Por que o muco do nariz é muito importante para a saúde?

A gosma pegajosa e viscosa desempenha um papel essencial no combate a infecções


Para muitas pessoas, o muco não passa de uma gosma nojenta, algo que deve ser jogado fora em um lenço de papel imediatamente após limpar a garganta ou assoar o nariz. Para os cientistas, ele nada mais é do que uma maravilha médica — um herói anônimo que nos mantém saudáveis ​​e uma potencial mina de ouro para novos tratamentos.


— É realmente uma obra-prima da engenharia biológica na minha mente — disse Katharina Ribbeck, professora de engenharia biológica no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, cujo laboratório é dedicado ao estudo do muco.


A substância pegajosa é essencial para muitas das funções do corpo. Ela pode nos ajudar a engolir e digerir nossa comida, desarmar bactérias nocivas e até mesmo ajudar a construir um microbioma saudável.


— O muco tem má fama. As pessoas acham que é algo que você deve cuspir e se livrar, mas é uma substância incrível — disse Richard Boucher, pneumologista e diretor do Marsico Lung Institute/UNC Cystic Fibrosis Center na University of North Carolina em Chapel Hill.


Não está só no seu nariz — está em todo lugar.


Mais de 95% de água em peso, o muco reveste todas as superfícies úmidas dentro do corpo — não apenas seu nariz, mas também seus olhos, ouvidos, garganta, vias aéreas, pulmões, intestino e trato urogenital. Seus principais blocos de construção são as mucinas, que são proteínas longas decoradas com açúcares complexos que as fazem parecer escovas de garrafa.


Segundo Boucher, esses açúcares ajudam a atrair água, e as mucinas formam uma malha gelatinosa que pode cobrir uma grande área de superfície, como a cavidade nasal, mantendo-a úmida e, ao mesmo tempo, controlando a passagem de poluentes, bactérias, vírus e medicamentos através dela.


—Ele foi projetado para proteger você do mundo exterior — disse Boucher.


A estrutura de malha é o que dá ao muco sua “viscoelasticidade”, disse Burton Dickey, médico pulmonar e de cuidados intensivos no Anderson Cancer Center, em Houston, Texas, que estudou as propriedades do muco.


— Isso o torna espesso o suficiente para permanecer no lugar em cima das superfícies celulares, mas elástico o suficiente para ser movido para fora das vias aéreas — disse Dickey.


O muco pode ser nojento, mas é muito bom para você.


O muco mantém as células em nossas superfícies internas úmidas para que elas possam fazer seu trabalho. Ele cobre as células olfativas em nosso nariz e as papilas gustativas em nossas línguas, permitindo que sintamos o cheiro e o gosto dos alimentos bem. Ele evita que nossos olhos e garganta sequem e fiquem irritados.


Veja mais  


(Com informações do Portal O Globo)

#Artigo_Semanal_em_28_10_2024

ELEIÇÃO 2024, NA CAPITAL CEARENSE, DEMONSTRA PARA MARACANAÚ QUE GRUPO POLITICO DESGASTADO, PELO TEMPO, SE QUISER PASSAR MAIS UM TEMPO NO PODER VAI TER QUE TRAZER, PARA O GRUPO, LIDERANÇA PROMISSORA; NADA MAIS DE CACIQUE OU SEU AFILHADO (COMO EM CAUCAIA E SOBRAL TAMBÉM) QUERER CONTINUAR A PERPETUAÇÃO DE UM GRUPO POLITICO POR MAIS DE 25 ANOS, EM ALGUNS CASOS

A política é dinâmica mesmo, porque as mudanças surgem no devido momento, que não tem como trapaceá-las. Como tem grupos políticos que tentam isso para não sair do poder.  Querendo evitar a alternância no poder, esta que é fundamental na prática da democracia. A eleição de 2024 demonstrou isso, em cidades populosas do estado do Ceará. Esses municípios são exemplos para os outros que necessitam e aspiram uma grande mudança na política local. Que venha um novo ciclo para uma “renovação das caras” que administram muitos municípios no Ceará, por exemplo, Maracanaú. DE ACORDO COM O QUE ACONTECE EM UM MOMENTO  HISTÓRICO, MARACANAÚ DEVE TER ALTERNÂNCIA DE GRUPO POLÍTICO, SÓ QUANDO O ATUAL LÍDER NÃO TER MAIS A MAIORIA DO ELEITORADO AO SEU LADO? OU ESTE NÃO TER MAIS CONDIÇÕES DE SER GESTOR PÚBLICO? É o que parece,  "pelo andar da carruagem".  Porque acontece de uma liderança política ter seu reinado por décadas. Até quando o inevitável acontece, emerge um novo momento político, por exemplo numa cidade. Para a população ter a oportunidade de conseguir o que deixou de ter, durante décadas. No caso de Maracanaú, quase sempre em 20 anos, a gestão municipal deixou de ter uma  parceria com o governo estadual e federal. Maracanaú por conta de estar, em segundo plano, nos interesses do chefe do grupo político que administra a cidade desde 2005, percebemos quanto é notório que, por décadas, Maracanaú foi usada como trampolim político. Mas, o chefe político em questão não obteve êxito. Enquanto isso, deduz-se perdas irrecuperáveis, como R$ Centenas de milhões não investidos e aplicados na cidade, que deixaram de vim do Estado e da União em 20 anos.  E uma geração perdida, por não ter a cidade brilhando como foi prometida, na campanha política de  2004. Nem o Hospital e o Estádio Municipal, neste tempo todo foi concluído. Nem uma escola, que seja referência regional, também não, dentre outras coisas cruciais. Inaceitável para uma cidade Polo Industrial, que está entre as que mais arrecadam no Estado do Ceará. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários