Dia do abraço: conheça os benefícios do toque físico para a saúde

A demonstração de afeto pode ser benéfica para a saúde física e mental, reduzindo sintomas relacionados ao estresse, depressão, ansiedade e, até mesmo, dores físicas.


Quando estamos no sentindo tristes ou sozinhos, muitas vezes, um abraço pode realmente ajudar a aliviar esses sentimentos. Evidências já mostraram que o toque físico consensual pode ser benéfico para a saúde mental, aliviando sintomas relacionados à ansiedade e depressão.


É pensando nesses benefícios que o Dia do Abraço é comemorado todo dia 22 de maio no Brasil, visando fortalecer os laços afetuosos entre as pessoas.


Mas, afinal, quais são os benefícios do abraço? A CNN listou o que os estudos científicos já descobriram sobre o assunto. Confira a seguir:


Reduz sintomas de ansiedade e depressão

Um estudo publicado na revista científica Nature neste ano, realizado com dez mil participantes, revelou que o toque físico, incluindo o abraço, pode aliviar dores e sintomas de ansiedade e depressão. A pesquisa também mostrou que a interação não precisa ser longa e que, quanto mais frequente, melhor.

Os pesquisadores descobriram, ainda, que o toque em robôs sociais, cobertores pesados e travesseiros de corpo também têm efeitos positivos na saúde mental. Entretanto, foi notado que o contato “pele com pele” é melhor para essa finalidade.

Reduz o estresse em mulheres

Um pequeno estudo publicado na revista científica PLOS One, em 2022, revelou que o abraço pode ajudar as mulheres a reduzirem o estresse. De acordo com os pesquisadores, o toque físico ajuda o organismo a liberar ocitocina, uma substância química conhecida como “hormônio do amor” por promover bem-estar e sentimentos de união.

Além disso, o estudo mostrou que o abraço pode reduzir o nível de cortisol no organismo, hormônio do estresse. Para chegar a essas conclusões, a pesquisa analisou 76 homens e mulheres que estavam envolvidos romanticamente. Os efeitos positivos não foram observados no público masculino.

Pode aumentar a saúde cardíaca

Um outro estudo, publicado no Journal of Behavioral Medicine em 2003, sugere que o abraço pode ser benéfico para a saúde do coração. Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos: um que foi instruído a ficar de mãos dadas com seu parceiro romântico por 10 minutos e, depois, abraçá-lo por 20 segundos, e outro cujos casais foram orientados a ficarem sentados em silêncio por 10 minutos e 20 segundos.

Segundo o estudo, o primeiro grupo apresentou reduções significativas no nível de pressão arterial e frequência cardíaca em comparação ao segundo grupo. Para os pesquisadores, os achados sugerem que uma relação afetuosa, com toque físico, pode ser boa para a saúde cardíaca.

Pode reduzir a dor em quem tem fibromialgia

Uma pesquisa publicada na revista científica Holistic Nursing Practice em 2004 mostrou que o abraço pode ser terapêutico para pessoas com fibromialgia. A síndrome é caracterizada por dor que atinge o corpo todo, principalmente a musculatura, fadiga e sono não reparador.

O estudo submeteu os participantes do estudo, que eram pacientes com fibromialgia, a seis tratamentos de toque terapêutico, o que inclui o abraço. Cada tratamento envolveu toques leves na pele e, segundo a pesquisa, isso esteve relacionado à redução da dor e a melhora na qualidade de vida.

Pode reduzir a inflamação

Um estudo publicado em 2020, na Western Journal of Communication, sugere que o abraço pode ser capaz de reduzir a inflamação no corpo. Na pesquisa, a inflamação foi medida através de amostras de saliva de 20 adultos, que foram instruídos a registrarem o número de abraços que receberam durante 14 dias.

Os resultados mostraram que quanto maior o número de abraços recebidos, menos o nível de inflamação após o período do estudo.

Pode ajudar a reduzir a gravidade do resfriado comum

Um outro estudo, publicado em 2014 na Psychologial Science, mostrou que o abraço pode reduzir o estresse e, consequentemente, diminuir a gravidade da infecção causada por um resfriado comum, principalmente quando os abraços são frequentes.

Os achados foram encontrados após a análise com 404 adultos, que responderam um questionário e entrevistas sobre conflitos interpessoais e recebimentos de abraço, por 14 noites consecutivas. Posteriormente, os participantes foram expostos a um vírus que causa um resfriado comum e foram monitorados em quarentena para avaliar sinais de infecção e doença.

(Com informações do CNN Brasil)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_20_05,_2024

NEM TRAZENDO REPRESENTANTES DA SAMSUNG E DE PAÍS EUROPEU QUE SEDIARÁ AS OLIMPÍADAS 2026, PARA ESTES FALAREM BEM DE MARACANAÚ AO REDOR DO MUNDO, PREFEITURA SE LIVRA DE SER MUITO CRITICADA, EM SUAS REDES SOCIAIS, DEVIDO ÀS NECESSIDADES BÁSICAS DA POPULAÇÃO SEREM CADA VEZ MAIS SÃO NEGADAS

Se não for fazer muito mais hora com a cara do povo, parece muito. Enquanto a reclamação da população é cada vez maior, gestão municipal de Maracanaú parece querer iludir os/as cidadãos/ãs, ao trazer representantes da Samsung e do Governo da França para darem a impressão que Maracanaú é bem governada. Esses representantes, percebe-se, são induzidos a mostrarem que Maracanaú tem boa gestão municipal. Só que a população de Maracanaú está enfurecida com isso. E está enchendo os comentários das publicações nas redes sociais, da Prefeitura, com muito mais críticas e cobranças. Diante do caos nos postos de saúde, a imensidão de buracos nas ruas, o desprezo dos funcionários do Programa Qualifica, lanche de péssima qualidade nas escolas, etc. ISSO MOSTRA QUE AGORA A POPULAÇÃO TEM O NÚMERO NECESSÁRIO DE PESSOAS PARA MUDAR O COMANDO DA CIDADE, A PARTIR DE 2025? Nota-se que sim. Pois o número de pessoas que defendem a atual gestão municipal diminui a cada dia, de forma considerável. Também diminui o número de lideranças políticas, que tenha grande admiração da população, defendendo a atual gestão. Daí, parece, que o poder executivo municipal está apelando para trazer, para a cidade, pessoas importantes de fora  em troca de parcerias que envolve dinheiro público, para fazerem a média com a população, querendo passar que lá fora Maracanaú aos olhos de uma empresa, e de um país, renomados mundialmente, Maracanaú é destaque. Só que a população maracanauense está indignada com a sensação de que cada vez mais está sendo enganada. Pois, as famílias maracanauenses não vão ter um cotidiano melhor com a compra de lousa digital Samsung e tão pouco com o São João de Maracanaú sendo divulgado nas Olimpíadas 2026 na França. O QUE ADIANTA ESTE EVENTO SER DIVULGADO INTERNACIONALMENTE SE OS/AS MARACANAUENSES CADA VEZ MAIS NÃO TEM REMÉDIOS, NÃO TEM A DEVIDA MANUTENÇÃO DAS RUAS, NÃO É VALORIZADO/A NO FUNCIONALISMO PÚBLICO E NÃO TEM GUARDA MUNICIPAL BEM EQUIPADA E COM GRANDE EFETIVO?

Diante de tudo isso, pode acontecer da população de Maracanaú não dar mais quatro anos ao grupo que está na Prefeitura, há duas décadas. A sinalização é a imensidão de pessoas insatisfeitas. Porque chama muita atenção o grande aumento da revolta do povo, e a redução de quem ousava defender esse grupo, até há alguns anos. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos. 

Comentários