Como a tecnologia reinventa os métodos de estudo: facilidades digitais nos ajudam a aprender

Se antes os livros didáticos eram a principal fonte de informação, hoje a internet, os aplicativos e as plataformas digitais de modo geral se tornaram essenciais para potencializar os estudos

Se antes os livros didáticos eram a principal fonte de informação, hoje a internet, os aplicativos e as plataformas digitais de modo geral se tornaram essenciais para potencializar os estudos.


Uma das maiores contribuições da tecnologia para a educação é o acesso democrático à informação. Através da internet, os estudantes e buscadores de conhecimento podem explorar uma infinidade de recursos educacionais, desde cursos livres, artigos acadêmicos, até cursos completos, sem as barreiras físicas e geográficas que antes limitavam o acesso ao conhecimento.


A tecnologia ainda oferece ferramentas poderosas para organização e gestão do tempo. Aplicativos de agenda, planners digitais e lembretes automatizados ajudam os estudantes a planejar suas atividades, estabelecer metas de estudo e acompanhar seus progressos ao longo do tempo.


A seguir, vamos destacar algumas facilidades que podemos usar a nosso favor quando queremos aprender alguma coisa, seja por prazer, curiosidade, ou mesmo para provas.


Podcast

Uma boa ferramenta de aprendizado, já que existem diferentes possibilidades para todos os conteúdos, produzidos por professores profissionais, ou não.


Videoaulas

Quando o conteúdo se torna maçante, as videoaulas podem ser um ótimo caminho. A explicação em vídeo facilita a assimilação dos conteúdos e ainda há a possibilidade de deixar nos comentários a sua dúvida. Em muitas vezes, quando o professor não responde, outro aluno costuma auxiliar.


Simulados online

Aqui é para prova específica. A fixação de conteúdo é incrementada por meio da realização de exercícios sobre a matéria. Então, é recomendado que os alunos façam exercícios específicos de simulados, como para os voltados para o Enem e outras provas que também podem ser encontradas online.


Plano de estudos ou agendas digitais

O uso de agendas e planners auxiliam muito nesse processo, pois eles permitem registrar o que foi feito, fazer checklist e organizar atividades. O plano de estudos também pode ser criado com ferramentas digitais e gratuitas, como o Google Agenda, Google Keep e Evernote.


Redes Sociais

O destaque para as redes sociais aqui é tanto para dicas rápidas que muitos professores dão em seus perfis, e também pelo compartilhamento de experiências de quem está aprendendo aquele determinado assunto.

(Com informações do Extra Online)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_06_05,_2024

PORQUE OS/AS MARACANAUENSES DETONAM A PREFEITURA: APÓS LANÇAMENTO DE CAMPANHA PARA A POPULAÇÃO DECORAR RUAS E CASAS E ENTRAR NO CLIMA DE FESTAS JUNINAS, NA ESPERA DO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ 2024?

Quando uma gestão municipal passa muito tempo no poder de um mesmo grupo, que pratica a “Política do Pão e Circo”, e cada vez mais esquece de atender as necessidades básicas da população, vai chegar um tempo que os/as cidadãos/ãs não vão mais se calarem com gastanças com festas. Isso, ainda mais quando a Prefeitura não fornece mais os medicamentos essenciais. Também não realiza a manutenção devida nas ruas, o que evitaria a população adoecer e sofrer mais ainda. Um absurdo que em ano eleitoral, a Prefeitura venha solicitar à população sofrível que entre em clima de São João: enfeitando as ruas e as casas, quando as famílias estão sofrendo muito com o descaso da gestão municipal. Devido esta não atender as necessidades básicas da população, que se depara com um caos maior ainda na saúde pública, saneamento, infraestrutura das ruas, etc. A MAIORIA DA POPULAÇÃO DEMONSTRA QUE NÃO VAI FINGIR QUE A GESTÃO MUNICIPAL SE AFUNDA MAIS AINDA NO CAOS, E NÃO VAI ATENDER PEDIDO PARA ENFEITAR RUAS ESBURACADAS E SUJAS, ALÉM DE ESTAR MUITO DOENTE PELA A FALTA MAIOR AINDA DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS. Isso mesmo! A ver, a grande manifestação da população na rede social da Prefeitura. Em que cerca de 90% dos comentários foi com muita crítica "a cara de pau"  e falta de empatia da gestão municipal. Devido esta querer que a população esqueça o drama que vive, e vá enfeitar o seu dia-a-dia para já entrar em clima de Festa Junina. A atitude de grande parte da população deve repercutir muito, para todo o Ceará perceber a realidade nua e crua que os maracanauenses enfrentam,  há muito tempo. Dessa forma, mais gente em Maracanaú vai compreender que uma grande oportunidade de transformar a gestão municipal para haver uma reconstrução nos serviços públicos da cidade, é iniciar um novo ciclo o quanto antes. Isso, pode começar acontecer daqui a oito meses. E os/as cidadãos/ãs têm cinco meses para decidir por essa mudança crucial. Assim, evitando um maior número de mortes e adoentados, devido o grupo que está há duas décadas no poder não ter aprendido, ainda, a administrar uma cidade. Também não mudado de comportamento, ao continuar sendo desumano, não tendo empatia e não sendo solidário, nas suas ações a frente da gestão pública. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários