Café pode trazer mais benefícios do que apenas te acordar, segundo estudo

O consumo de café ou cafeína pode desempenhar um papel protetor importante 



De acordo com uma nova pesquisa, uma xícara de café pela manhã pode fazer mais do que apenas te acordar.


Quantidades moderadas de ingestão de cafeína — definidas como cerca de três xícaras de café ou chá por dia — foram associadas a um menor risco de desenvolver multimorbidade cardiometabólica, segundo o principal autor do estudo, Dr. Chaofu Ke, professor associado de epidemiologia e bioestatística na Universidade Soochow em Suzhou, China.


A multimorbidade cardiometabólica, ou MC, é a coexistência de pelo menos duas doenças cardiometabólicas, como problemas no coração, acidente vascular cerebral, diabetes e pressão alta.

“O consumo de café ou cafeína pode desempenhar um papel protetor importante em quase todas as fases do desenvolvimento de MC”, disse Ke.


Pesquisadores analisaram dados de cerca de 180 mil pessoas no UK Biobank, um grande banco de dados biomédico e recurso de pesquisa que acompanha pessoas a longo prazo. Os envolvidos não tinham doenças cardiometabólicas no início.


As informações do banco de dados incluíam o consumo de cafeína relatado pelos participantes por meio de café, chá preto ou verde, e as doenças cardiometabólicas que desenvolveram, com dados de cuidados primários, registros hospitalares e atestados de óbito. O estudo foi publicado nesta terça-feira no Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism da Endocrine Society.


Consumidores moderados de cafeína tiveram um risco reduzido de novo início de multimorbidade cardiometabólica. O risco foi reduzido em 48,1% se eles tomassem três xícaras por dia, ou 40,7% se eles tomassem de 200 a 300 ml de cafeína diariamente, em comparação com pessoas que não bebiam ou bebiam menos de uma xícara, disse Ke.


O estudo teve um grande tamanho de amostra e usou vários biomarcadores para dar suporte às descobertas, tornando-o uma forte visão de como a cafeína afeta a saúde cardíaca, disse o Dr. Gregory Marcus, chefe associado de cardiologia para pesquisa e professor de medicina na Universidade da Califórnia, em São Francisco. Ele não estava envolvido na pesquisa.


“Essas observações se somam ao crescente corpo de evidências de que a cafeína e substâncias naturais comumente consumidas que contêm cafeína, como chá e café, podem melhorar a saúde cardiovascular”, disse Marcus em um e-mail.

O que os pesquisadores não sabem

A metodologia é forte e os resultados estão alinhados com os dados existentes sobre cafeína e saúde cardíaca, mas ainda há dúvidas sobre a extensão da conexão entre cafeína e saúde cardíaca, disse Marcus.


“É importante enfatizar que, embora esses dados tenham surgido de uma relação entre cafeína, chá ou café e um risco reduzido de uma combinação de doenças cardiovasculares, precisamos ter cuidado antes de inferir verdadeiros efeitos causais”, disse Marcus.


Como o estudo é observacional, ele pode apenas mostrar uma conexão entre cafeína e saúde cardíaca, ele disse. Outros fatores podem realmente ser a causa da melhora da saúde cardíaca, ele acrescentou.


“Ainda é possível que os efeitos protetores aparentes não existam de fato e que todas as associações positivas sejam explicadas por algum fator determinante verdadeiro ainda desconhecido ou não medido”, acrescentou Marcus.


“Por exemplo, talvez aqueles mais propensos a consumir essas substâncias também tendam a ter uma dieta mais saudável ou a ser mais ativos fisicamente”, explicou.


O estudo também não levou em consideração o impacto da cafeína em bebidas carbonatadas ou energéticas, o que significa que os pesquisadores não podem dizer se essas substâncias também teriam um efeito positivo, disse Ke.

Você deveria começar a beber café?

Há muitos estudos que mostram benefícios do consumo de cafeína.


Várias pesquisas sugeriram um menor risco de diabetes, disse Marcus. E, ao contrário da sabedoria popular, beber café está associado a experimentar um menor risco de ritmos cardíacos anormais, ele acrescentou, apontando para sua pesquisa e a de outros.


Mas grande parte dessa pesquisa é observacional, e um dos estudos mostrou um resultado misto, com mais cafeína associada a mais passos diários, mas menos sono, disse Marcus.


Embora o novo estudo deva confortar aqueles que já têm o hábito de tomar café ou chá, não é necessariamente um sinal para começar uma rotina regular de consumo de cafeína, segundo ele.


“Também é importante mencionar que mais não é necessariamente melhor”, falou. “Mesmo que cafeína, café e chá nas quantidades descritas neste estudo sejam de fato saudáveis, há também fortes evidências de que altas doses de cafeína, particularmente quando incluídas em misturas artificiais como bebidas energéticas, podem realmente causar problemas de ritmo cardíaco prejudiciais e até perigosos.”


(Com informações do CNN Brasil) 


#Artigo_Semanal_em_16_09_2024

PREFEITURA DE CIDADE POLO INDUSTRIAL, DA REGIÃO METROPOLITANA, QUE É UMA DAS QUE MAIS ARRECADAM NO ESTADO PODE REALIZAR UM EXCELENTE TRABALHO NA SEGURANÇA PÚBLICA? COMO? PORQUE HÁ DÉCADAS ISSO ANDA LONGE DE ACONTECER?

Com competência, empatia, ética, um grupo que administra uma Cidade com mais de 200 mil habitantes vizinha a capital do Estado consegue realizar um trabalho, na Segurança Pública, que pode ser referência nacional. E não se sustenta mais o argumento que isso é só função do Estado. Porque se uma Cidade, com as características, da que foi citada antes realizar a devida gestão focando melhorar a Segurança Pública, vai conseguir melhorar nos índices, e livrar a população da grande violência. Ao contrário é o que faz a Cidade se destacar negativamente nos levantamentos realizados e divulgados na imprensa. É inaceitável uma Gestão Municipal que tem muito recurso público não ter uma guarda municipal bem equipada e o número de agentes, como determina a lei. Percebe-se que, às vezes, isso não acontece porque a gestão municipal opositora ao Governo do Estado quer mais é que a Gestão Estadual se desgaste. Mesmo que a população da Cidade em questão sofra muito com a grande violência, que já se perpetua há décadas. DAR PARA CONTINUAR COM UMA GESTÃO MUNICIPAL DESSA? Claro que não! Porque em um novo ciclo, com uma nova gestão competente, comprometida, pode transformar essa Cidade com muitas Políticas Públicas que vão reduzir a violência na Cidade. Além de realizar mudanças drásticas na Guarda Municipal que vai conseguir junto com a Polícia Militar dar a segurança devida que numa Cidade que arrecada muito deve ter outras ações efetivas. A ver o devido investimento na Assistência Social,  Cultura, Educação, Empregabilidade, Esporte, Lazer, Saúde, etc. De acordo com a Lei Orgânica e sem a malversação dos recursos das devidas Secretarias, não há dúvidas que uma Cidade rica administrada há 20 anos por um mesmo grupo seria destaque nacional em excelência na Gestão Pública. Fazendo a Cidade ser uma das mais seguras para morar no Brasil. ENTÃO A POPULAÇÃO NÃO PODE MAIS DESPERDIÇAR A OPORTUNIDADE DE TOMAR OUTRO RUMO, JÁ QUE SE EM 20 ANOS UM GRUPO NÃO FOI COMPETENTE PARA FAZER O QUE DEVERIA, COMO ACREDITAR QUE AINDA VAI FAZER? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários