Há diversos tipos, que variam de tamanho, tonalidade e sabor. Mas toda são muito nutritivas e fontes de fibra, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas
A banana é a fruta fresca mais consumida do mundo, de acordo com a Embrapa. Além de maior consumidor mundial, o Brasil é o quarto maior produtor desse alimento saudável, versátil, fácil de carregar e com preço acessível.
Há diversos tipos de bananas, que variam de tamanho, tonalidade (do verde ao amarelo) e sabor. Mas todas são muito nutritivas e fontes de fibra, potássio, antioxidantes, carboidratos e vitaminas.
Consumir uma ou duas bananas por dia é bastante saudável, mas ingerir a partir de três unidades aumenta a quantidade de calorias e carboidratos na dieta, além de elevar os níveis de potássio no organismo. Por isso, é recomendado consumir com moderação. O ideal é ingerir pelo menos três unidades por semana para obter os benefícios da fruta.
Vale destacar que para manter o peso ou emagrecer é importante ter hábitos saudáveis com uma dieta equilibrada e prática de exercícios regulares.
Veja a seguir os benefícios da fruta:
1. Previne doenças cardiovasculares
Banana contém potássio, que é um mineral importante para a saúde cardíaca. Ele é necessário para manter o equilíbrio da quantidade de água nas células e compensa os efeitos do excesso de sódio na dieta. O consumo regular de banana reduz riscos de doenças como AVC ou infartos.
2. Faz bem para o sistema digestivo
A fruta contém flavonoides que atuam na proteção da mucosa gástrica. A banana verde é a mais rica nesses antioxidantes. No fruto verde também há o amido resistente que atua com as fibras, melhorando o trânsito intestinal.
As fibras da banana ajudam a regular as funções intestinais e se ligam aos resíduos e toxinas no interior do trato digestivo, ajudando na sua eliminação. Além disso, a banana é um alimento fácil de digerir e ajuda a repor o potássio, que é perdido durante episódios de diarreia ou vômito.
3. Aumenta a saciedade
A banana contém fibras alimentares que retardam o esvaziamento gástrico, proporcionando a sensação de saciedade. Por isso, consumir regularmente diminui a fome e contribui indiretamente com a perda de peso. Estudos mostram que a fibra pectina e a ingestão de amido resistente —encontrado na banana verde — reduzem o consumo de alimentos.
4. Melhora o humor
Alguns alimentos contribuem com a melhora do humor e aumento do bem-estar. Entre eles, está a banana, por conter triptofano, um aminoácido que ajuda na síntese do neurotransmissor serotonina, que é conhecido como o "hormônio da felicidade".
A fruta também é fonte de vitamina B6, que auxilia na qualidade do sono e tem magnésio, que ajuda a diminuir a tensão muscular. Por isso, também ameniza os sintomas de ansiedade.
5. Reduz câimbras e dores musculares
As câimbras são contraturas musculares súbitas, dolorosas e involuntárias. Um das causas são as deficiências nutricionais de alguns minerais como sódio, potássio, cálcio e magnésio.
Consumir bananas ajuda a repor esses minerais, principalmente o potássio. Ingerir de uma a duas bananas antes da atividade física pode reduzir o surgimento de câimbras e dores musculares após o treinamento.
6. Pode ser benéfica para a visão
As bananas contêm vitamina A, que é um nutriente importante para os olhos. Ela melhora a visão noturna, preserva as membranas oculares e afasta o risco de degeneração macular, que compromete a visão em pessoas mais velhas.
Fontes: Marcella Garcez, nutróloga e diretora da ABRAN (Associação Brasileira de Nutrologia); Audie Nathaniel Momm, nutrólogo do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE); Lígia dos Santos, nutricionista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo; e Amanda Mineiro, nutricionista do HCor.
(Com informações do UOL)
#ARTIGO_SEMANAL_EM_17_06_2024
QUEM TRABALHA NÃO PODE ACOMPANHAR AS MELHORES ATRAÇÕES DO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2024, PORQUE ESTÃO SE APRESENTANDO SÓ A ALGUMAS HORAS PARA AMANHECER, ALÉM DA PROGRAMAÇÃO COM HORÁRIO NÃO SER DIVULGADA; É MAIS UM ABSURDO QUE ESTAR ACONTECENDO COM O POVO, PORQUE A ORGANIZAÇÃO ESTÁ PAGANDO UM HORROR PARA O PRINCIPAL VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO DO ESTADO TRANSMITIR, E O POVO NÃO PODE ESVAZIAR A FESTA NAS PRIMEIRAS HORAS DA MADRUGADA QUANDO O CANAL 10 COMEÇA A TRANSMITIR
Mais uma injustiça com a população de Maracanaú, no mês junino, repercutiu muito nessa semana. Quando na segunda semana de São João de Maracanaú, de novo, os maracanauenses que tem que trabalhar cedo no dia seguinte foram prejudicados, porque a principal atração da noite foi se apresentar muito tarde. Esse show terminou quase amanhecendo. Coincidência ou não, isso acontece neste ano de eleição municipal, que o evento agora está sendo transmitido pelo Canal de TV, afiliado a Rede Globo. Por conta da transmissão só ter início já de madrugada, parece que para ser mostrado mais gente, estão colocando a principal atração altas horas, sem nem divulgar o horário das apresentações, daí quem estar indo, acabou sendo prejudicado, já que no outro dia tinha que ir trabalhar. MUITOS NEM FORAM, ATÉ MESMO QUEM TINHA CORTESIAS, PARA A ÁREA VIP, DOADAS AS EMPRESAS, E ESTAVAM FAZENDO DA REDE SOCIAL DA PREFEITURA UM CANAL DE VENDA, NA NO DIA DOS SHOWS. Essa desorganização do São João de Maracanaú é imoral e inaceitável. Pois este evento que custa mais de R$30 milhões deveria acontecer de um jeito que fosse melhor para a maioria da população. Do que adianta gastar demais com um evento, se a maioria da população não pode participar? Além de quem vai estar tendo que "gastar o que não tem" com preços super inflacionados. Além de não ter transporte público, e nem fiscalização para evitar a exploração do transporte de aplicativo que estão cobrando de R$ 100 acima, na volta pra casa. DO QUE ADIANTA FAZER UM EVENTO MILIONÁRIO DESSE, SE GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO NÃO PODE PARTICIPAR? Uma gestão municipal, super desgastada, que está há duas décadas no poder, nem o seu "Pão & Circo" está sabendo fazer mais? Com isso, a população fica mais revoltada ainda, pois nas áreas cruciais da gestão pública maracanauense o caos só aumenta. Com muito mais gente criticando e não acreditando mais no continuísmo, do grupo que desde 2005 parece que ainda não aprendeu como gerir uma cidade, da forma devida. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário