Relação foi publicada nesta segunda-feira (30/12), pelo governo Lula. A maioria dos feriados de 2025 cairá em dia de semana
A dois dias do início de 2025, aumentam as expectativas para a chegada do ano novo. Além de projetar um novo ciclo com saúde, paz e felicidade, é esperado que no novo ano as pessoas possam se programar.
A lista oficial de feriados e pontos facultativos de 2025 foi publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30/12). Ao todo, o próximo ano terá 10 feriados nacionais e oito datas de ponto facultativo.
Confira a lista:
Janeiro
O primeiro dia de 2025, nesta quarta-feira (1º/1), será o feriado de Dia da Confraternização Universal.
Fevereiro
Não haverá feriados nacionais e nem pontos facultativos.
Março
Ponto facultativo: segundo portaria publicada no Diário Oficial, o período de Carnaval terá ponto facultativo nos dias 3 e 4 de março. Já no dia 5 de março — quarta-feira de cinzas —, haverá ponto facultativo até às 14h.
Abril
O primeiro feriado nacional de abril será o da Paixão de Cristo, celebrado em uma sexta-feira, dia 18. Ainda no quarto mês de 2025, haverá também o feriado de Tiradentes, que será celebrado em uma segunda-feira, no dia 21.
A celebração do líder da Inconfidência Mineira será realizada em uma segunda-feira após o final um sábado e domingo que sucedeu à Semana Santa. Isso significa que a junção das duas datas pode gerar um feriadão!
Maio
O último feriado do primeiro semestre de 2025 será o Dia do Trabalho, em 1º de maio, uma quinta-feira. Não está prevista dispensa oficial na sexta-feira, mas para muitos o feriado na quinta pode emendar com a sexta e o fim de semana.
Junho
Ponto facultativo: em junho, de acordo com a portaria do governo, haverá ponto facultativo no dia de Corpus Christi, 19 de junho, uma quinta-feira. Na sexta (20/6), o governo também estabelece ponto facultativo. Essa programação emendaria datas de descanso
Setembro
Setembro é o mês da celebração da Independência do Brasil, com feriado no dia 7 de setembro deste ano, um domingo.
Outubro
Os feriados nacionais de 2025 continuam com a Dia de Nossa Senhora Aparecida, que será celebrada no dia 12 de outubro, um domingo.
Ponto facultativo: o décimo mês de 2025 também contará com ponto facultativo do Dia do Servidor Público federal, que embora seja 28 de outubro — uma terça
Novembro
Assim como os feriados de Independência e de Nossa Senhora Aparecida, o dia de Finados cairá em um domingo, no dia 2 de novembro. O penúltimo mês do ano também terá o Dia da Proclamação da República, no dia 15, um domingo; e o Dia da Consciência Negra em 20 de novembro, uma quinta-feira.
Dezembro
Para fechar o calendário de 2025, haverá o feriado do dia de natal — 25 de dezembro, que cai na quinta-feira.
Ponto facultativo: Já na véspera da celebração do nascimento de Jesus — 24 de dezembro — haverá ponto facultativo após as 13 horas.
(Com informações do Portal Estado de Minas)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_30_12_2024
NA PUBLICAÇÃO NAS REDES SOCIAIS DE CERIMÔNIA DE POSSE DO PREFEITO, POPULAÇÃO MARACANAUENSE TRANSFORMA EM MURO DE LAMENTAÇÕES, DEPOIS QUE AS CUIDADORAS DAS CRIANÇAS E MERENDEIRAS DAS ESCOLAS FORAM DEMITIDAS; E TAMBÉM CONTRA A SUBSTITUIÇÃO DE CONTRATAÇÕES DE SERVIDORES TEMPORÁRIOS PELA CONTRATAÇÕES DO PROGRAMA QUALIFICA (QUE NÃO PAGA TODOS DIREITOS TRABALHISTAS)
Mais pessoas em Maracanaú vão sofrer na pele “o continuísmo” de um modelo de gestão municipal, de quem mora fora e não está nem aí com os trabalhadores temporários da prefeitura. Que está há duas décadas no poder, o grupo continua cada vez mais sufocando a maioria da população, constituída por quem mais necessita de serviços públicos com a devida qualidade que em uma cidade que mais arrecada no Estado pode proporcionar aos munícipes. Por isso, a população nem entusiasma com a posse de mais um mandato desse grupo que, percebe-se, que só está ainda no poder, porque no último mês de outubro, o eleitorado e a classe política oposicionista se dividiram. Que acabou desagradando muitos eleitores que preferiram anular votos, votarem em branco e se absterem da votação. Agora o que resta é se manifestar mesmo, nos momentos oportunos. Além de denunciar e reinvidicar. Porque dessa maneira quem está no poder vai ter que repensar seu modelo de gestão, que não consegue resolver as principais demandas da população, ou vai ter que cair fora, para se ter um novo ciclo com um líder da cidade mesmo. Que além de ser capacitado demonstre que gosta muito de Maracanaú, onde mora há décadas, e estar com muita vontade de reconstruir a gestão municipal que o povo maracanauense tem o direito de ter, mas há décadas perderam muito, a não ser prioridade como deveria. Sabe né que para acontecer isso é só questão de tempo? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário