ao realizar pagamentos digitais com o saldo da sua conta 99Pay, o usuário evita a circulação de grandes quantias de dinheiro.
Além da segurança proporcionada, a 99Pay oferece outros benefícios para o usuário. Com lucros diários de até 110% do CDI, a 99Pay garante uma rentabilidade muito mais atraente que a poupança, permitindo que o saldo da conta digital cresça enquanto o usuário aproveita a folia.
Além disso, a plataforma oferece gestão eficiente de pagamentos via Pix, facilitando o controle financeiro de quem depende de um serviço rápido e acessível.
Ao usar a 99Pay, os foliões podem pagar suas corridas na 99 e outras compras diretamente pelo aplicativo, sem o risco de cair em fraudes.
A praticidade de gerenciar suas finanças de maneira simples e segura traz tranquilidade para quem deseja aproveitar o Carnaval sem se preocupar com golpes financeiros.
No App, o usuário pode definir um limite para transferência noturna no seu app e ter mais controle em suas transações:
- No app 99 > aba 99Pay, clique em Pix e depois escolha a opção "limites diurnos e noturnos"
- A aprovação do novo limite está sujeita a análise e pode levar de 24h a 48h para ser aprovada.
(Com informações do Terra)
#Artigo_Semanal_em_24_02_2025
ABSURDO! PREFEITURA DE MARACANAÚ SÓ CONSEGUE ATENDER 15 PESSOAS POR DIA, À QUEM BUSCA EMISSÃO DO NOVO DOCUMENTO DE IDENTIDADE; NA CIDADE QUE TEM MAIS DE 200 MIL HABITANTES E SE DESTACA NO ESTADO POR TER UMA GRANDE ARRECADAÇÃO ISSO É MENOSPREZAR A POPULAÇÃO
Percebe-se logo quando uma gestão municipal não trabalha corretamente, a partir do momento que não é realizado uma prestação de serviço da forma devida. De acordo com a necessidade da cidade e as condições que a Prefeitura tem. Não dar para ficar calado quando é realizada a emissão de um documento essencial só a 15 pessoas diariamente. Principalmente numa cidade de mais de 200 mil habitantes em que todas as pessoas tem que solicitar a emissão desse documento que é a Carteira de Identidade Nacional (CIN). A sensação é de uma grande falta de compromisso da gestão municipal em não atender da forma devida a população. Porque não dá para compreender que a Prefeitura de Maracanaú não tenha condições de atender mais de 15 pessoas por dia que deseja obter a CNI. Que na verdade dava para a Prefeitura emitir muito mais e em muitos locais. Pois não dá nem para imaginar quantos anos a população de Maracanaú vai conseguir o seu novo documento, a depender da morosidade que vergonhosamente é praticada por uma cidade Polo Industrial que tem uma das maiores arrecadações do Estado. Até quando a gestão municipal de Maracanaú não vai atender da forma devida a população? Que geralmente todos os serviços públicos são muito insuficientes. Nos últimos 20 anos, a insatisfação só aumenta. Para onde se vira, tem gente sendo sacaneada, a palavra é essa, a não ter o atendimento devido. Da forma que se espera numa cidade que era para ter uma gestão municipal de boa referência. Contudo, o grupo que está no poder parece não ter empatia e competência para administrar uma cidade, que é uma das mais ricas do Estado. Enquanto continuar a perpetuação, de um grupo, no poder vai ser de mal a pior? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário