Nova onda de calor: veja dicas para usar o ar-condicionado do carro gastando menos gasolina

Calorão volta em quase todo o Brasil. Alerta informa que temperaturas devem ficar 5ºC acima da média por um período de três a cinco dias. O ar condicionado é item básico para o conforto no veículo. Mas, logo uma preocupação surge: e o gasto com a gasolina?


Depois de um fim de semana de temperaturas mais baixas, uma onda de calor volta ao Brasil. Com o aviso de risco à saúde, do dia 14, quinta-feira, ao dia 17, domingo, para os que andam de carro por muitas horas, o ar condicionado é item básico para o conforto no veículo. Mas, logo uma preocupação surge: e o gasto com a gasolina?


O compressor do ar-condicionado é um item periférico do motor. Isso significa que para ser ligado, o motor precisa fazer um esforço extra, que torna inevitável o aumento no gasto de combustível.


Veja dicas para deixar o carro fresquinho sem gastar muita gasolina:


Manutenção preventiva


O compressor do ar utiliza a potência do motor para funcionar, mas se algo não estiver bem ajustado, os níveis de consumo podem explodir. Isso inclui limpeza dos filtros, de dutos e saídas de ar que podem acumular poeira, mau cheiro e bactérias.


Temperatura mínima por muito tempo


Quem nunca entrou no carro fervendo e ligou o ar na temperatura mínima, com a potência máxima? A configuração pode ajudar na rápida refrigeração do veículo que foi ligado há pouco, mas é um dos maiores vilões do combustível.


A matemática é simples: como o compressor será mais exigido, mais do motor precisará ser entregue para gelar este volume de ar. Portanto, os gastos com gasolina também tendem a aumentar.



Ar ligado vs. janela aberta


O uso do ar com janelas abertas exige muito mais performance do compressor do aparelho, que vai aumentar a energia gasta para tentar compensar a temperatura média dentro do veículo.


Nesses casos, fechar as janelas e apontar as saídas de ar para cima pode ser a melhor solução. A física é a mesma dos cômodos de casa: o ar quente, menos denso, se acumula nas regiões mais altas do veículo e será resfriado com mais facilidade pelo ar gelado, que vai descer gradativamente.


Janela fechada nas estradas


Nas estradas, ou quando estiver acima dos 80 Km/h, a matemática está a favor do ar condicionado.


Nesses casos, deixar o ar ligado gasta menos combustível do que abrir as janelas do veículo em movimento. Isso acontece porque a abertura das janelas altera o perfil aerodinâmico do carro, o que demanda ainda mais esforço do motor para manter aquela velocidade.


Pré-resfriamento' em dias escaldantes


Nos dias mais quentes, em que até sentar no banco ou encostar no volante pode ser um problema, não é indicado ligar o ar condicionado imediatamente, na temperatura mínima.


O ideal é que se abra as janelas do carro por alguns minutos, até que o ar quente que estava concentrado no interior do veículo seja recirculado com o ar mais fresco do lado de fora. Nesse cenário, quando o ar for ligado ele deverá atingir a temperatura desejada gastando menos.

(Com informações do Extra Online)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_11_12_2023

ABSURDO! EM MARACANAÚ, OS SERVIDORES MUNICIPAIS APOSENTADOS E TEMPORÁRIOS DO PROGRAMA QUALIFICA CONTINUAM RECEBENDO PAGAMENTOS ATRASADOS, SÓ DEPOIS DOS OUTROS SERVIDORES, COMO SE NÃO TIVESSE O MESMO DIREITO; SERVIDORES MUNICIPAIS DA SAÚDE QUE RECEBE EM DIA, AMARGURA SETE ANOS DE CONGELAMENTO DO PLANO DE CARGOS, CARREIRAS E VENCIMENTOS (PCCV), UM DIREITO POR LEI DE QUEM OPTOU TRABALHAR NO SERVIÇO PÚBLICO

Uma gestão municipal que não valoriza todos/as funcionários/as públicos faz um desserviço imensurável a população. Além de demonstrar ser antiético e incapaz para gerir uma cidade, como especifica as leis. Ainda mais quando a cidade é um Polo Industrial e uma das que mais arrecadam no Estado. Se o gestor municipal não fosse um milionário que mora fora da Cidade isso aconteceria? Um gestor advindo do povo da Cidade, que vivencia a Cidade 24h por dia, que deseja muito ver a sua Cidade referência em boa gestão para poder viver melhor na Cidade é o que falta em Maracanaú? Quando uma gestão municipal cumpre com os direitos do funcionalismo público a população automaticamente viverá melhor. Porque os servidores públicos vão naturalmente trabalhar melhor fazendo com que os serviços públicos sejam muito mais usufruídos de forma satisfatória pela população. Em Maracanaú os servidores municipais aposentados e na ativa cada vez mais são injustiçados pelo grupo político que estar na Prefeitura, desde 2005. É muita falta de respeito e ética para com os Servidores Municipais da Saúde que há sete anos estão com o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos congelados (PCCV). Como que esses/as Servidores/as estarão com cabeça para dar muito mais de si no cotidiano das Unidades de Saúde? Isso pode ser um dos motivos que a Saúde Pública em Maracanaú cada vez mais é um caos, de 2005 pra cá. Pois, um trabalhador/a que não tem a devida valorização, naturalmente ele/a não vai ter o devido desempenho das suas obrigações. Pois o desprestígio no trabalho mexe com a saúde mental deles e delas. Os trabalhadores temporários, do Programa Qualifica, são mais afetados ainda, porque tem menos direitos trabalhistas e sem estabilidade. Revoltante o tratamento da  gestão municipal para com esses/as trabalhadores/as pagando um salário muito baixo, sem os devidos benefícios extras, ainda não recebem o pagamento no mesmo dia dos/as servidores/as efetivos. Era para os integrantes do Qualifica terem concurso público, poderia até ser temporário de um concurso para outro, caso necessitasse, mas ganhando muito bem, por conta de ser um contrato de tempo determinado. Dar para a Prefeitura de Maracanaú pagar. Também é deplorável a falta de empatia, consideração e justiça social para com os Servidores Municipais aposentados que tanto serviram a Cidade de Maracanaú. Que mesmo na sua fase final da vida tem o devido momento de poder usufruir o melhor possível da sua aposentadoria. Tudo isso porque um gestor que nem na Cidade mora, parece. maltratar as pessoas a não trabalhar corretamente. E ainda quer se perpetuar no poder com o sofrimento da população só tendo fim, possivelmente, a partir de 2025. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.





Comentários