Este alimento, além de saboroso, tem nutrientes essenciais para o organismo
O iogurte natural é altamente nutritivo. Rico em cálcio, vitaminas B2 e B12 e magnésio, ele apoia a integridade óssea, melhora a função cerebral e promove a sensação de saciedade, auxiliando na perda de peso. Essas características fazem desse alimento multifuncional um componente importante de uma dieta balanceada, trazendo benefícios variados para a saúde e o bem-estar geral do corpo.
Confira 7 benefícios do iogurte natural para a saúde!
Fonte de nutrientes essenciais
O iogurte natural é rico em nutrientes essenciais como cálcio, vitaminas do complexo B, proteínas, fósforo e magnésio. Juntos, eles mantêm funções essenciais do organismo, como a manutenção da saúde dos dentes e dos ossos, produção de enzimas e hormônios. O magnésio, por exemplo, é responsável por inúmeras reações bioquímicas no corpo, inclusive a regulação da função muscular e nervosa e o controle de glicose no sangue.
Por sua vez, "a ingestão adequada de proteínas é vital para sustentar a saúde óssea e garantir sua estruturação adequada, juntamente a outros nutrientes essenciais", acrescenta a Dra. Iana Mizumukai de Araújo, nutricionista da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO).
2. Promove a saúde intestinal
Os probióticos presentes no iogurte trazem diversos benefícios para o intestino. Eles ajudam a manter o equilíbrio entre as bactérias ruins e boas no trato intestinal, promovendo um microbioma saudável. Além disso, auxiliam no processo de digestão dos alimentos e na decomposição dos nutrientes, facilitando sua absorção pelo corpo.
"Esses micro-organismos contribuem para fortalecer a imunidade. O intestino saudável é capaz de separar o que não faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas", esclarece a nutricionista Daniela de Araújo Medeiros.
3. Ajuda na reparação da pele
Os nutrientes do iogurte, principalmente as vitaminas B2 e B12, são fundamentais para a reparação da pele. O consumo regular deste alimento pode ajudar na regeneração celular e na redução de inflamações, enquanto os probióticos fortalecem a barreira de proteção da pele.
4. Promove a saúde cardiovascular
A vitamina B6, além de beneficiar o equilíbrio do humor e da saúde mental, se mostra fundamental para a saúde cardiovascular. Ela auxilia na formação de hemoglobina, a proteína dos glóbulos vermelhos que transporta oxigênio por todo o corpo e cuja falta é capaz de favorecer a criação de placas nos vasos sanguíneos.
"A falta da vitamina B6 pode estimular o acúmulo de placas nos vasos sanguíneos. Com o tempo, é possível haver um episódio de ataque cardíaco ou um acidente vascular cerebral (AVC) […]", afirma a farmacêutica Paula Molari Abdo, também diretora técnica da farmácia de manipulação Formularium, especialista em Atenção Farmacêutica e membro da ANFARMAG (Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais).
5. Promove a saciedade
As proteínas presentes no iogurte promovem a sensação de saciedade, auxiliando na redução de peso ao diminuir a busca por alimentos entre as refeições. Com o cálcio, elas também podem ajudar a reduzir o acúmulo de gordura corporal. Ainda, o cálcio desempenha um papel importante na regulação do metabolismo, ajudando a aumentar a quebra de gordura e a diminuir sua formação.
6. Auxilia na saúde do cérebro
A vitamina B6 facilita a conversão de proteínas em energia e na síntese dos neurotransmissores como a serotonina e a dopamina, fundamentais para o equilíbrio da saúde mental. "Por consequência, a B6 estimula a concentração, a memória, o humor e a atenção, sendo importante também na prevenção da depressão e ansiedade", pontua Paula Molari Abdo.
7. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue
Enquanto as proteínas promovem a sensação de saciedade, reduzindo a busca por alimentos, elas também retardam a absorção de carboidratos, evitando picos de glicose. Além disso, os probióticos melhoram a saúde intestinal, o que ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina.
A nutricionista Fernanda Sobral afirma que a liberação mais lenta da glicose no sangue resulta em "uma menor liberação de insulina, um hormônio que 'leva' a glicose para dentro das células para ser utilizada e favorece o estoque de gordura quando em grandes quantidades".
(Com informações do Terra.com)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_29_07_2024
DUAS OPÇÕES PARA SE REFLETIR MUITO QUAL ESCOLHER PARA ENCABEÇAR O NOVO CICLO NA GESTÃO MUNICIPAL MARACANAUENSE, A PARTIR DE 2025; UMA É O MAIS DO MESMO, OUTRA É ENTREGAR A CIDADE QUEM NUNCA PASSOU 24H POR DIA EM MARACANAÚ; NUM MOMENTO QUE A POPULAÇÃO JÁ QUER SE LIVRAR DE UM GESTOR QUE TAMBÉM NUNCA MOROU NA CIDADE, NUNCA TEVE UMA AÇÃO PARA TER SAÚDE, EDUCAÇÃO, CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS OS CARGOS, O QUE INACEITÁVEL PARA UMA CIDADE QUE TEM UMA GRANDE ARRECADAÇÃO
Estar se configurando o final de um ciclo na gestão pública em Maracanaú. Porque ciclos nas esferas públicas brasileiras duram no máximo cerca de 20 anos, segundo a Ciência Política. Maracanaú estar correndo o risco de entrar em uma situação desastrosa, que ultimamente acontece nas eleições municipais. Grupos políticos estaduais, na ânsia de administrar o máximo de cidades possíveis, parece que estão se aproveitando da inocência da população dos municípios, que no momento tem uma carência de novas lideranças políticas. Daí, no desespero, acabam entregando a cidade a gente de fora. Seja uma nova liderança por falta de condições de bancar uma campanha vitoriosa, ou políticos que a população não querem mais de forma alguma comandando a Prefeitura. AÍ OLHA SÓ NO QUE DEU EM PACATUBA, O PREFEITO QUE VEIO DE FORA, NA PRIMEIRA METADE DO SEU SEGUNDO MANDATO, FOI AFASTADO DO PODER, POR TER COMETIDO INFRAÇÕES NA GESTÃO PÚBLICA. Era só o que faltava isso acontecer também em Maracanaú, depois que um grupo se apossou da Prefeitura maracanauense, desde 2005. O que será outra tragédia. Se os maracanauenses optarem pelo outro candidato que diz que vai mudar Maracanaú, será, também, mesmo que assinar um cheque em branco. Pois, esse nome não tem nada de novo. Já que fez parte dos dois grupos politicos que administraram Maracanaú, em quase toda sua existência, não empolga muita gente. Esta não acredita ser a verdadeira mudança para a nova era maracanauense, que estar prestes a comecar. POR ISSO HAJA REFLEXÃO NOS PRÓXIMOS DOIS MESES PARA ESCOLHER EM QUEM CONFIAR O DESTINO DE MARACANAÚ. E ACREDITAR QUE O NOVO GRUPO SURPREENDA, FAZENDO QUE QUEM DUVIDAVA, VEJA A TRANSFORMAÇÃO DA CIDADE, DO JEITO, QUE TANTO DESEJAVA. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário