Pare de culpar a TV ou geladeira: veja os vilões da conta de luz

Se você pensa que está economizando energia em casa, acredite, o buraco é mais embaixo


A conta de luz é uma das grandes preocupações das famílias brasileiras. Muitas pessoas atribuem seu aumento aos considerados “vilões” da fatura energética. São eles: a geladeira, a TV e o ar-condicionado. Mas engana-se quem acredita que estes são os únicos culpados para o aumento assustador na fatura.

Existem outros eletrodomésticos e eletrônicos que também são sanguessugas de energia, inclusive quando estão desligados. Na prática, eles podem representar entre 5% e 10% do total energético de uma casa. Portanto, se você acredita que já fez de tudo para abaixar a conta de luz, o que falta é se atentar às seguintes dicas.

3 reais vilões da conta de luz que você ainda não notou

O consumo de energia elétrica é uma das grandes preocupações das pessoas em relação às despesas da casa. Muitas famílias decidem reduzir o banho quente, desligam o ar-condicionado ou adotam estratégias mirabolantes para fugir do aumento dos preços.

Porém, nem tudo é o que parece ser: muitos destes esforços acabam sendo em vão diante dos verdadeiros vilões ocultos no consumo de energia elétrica. Ao chegar neles, será possível perceber uma notável redução na fatura energética. Confira:

  1. Computadores desktop: por não ter como ligá-los com bateria, estes modelos de computadores são campeões em consumo de energia. Além disso, caso estejam desligados, mas conectados à tomada, eles geram um consumo potencial de até 21,2 kWh

  2. Decodificadores: responsáveis por transmitirem o sinal de TV a cabo, esses aparelhos consomem energia até quando estão desligados, principalmente quanto eles são usados para gravar programas.

  3. Notebooks: a exemplo dos desktops, mesmo quando desligados, os notebooks conectados a uma fonte de energia podem consumir até 8,9 kWh. Portanto, tire-os da tomada para não levar sustos na fatura.

Aparelhos na tomada só em caso de uso

Percebeu que deixar conectado à tomada certos aparelhos, mesmo quando não estiverem em uso, pode gerar um aumento na conta de energia? Estes são os vilões mais silenciosos na fatura, mas que muitas pessoas não se dão conta com o passar dos anos.

Felizmente, existem algumas dicas de ouro para economizar energia de verdade em casa. São elas:

  • Recorrer ao modo de espera/descanso de aparelhos apenas quando necessário;

  • Optar por desligar o roteador Wi-Fi quando não estiver em uso;

  • Apagar as luzes ao sair de um lugar casa;

  • Desligar os aparelhos da tomada quando não estiverem em uso;

  • Sempre dar preferência aos dispositivos com maior eficiência energética.

(Com informações do r7.com)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_19_02_2024

PREFEITURA ATÉ  EM EVENTOS RELIGIOSOS NÃO CONTEMPLA TODAS AS RELIGIÕES PRATICADAS EM MARACANAÚ, QUAL O INTERESSE DISSO NO ALEGRIA & LOUVOR?

Na verdade, segundo a constituição dw 1988, a esfera pública deve ser laica. Ou seja não se envolver com nenhuma religião. Contudo, em Maracanaú, o grupo político que estar há cerca de duas décadas no poder, resolveu praticar mais uma injustiça, agora com os religiosos que as outras religiões que se danem, porque o Alegria & Louvor, na semana de comemoração da emancipação do município, na primeira semana de março vai ser só para uma religião. O que parece que é porque a gestão ver que pode ter um grande retorno político com isso, ou não  tem nada haver? Que como essa religião vem tendo muito mais praticantes, e seus líderes parecendo ter muito mais persuasão, o grupo político que estar desde a década trasada no poder municipal ganha sobre vida com apoio político dessa religião, ou não tem nada haver também? Percebe-se que a esfera pública encontra uma brecha nas leis que regem-a e contrária a laicidade definida na Constituição que vigora no Brasil e age de uma forma que beneficia uma religião e meio que descrímina as outras. Cabe a sociedade agir contra isso,  pois já chega de ser enganada. Quando a gestão pública mão trabalha corretamente para amenizar os problemas sociais de uma cidade. Por exemplo em Maracanaú, parece que tudo que a gestão municipal vai fazer deixa muito a desejar. Não percebe que as principais áreas para atenderem às maiores necessidades da população nunca se viu bons resultados nos últimos 20 anos. Por incapacidade, desinteresse e falta de empatia, pois há muitos recursos públicos assegurados e a grande potência do município para  prospectar.  Era para Maracanaú ter até um mega evento  religioso nacional, em que haveria  espaços para todas as religiões. Com a cidade também se destacando na Saúde com ao menos dois grandes hospitais, postos de saúde bem estruturados e um ótimo atendimento. Na Educação, todas as escolas tendo ar-condicionados quadras esportivas, boa alimentação, fardamento todos os anos e Profissionais da Educação Maia valorizados. Como também todos os Funcionários. Na Segurança, há muito tempo, deveria ter centenas de guardas municipais, como manda a lei. Essa bem estruturada trabalhando em conjunto com a polícia. E uma Secretaria de Políticas Públicas, de verdade desde a década trasada, com muitos programas, voltados para as oportunidades para a Juventude em tudo que ela necessita, e as chefias de famílias monoparentais (que são a maioria). PERCEBE QUE TUDO ISSO SÓ COM UM NOVO CICLO NA GESTÃO MUNICIPAL DE MARACANAÚ? QUE ESTAR MAIS PRÓXIMO DE SER A PARTIR DE 2025, OU CONTINUO ESCREVENDO O QUE NÃO TEM NADA HAVER? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários