Uso desodorante para dormir; pode fazer mal à minha saúde?

O tipo de desodorante mais recomendado para uso noturno depende do objetivo



O uso de desodorante durante a noite não faz mal à saúde, mas também não é essencial, visto que é durante o dia que as glândulas de suor têm uma produção mais intensa nas axilas.


As principais substâncias presentes nos desodorantes são: propilenoglicol, que é um álcool que ajuda na absorção do produto; triclosan, que é um antisséptico; fragrâncias; parabenos, que são conservantes usados para aumentar a vida útil do produto; e o alumínio, presente nos antitranspirantes.


O tipo de desodorante mais recomendado para uso noturno depende do objetivo. Se a ideia é controlar o mau odor, produtos com substâncias antissépticas como álcool e triclosan, que inibem o crescimento de algumas bactérias, são ideais. Já se a intenção é controlar o suor excessivo, o antitranspirante é a melhor escolha. 


Para quem tem pele sensível, no entanto, o melhor é deixar a pele sem substâncias durante a noite, já que a falta de ventilação pode propiciar irritações. O alumínio, presente nos antitranspirantes, quando usado em excesso, pode promover dermatite de contato alérgica na região, fazendo com que as axilas fiquem avermelhadas, com descamação e coceira, e, consequentemente, manchas escuras.


Existem alternativas naturais ao desodorante que podem ser usadas antes de dormir, como o leite de magnésia, que tem propriedades alcalinas e antissépticas, ajudando a neutralizar odores das axilas e a controlar o pH da pele, e os desodorantes em pedra, feitos de sais minerais como o alúmen de potássio, que ajudam a diminuir os odores sem bloquear a transpiração.


Fontes: Heliana Goes, titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia e docente de dermatologia na UEPA (Universidade do Estado do Pará); Gabriela Capareli, dermatologista associada da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia); Simone Neri, dermatologista e tricologista, especialista pela UNISA (Universidade de Santo Amaro).

(Com informações do UOL)



#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_06_2024

QUEM TRABALHA NÃO PODE ACOMPANHAR AS MELHORES ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2024, PORQUE ESTÃO SE APRESENTANDO SÓ A ALGUMAS HORAS PARA AMANHECER, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO COM HORÁRIO NÃO SER DIVULGADA; É MAIS UM ABSURDO QUE ESTAR ACONTECENDO COM O POVO, PORQUE A ORGANIZAÇÃO ESTÁ PAGANDO UM HORROR PARA O PRINCIPAL VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO TRANSMITIR, E O POVO NÃO  PODE ESVAZIAR A FESTA NAS PRIMEIRAS HORAS DA MADRUGADA QUANDO O CANAL 10 COMEÇA A TRANSMITIR

Mais uma injustiça com a população de Maracanaú, no mês junino, repercutiu muito nessa semana. Quando na segunda semana de São João de Maracanaú, de novo, os maracanauenses que tem que trabalhar cedo no dia seguinte foram prejudicados, porque a principal atração da noite foi se apresentar muito tarde. Esse show terminou quase amanhecendo. Coincidência ou não, isso acontece neste ano de eleição municipal, que o evento agora está sendo transmitido pelo Canal de TV, afiliado a Rede Globo. Por conta da transmissão só ter início já de madrugada, parece que para ser mostrado mais gente, estão colocando a principal atração altas horas, sem nem divulgar o horário das apresentações, daí quem estar indo, acabou sendo prejudicado, já que no outro dia tinha que ir trabalhar. MUITOS NEM FORAM, ATÉ MESMO QUEM TINHA CORTESIAS, PARA A ÁREA VIP, DOADAS AS EMPRESAS, E ESTAVAM FAZENDO DA REDE SOCIAL DA PREFEITURA UM CANAL DE VENDA, NA NO DIA DOS SHOWS. Essa desorganização do São João de Maracanaú é imoral e inaceitável. Pois este evento que custa mais de R$30 milhões deveria acontecer de um jeito que fosse melhor para a maioria da população. Do que adianta gastar demais com um evento, se a maioria da população não pode participar? Além de quem vai estar tendo que "gastar o que não tem" com preços super inflacionados. Além de não ter transporte público, e nem fiscalização para evitar a exploração do transporte de aplicativo que estão cobrando de R$ 100 acima, na volta pra casa. DO QUE ADIANTA FAZER UM EVENTO MILIONÁRIO DESSE, SE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO NÃO PODE PARTICIPAR? Uma gestão municipal, super desgastada,  que está há duas décadas no poder, nem o seu "Pão & Circo" está sabendo fazer mais? Com isso, a população fica mais revoltada ainda, pois nas áreas cruciais da gestão pública maracanauense o caos só aumenta. Com muito mais gente criticando e não acreditando mais no continuísmo, do grupo que desde 2005 parece que ainda não aprendeu como gerir uma cidade, da forma devida. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.





Comentários