Para ficar forte: 10 alimentos que ajudam os músculos a crescerem

A alimentação também tem um papel fundamental na manutenção e no crescimento dos músculos


Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, você provavelmente já sabe que focar apenas no treinamento físico não é suficiente. A alimentação também tem um papel fundamental na manutenção e no crescimento dos músculos.


O combo proteína e carboidrato tem tudo quando se trata de fortalecer a musculatura. Enquanto a proteína age ativamente na síntese muscular — nome dado para a construção do músculo —, o consumo de carboidratos dá energia para o organismo — sem energia, o corpo começa a queimar músculos, o que não é nada bom.


Abaixo, o nutricionista Felipe Fedrizzi Donatto, doutor em biologia celular e tecidual, e a professora de nutrição Marcia Nacif, doutora em saúde pública, listam os alimentos que favorecem a construção muscular:


1. Frango: nosso corpo inteiro é feito de proteína, dos ossos aos cabelos. E, para formar os músculos, não é diferente. Precisamos de oito aminoácidos essenciais, que nosso corpo não produz, para construir a musculatura. A leucina, presente no frango, é um desses aminoácidos importantes para o músculo e que são encontrados em proteínas de alto valor biológico, como nas aves.


2. Ovo: a albumina, presente no ovo, é um tipo de proteína de alto valor biológico, ou seja, de suma importância para a síntese de massa muscular. Uma pessoa sedentária precisa consumir, no mínimo, de 1 a 1,2 grama de proteína por quilo de peso, tudo para manter a síntese proteica do corpo em ordem. Quem é fisicamente ativo precisa de um consumo maior: de 1,6 a 2 gramas por quilo de peso. Cabe ao nutricionista calcular o quanto você precisa e distribuir as porções de proteína ao longo do dia.


3. Batata-doce: é uma fonte de carboidrato que ajuda no ganho de massa muscular. Por ter um índice glicêmico médio, fornece energia de forma gradual para as atividades físicas, evitando quedas bruscas dos níveis de glicose e fadiga muscular, o que melhora o desempenho durante os treinos.


4. Peixe: também está na lista de proteínas de alto valor biológico e, por isso, seu consumo é indicado para quem quer fortalecer a musculatura. Ao consumir uma dose de proteína animal, o músculo absorve esse nutriente e estimula a síntese proteica. As nossas fibras musculares se combinam com os aminoácidos e formam os blocos construtores das fibras musculares. 


Veja mais 


(Com informações do UOL)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_25_11_2024

ATÉ QUANDO O GRUPO QUE ESTÁ A FRENTE DA PREFEITURA DE MARACANAÚ VAI PREFERIR APLICAR O RECURSO PÚBLICO, DA ÁREA DA CULTURA, EM ESCOLA DE SAMBA DO RIO DE JANEIRO? E NÃO MUDAR A REALIDADE DE QUEM FAZ CULTURA EM MARACANAÚ? QUE PASSA PELO DESCASO TOTAL

Não basta uma cidade ter uma arrecadação e um orçamento estupendos, se quem administra não prioriza as necessidades e desejos da população. Pior ainda  é quando um gestor age de uma forma provocante, para com uma grande parte da população da cidade. Quando mesmo sendo severamente criticado por ter feito algo inadmissível em um ano, o gestor repete no ano seguinte. Numa total falta de empatia com muitas famílias da cidade. Por exemplo, as pessoas já há um grande tempo sofrem por falta de medicamento nos postos de saúde, enquanto isso, o gestor municipal fica gastando dinheiro com escola de samba no Carnaval do Rio de Janeiro. Na verdade, são inúmeras áreas da gestão municipal que têm coisas a serem feitas para suprir em muitas necessidades da população. Áreas que esperam  um montante financeiro, por exemplo, igual o que a Prefeitura de Maracanaú vai aplicar de novo em uma escola de samba do Rio de Janeiro, em 2025. PROVOCAR O MPCE, DENUNCIAR NA GRANDE IMPRENSA DO ESTADO E MANIFESTÁ-SE MUITO NAS REDES SOCIAIS, PODE PARAR ESSA FALTA DE COMPROMISSO DE APLICAR DA FORMA DEVIDA OS RECURSOS PÚBLICOS MARACANAUENSES. Assim, a população pode deixar de ver a grande contradição na gestão da cidade. Que, o gestor por um lado realiza cortes nas áreas essenciais, alegando que é para ter um maior controle nas contas públicas. Mas, pelo outro lado, fica gastando muito dinheiro com gente de fora: carnavalescos e jogadores de futebol (já que de novo, em 2025, deve liberar mais de R$ 1 milhão para o time profissional da cidade). A cidadania ativa maracanauense se fortalecendo, com mais gente agindo, é só questão de tempo para ter a gestão municipal que deseja e necessita. Pois, cada vez mais está mais próximo de um novo ciclo, na política maracanauense. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 






Comentários