Nutris citam frutas com ação detox para ajudar a limpar o organismo

A especialista explica que dá para “ajudar” o órgão por meio de uma alimentação saudável e equilibrada



 A ação detox está associada à retirada de toxinas e impurezas acumuladas no organismo. De acordo com a nutricionista Ana Paula Cardoso, de Brasília, o processo de desintoxicação ocorre naturalmente no corpo por meio da função do fígado. A especialista explica que dá para “ajudar” o órgão por meio de uma alimentação saudável e equilibrada.


Pensando em como contribuir com o importante processo de desintoxicação do corpo, a coluna Claudia Meireles questionou Ana Paula e a nutricionista Nathali Loyola, de São Paulo, para saber quais alimentos podem oferecer ação detox. Segundo as profissionais de nutrição, determinadas frutas dispõem dessa propriedade.


No topo da listagem elaborada por Nathali consta o abacaxi. Ela destaca que a fruta é rica em magnésio e ferro, além de conter vitaminas essenciais para o organismo, como a C e as do complexo B. Outro papel do alimento envolve auxiliar na retenção de líquidos em razão do efeito diurético.


A nutricionista comenta que o abacaxi traz na composição um ativo chamado bromelina, responsável por auxiliar no processo de digestão. “O composto aumenta os efeitos das enzimas digestivas que melhoram o trato intestinal favorecendo a absorção de nutrientes e a eliminação de toxinas”, complementa.


Na segunda posição do rol da especialista em nutrição de São Paulo aparece a melancia. “É uma fruta rica em licopeno, um antioxidante; vitaminas C e A; também cucurbitacina, composto vegetal com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios”, numera. Nathali ressalta quanto ao alimento ser ideal para quem não gosta de tomar água.


“Por ser uma fruta que é composta de 92% de água, a melancia ajuda na hidratação, principalmente de quem não gosta de beber água”, enfatiza a expert.

Já Ana Paula Cardoso elenca a laranja e o limão como primeiras frutas da lista de ação detox: “Esses alimentos são ricos em ácido ascórbico, que tem potencial antioxidante e favorece a eliminação de radicais livres, ajudando o processo de desintoxicação”. Em seguida, a nutricionista aponta as frutas vermelhas.

“Por ser uma fruta que é composta de 92% de água, a melancia ajuda na hidratação, principalmente de quem não gosta de beber água”, enfatiza a expert.

“As frutas vermelhas, como morango, amora e uva, são ricas em antocianinas que fazem com que esses alimentos tenham essa coloração”, pontua a nutricionista. Ela prossegue: “Também somam compostos antioxidantes que promovem a desintoxicação do organismo”. Ela sugere consumi-las in natura e por meio de sucos e vitaminas.

(Com informações do Metrópoles)


#Artigo_Semanal_em_08_07_2024

ELEITORADO ANTIROBERTISMO QUE ANTES APOIAVA O JULISMO, NA ELEIÇÃO 2024 DE MARACANAÚ, VAI MIGRAR, MAIS, PARA QUAL DOS OUTROS CANDIDATOS DA OPOSIÇÃO? JÁ QUE O GRUPO JULISTA QUE SÓ TEVE 10 MIL VOTOS, EM 2022, DEVE DAR SÓ ALGUNS MILHARES DE VOTOS NA REELEIÇÃO DO ATUAL GESTOR MUNICIPAL, AO DESASTROSAMENTE DECRETAR APOIO AO CONTINUÍSMO

Depois de duas décadas, a traição do grupo julista a quem está decepcionado com o grupo que há duas décadas comandando a Prefeitura de Maracanaú não realiza a devida gestão condizente com o potencial dessa cidade, percebe-se que o julismo chega ao cúmulo do fracasso ao declarar apoio ao continuísmo. O que parece confirmar que o julismo só pensa nele. Dar prova de que é capaz de abrir mão do que sempre defendeu há décadas e indignar milhares e milhares de pessoas, para não ser humilde e aceitar que a sua hegemonia na política passou. E deveria apoiar outra liderança política que represente uma nova era em Maracanaú.  O que cada vez mais aumenta o número de munícipes que é muito sacrificado pela a gestão ineficiente, no poder desde 2005, que demonstra não saber governar uma cidade. A não fazer o que a arrecadação municipal em Maracanaú propícia. Daí a saúde, educação, mobilidade urbana, cultura, políticas públicas para a juventude e as mulheres, etc vão cada vez pior. OS JULISTAS NÃO TEM MAIS FORÇA PARA ATRAPALHAR O SURGIMENTO DE UMA NOVA FRENTE DE OPOSIÇÃO? Deduz-se que não tem. Porque o AntiRobetismo é o que mais cresce em Maracanaú. De um jeito que o Julismo enterrando de vez a chance de voltar a comandar a Prefeitura de Maracanaú, para a sobrevivência com cargos na gestão pública, esse posicionamento que indigna muitos maracanauenses não será suficiente para o Robertismo ganhar a eleição. Quando o povo está muito cansado com um grupo político próximo ao final de um ciclo, que dura cerca de 20 anos, não há quem consiga evitar uma grande mudança. Só ver o que acontece ao longo das décadas de eleições políticas. PORQUE SE FOSSE POR ISSO AINDA ESTARÍAMOS NA MONARQUIA. Porque em Maracanaú, se em cerca de duas decadas, o Robertismo não aprendeu a administrar a saúde, educação, valorização do servidor público, assistência social, segurança municipal, mobilidade humana, sistema de transporte público, infraestrutura, políticas públicas para as chefes de famílias, juventude e idosos, porque esse grupo político ainda merece a confiança da maioria da população maracanauense? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários