Roberto Carlos em Fortaleza: veja dicas para o Réveillon na Praia de Iracema

Show do Roberto Carlos terá mais de uma hora de duração. Visitantes e turistas podem levar banquinhos, alimentos e água; confira recomendações


Com três dias de festividade, o Réveillon 2024 de Fortaleza tem início nesta sexta-feira, 29, no Aterro da Praia de Iracema. Quem abre a programação é também um dos artistas mais esperados do evento: o cantor Roberto Carlos. Com início programado para às 20 horas, o show terá uma hora e 20 minutos de duração. Além de se organizar com antecedência, a população pode adotar algumas recomendações de segurança, saúde e cuidado no trânsito.


Esta é a primeira vez que Roberto Carlos retorna à Capital após o show realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO), em agosto de 2023. Para o show gratuito, a Prefeitura de Fortaleza informou que aqueles que desejem aproveitar o momento com mais comodidade podem levar banquinhos dobráveis, cadeiras de praia e bancos plásticos.

Além disso, também é liberada a entrada no evento com água e alimentos para ingerir e se hidratar. Caso preferirem adquirir os itens no local, estarão atuando um total de 740 vendedores ambulantes com o comércio de alimentos e bebidas (185 em locais fixos e 555 itinerantes).

“Os ambulantes poderão circular entre as ruas João Cordeiro e Rui Barbosa, no espaço que compreende o Aterro da Praia de Iracema”, informou a organização do evento.

Como em todo evento público ou privado com grande fluxo de pessoas, as recomendações incluem tomar cuidado com pertences pessoais, evitar objetos de maior valor e, ainda, ficar atento às crianças.

A área para pessoas com deficiência (PcD) ficará localizada na lateral direita do palco, ao lado da avenida Beira-Mar, a 15 metros de distância da área frontal do palco.

“O espaço tem capacidade para 100 pessoas. Todo o público que utiliza o espaço PcD tem direito a um acompanhante. Serão adotadas as regras obedecendo a capacidade do espaço disponibilizado”, afirma a Prefeitura.

Trânsito

Roberto Carlos sobe ao palco no dia 29, considerado dia útil e quando muitas pessoas ainda estarão trabalhando. O comandante da operação de trânsito durante o Réveillon de Fortaleza, Wellington Cartaxo, recomenda que as pessoas se desloquem o quanto antes para a festa.

“A gente vai ter uma grande movimentação, principalmente no horário de pico, entre 17 horas até umas 19 horas. O importante é não deixar para última hora, por que pode haver um trânsito mais intenso, e isso prejudicar a assistir ao espetáculo”, explica.

Ele recomenda que os visitantes não utilizem veículos particulares. “Na área de Beira Mar e adjacências, por conta do volume de pessoas que irão ao evento, não haverá local de estacionamento para todos”, explica o gerente de operação e fiscalização da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC).

Para Wellington, o ideal é que o principal meio de transporte utilizado seja o público. “Em relação aos outros tipos de veículos, eles levam muitas pessoas. Caso não seja possível, outra opção são as viagens por aplicativos de transporte e táxi. Isso vai ajudar nessa questão do volume de veículos na área”, aponta o organizador.

Para quem vai de Top Bus +, serão três pontos de embarque/desembarque na Avenida da Abolição a partir da av. Barão de Studart, no sentido Leste/Oeste.

Para táxis, os pontos de embarque/desembarque serão na Abolição, iniciando-se após o terceiro ponto de embarque/desembarque do Top Bus+ até a rua José Vilar.

De acordo com a AMC, embarque e desembarque de veículos por aplicativo pode ser, preferencialmente, nas avenidas Monsenhor Tábosa e Abolição. 

Para veículos gerais, o estacionamento será permitido a partir da rua Nunes Valente e nos bolsões a partir da via, assim como as vagas de Zona Azul.

“Além das vias paralelas e transversais, onde não existe uma sinalização de proibição de estacionamento. Por isso, o incentivo aos outros tipos de transportes, porque se muitos decidirem ir de carro próprio não haverá estacionamento para todos”, declara Welligton.

Por causa dos bloqueios viários, motoristas devem ficar atentos às mudanças na circulação. Não apenas para o show do Roberto Carlos desta sexta, os bloqueios e desvios serão iniciados às 6 horas da manhã da sexta-feira, 29 de dezembro de 2023, e mantidos até às 6 horas da manhã de segunda-feira, dia 1° de janeiro de 2024.

O gerente de operação e fiscalização da AMC ainda ressalta a importância de se evitar fatores de risco durante a comemoração.

“Os motoristas devem respeitar o Código de Trânsito. Tendo em vista que será uma área de concentração grande de pedestres, devem ter cuidado com a velocidade nas vias. A velocidade é um dos principais fatores de risco, tanto em relação à ocorrência de acidentes quanto à gravidade destes”, aponta.

Ele ainda frisa que, se estiver sob efeito de substâncias alcoólicas, não se deve conduzir veículos. Nesse caso, é aconselhável utilizar transporte público ou aplicativos de transporte.

Confira os bloqueios programados:

- Av. Beira-Mar, entre as ruas Ildefonso Albano e Arariús;
- Cruzamento da av. Historiador Raimundo Girão com a rua Ildefonso Albano;
- Cruzamento da av. Historiador Raimundo Girão com a rua João Cordeiro.

  • Bloqueios nas vias de acesso ao Aterro da Praia de Iracema, a partir do cruzamento da av. Monsenhor Tabosa:

-Rua Monsenhor Bruno;
-Rua Camocim;
-Rua Carlos Vasconcelos;
-Rua Francisco Virgílio Vasconcelos;
-Rua Barão de Aracati.

  • Bloqueios nos três dias de festa, a partir do meio-dia (12h):

Av. Abolição e av. Historiador Raimundo Girão no trecho compreendido entre as ruas Nunes Valente e Ildefonso Albano.

  • Opções de desvio:

Quem vem na av. Historiador Raimundo Girão, sentido Centro/Mucuripe, deve dobrar à direita na rua Ildefonso Albano e à esquerda na av. Monsenhor Tabosa.

Quem segue no sentido Mucuripe/Centro, deve dobrar à esquerda na rua Nunes Valente e à direita na rua Dep. Moreira da Rocha, ou utilizar a rua Tenente Benévolo.

  • Bloqueio nos três dias de festa, a partir das 17 horas:

Av. Rui Barbosa, no trecho compreendido entre a rua Tenente Benévolo e av. Historiador Raimundo Girão. O local será reservado para facilitar a travessia de pedestres que utilizam o transporte público. A área de desembarque para os usuários ocorrerá na rua Tenente Benévolo, entre a av. Barão de Studart e a rua Monsenhor Bruno.

Transporte Público

De acordo com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), linhas que operam regularmente no sentido Leste/Oeste realizarão desvios provisórios a partir das 12 horas de sexta-feira, 29.

As Linhas que trafegam pela av. Historiador Raimundo Girão, no sentido Oeste/Leste, farão o seguinte percurso: av. Pres. Castelo Branco, rua Franco Rabelo, rua Boris, rua Rufino de Alencar, Rua 25 de Março, rua Pereira Filgueiras, rua Tibúrcio Cavalcante e av. Abolição.

Quando trafegarem pela av. Historiador Raimundo Girão no sentido Leste/Oeste, farão o seguinte percurso: av. da Abolição, rua Júlio Ibiapina, av. Senador Virgílio Távora, av. Dom Luiz, rua Tibúrcio Cavalcante, rua Tenente Benévolo e av. Dom Manoel.

Durante os dias, sete Linhas Especiais Expressas ainda sairão direto dos terminais para o Aterro da Praia de Iracema:

930 – Antônio Bezerra/Aterro Praia de Iracema
931 – Parangaba/Aterro Praia de Iracema
933 – Lagoa/Aterro Praia de Iracema
935 – Messejana/ Aterro Praia de Iracema
936 – Conjunto Ceará/Aterro Praia de Iracema
937 – Papicu/ Aterro Praia de Iracema
938 – Siqueira/Aterro Praia de Iracema

(Com informações do O Povo Online)

#ARTIGO_SEMANAL_EM_26_12_2023

BEM QUE O NATAL MARACANAUENSE  PODERIA TER SIDO COM PRESENTE(S) DA GESTÃO MUNICIPAL, GERIDA POR GRUPO QUE ESTÁ HÁ QUASE DUAS DÉCADAS NO PODER: QUE PROMETEU "MUNDOS E FUNDOS"  MAS NUNCA PRESENTEOU A POPULAÇÃO COM PELO MENOS ALGUMAS DAS MEGAS PROMESSAS, QUE ACABARAM FORAM TORNANDO-SE GRANDES MENTIRAS DA HISTÓRIA POLÍTICA DE MARACANAÚ

Quando se tem uma gestão municipal que estar longe de cumprir com o que tem que ser uma administração razoável, pior não cumpre quase nada com as super promessas propagandeadas ao longo dos anos no poder. E o pouco que é realizado, quando vai ser verificado direito, foi feito pela a metade, as vezes de um tanto muito aquém do que é prometido. AÍ SEMPRE NO NATAL TEM-SE A ESPERANÇA DE UMA SURPRESA, mas o que... Em Maracanaú, o Natal de 2023 já é o penúltimo do mandato 2021-2024 e nadica de nada de um super projeto e/ou política pública anunciada pelo grupo político que estar na Prefeitura desde a década retrasada. Nem mesmo algo que chame muito atenção, mesmo aquém do que foi muito prometido, o atual gestor deu de presente. Como estar acontecendo em cidades pelo interior do estado e fora do Ceará também. Na verdade, percebe-se que é uma gestão que não tem capacidade mesmo para dar a população maracanauense uma cidade digna de ser uma das que mais arrecadam no Estado, por ser um município industrializado.  ENTÃO A POPULAÇÃO PODE SE AUTO PRESENTEAR: CONSCIENTIZANDO-SE DE QUE ESTAR A CERCA DE 10 MESES PARA CONQUISTAR O MELHOR PRESENTE QUE É TER UMA NOVA ERA A PARTIR DE 2025. Pois é!  Sabemos que podemos tudo. Que a Sociedade pode acabar com uma era e construir outra com perspectiva de ser melhor. Pois não tem quem tire o poder de reconstruir, que o cidadão é capaz de realizar. Sendo assim, em Maracanaú, podemos ter sim tudo que os recursos públicos e a capacidade econômica da Cidade pode proporcionar a sua população. Potencializando a qualidade de vida e se tornando uma das cidades de Região Metropolitana que mais se destaca nacionalmente. COM UM GESTOR VINDO DA CAMADA POPULAR QUE VIVE 24H POR DIA EM MARACANAÚ, SANGUE NOVO NA POLÍTICA MARACANAUENSE. Isso mesmo... Que sonha em ver as maiores necessidades e desejos da população sendo contempladas. E que só quem é assim vai gerir sua cidade com ética, empatia e capacidade, depois de ter estudado muito e tem como hábito os estudos para aprender mais ainda a fazer com excelência tudo que decide realizar para a sociedade e realização na vida. ACREDITE QUE ESSE PRESENTE DE NATAL SÓ DEPENDE DE NÓS (O POVO). QUE A VELHA POLÍTICA VAI TER QUE SÓ ACEITAR QUE DOE MENOS!!! MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários