É um grande desafio escapar desses problemas, uma vez que eles estão ligados a mais de um fator dos quais não é tão simples fugir
Nos meses de setembro e outubro, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram picos de casos de rinite alérgica e outros problemas respiratórios. O aumento foi tão grande que houve 25% a mais de consultas médicas por essas condições. E as maiores causadoras disso são a poluição e as alterações climáticas.
Ou seja, é um grande desafio escapar desses problemas, uma vez que eles estão ligados a mais de um fator dos quais não é tão simples fugir. Isso sem contar que a primavera também aumenta o risco de rinite alérgica, já que é um período que combina o florescimento de diversas espécies vegetais e a alta liberação de pólen no ar.
O contato com o pólen, combinado com a poluição urbana e as flutuações bruscas de temperatura, piora os sintomas, como espirros, coriza, coceira no nariz e nos olhos, e a congestão nasal, que podem atrapalhar a rotina diária e diminuir a qualidade de vida.
Mas, então, como controlar esses sintomas e melhorar o bem-estar nesse período tão difícil para quem tem rinite alérgica? Veja a seguir as dicas do médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros:
Formas de controlar os sintomas
O Dr. Bruno explica que existem formas eficazes de controlar esses sintomas.
"Poeiras e ácaros são grandes inimigos das alergias, por isso que limpar a casa regularmente, evitar o acúmulo de objetos que possam reter pó e manter as janelas abertas para a circulação de ar são essenciais. E isso vale também para as roupas, já que o pólen tende a grudar nas peças. Por isso, é importante trocar e lavar as roupas diariamente, especialmente após atividades ao ar livre", ensina.
Além disso, atitudes como secar os cabelos ao tomar banho e evitar pisar com pés descalços em pisos frios também ajudam a controlar o quadro. Hidratar as vias respiratórias com soro fisiológico para lavar o nariz várias vezes ao dia é outra boa dica.
Por fim, cuidado com os descongestionantes nasais. "É muito importante ressaltar que embora descongestionantes nasais possam aliviar rapidamente os sintomas, o uso prolongado pode causar dependência e agravar o quadro", finaliza.
(Com informações do Terra.com)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_04_11_2024
EM CIDADE QUE HÁ DÉCADAS NÃO TEM CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS OS CARGOS, E POR ÍSSO É DETONADA PELA A POPULAÇÃO, EM MAIS UM DATA COMEMORATIVA DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO; O QUE REFLETIR NESSE MOMENTO?
Em uma cidade da Região Metropolitana, Maracanaú, que está entre as caçulas do Estado, repleta de pessoas que nasceram em outras cidades e que passam mais tempo fora: trabalhando, estudando, curtindo a vida, podem inconscientemente não dá muita importância para a gestão política da sua cidade. Isso, porque não existe o bairrismo (prática de defender com entusiasmo os interesses do seu bairro ou da sua terra), para político que mora fora, que percebe-se que seus interesses políticos estão em primeiro lugar, isso "é um prato cheio". TUDO ISSO PODE OCASIONAR A NÃO EXISTÊNCIA DE CONCURSO PÚBLICO, PORQUE AS PESSOAS NÃO PRESSIONAM, DA FORMA DEVIDA. O grupo político aproveita para adotar a ocupação das vagas abertas no serviço público como moeda de troca. A cidade cheia de gente de fora, esta pode não está nem aí com esse agravante. Dessa forma, o grupo político aproveita para encher a prefeitura de servidores públicos por indicações políticas. Esses também abrem mão de salários adequados, direitos trabalhistas e previdenciários. Oportunizando ao grupo político que administra a cidade ter "mais poder de fogo" para ganhar muitas eleições, mesmo estando abaixo da crítica. A CADA DATA COMEMORATIVA DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO, a população de Maracanaú a medida que o tempo vai passando toma mais consciência de que estar sendo surrupiada por quem se perpetua no poder municipal, não deixando passar a oportunidade de "botar a boca no trombone". O que refresca a memória e conscientiza mais gente, que começa a se acordar, para engrossar mais ainda a fileira de quem quer um novo ciclo e rumo na Prefeitura. ISSO PODE SER COMEMORADO, porque a tendência é que Maracanaú vai ter servidores públicos mais valorizados e concursados. O que faz toda a cidade ter mais qualidade de vida, com servidores públicos mais motivados proporcionando melhores serviços públicos. Por exemplo, oferecendo um excelente atendimento, que é uma das coisas que mais a população é carente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário