Excesso de velocidade é responsável por mais mortes no trânsito do que o álcool

De janeiro a maio deste ano, no Brasil foram registrados 1.777 acidentes de trânsito provocados pelo excesso de velocidade, resultando na morte de 183 pessoas e deixando outras 2.151 feridas


O levantamento da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre o trânsito no Brasil revelou que o desrespeito ao limite de velocidade nas rodovias federais brasileiras causou quase três vezes mais mortes do que a combinação perigosa entre álcool e direção. De janeiro a maio deste ano, foram registrados 1.777 acidentes de trânsito provocados pelo excesso de velocidade, resultando na morte de 183 pessoas e deixando outras 2.151 feridas.

No mesmo período, o consumo de álcool e substâncias psicoativas por parte dos motoristas causou 67 mortes e deixou 1.241 pessoas feridas em 1.429 acidentes. Ao todo, foram contabilizados 26.716 acidentes de trânsito, resultando em 2.115 mortes e 30.958 feridos nos primeiros cinco meses do ano.

O diretor científico da Associação Mineira de Medicina do Tráfego (Ammetra), Alysson Coimbra, destaca que, embora seja comum minimizar o desrespeito ao limite de velocidade, dirigir em alta velocidade aumenta significativamente os riscos e a gravidade dos acidentes de trânsito.


“Os limites de velocidade estabelecidos nas rodovias existem para garantir a segurança de todos que as utilizam. A velocidade afeta o tempo de reação diante de imprevistos, a eficácia da frenagem, a estabilidade do veículo, a visibilidade e, principalmente, a intensidade do impacto”, explica Alysson Coimbra.

Excesso de velocidade é responsável por mais mortes no trânsito do que álcool

No primeiro trimestre deste ano, o número de autuações por excesso de velocidade nas rodovias federais registrou um aumento de 45% em relação ao mesmo período do ano anterior. A cada minuto, quatro motoristas foram multados, totalizando 501.453 autuações.

Esse aumento reflete a ampliação das fiscalizações com radares móveis da PRF, que cresceram 30,5% nos três primeiros meses do ano, totalizando 6.266 ações. Durante esse período, os radares móveis foram operados por 12.200 horas, um aumento de 35,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior.


"Nossas rodovias não foram adaptadas ao longo dos anos para o atual modelo de circulação. O aumento dos pontos críticos, trechos com altos índices de acidentes, é resultado de problemas crônicos na pavimentação, associados à circulação irregular de veículos acima do peso. O excesso de velocidade nesses trechos resulta em acidentes cada vez mais graves e fatais. Uma vez que não temos uma previsão de resolução desse problema, reduzir a velocidade pode ser determinante entre a vida e a morte em eventos evitáveis”, conclui o diretor da Ammetra.

(Com informações do GC MAIS)


#Artigo_Semanal_em_10_07_2023

JÁ PENSOU SE OS BAIRROS PERIFÉRICOS DE MARACANAÚ TIVESSE O MESMO ESFORÇO DA PREFEITURA, QUE ESTA, TEVE PARA FAZER FESTA JUNINA LUXUOSA DURANTE 18 ANOS? NÃO TERIA MUITAS RUAS COM ESGOTO A CÉU ABERTO, MUITAS RUAS SERIAM ASFALTADAS, QUANDO MENOS BEM CALÇAMENTADAS, TERIA TRANSPORTE PÚBLICO MAIS ACESSÍVEL CIRCULANDO EM MUITAS RUAS DENTRO DOS BAIRROS E MUITO MAIS?

Quando uma gestão de uma cidade é realizada por quem não tem uma forte identificação com a maioria da população, que nunca foi integrante de uma das classes sociais do qual a maioria da população faz parte, o gestor não vai atender às maiores necessidades e desejos da maioria da população. E esse gestor pode, por toda vida, querer enganar a população com Pão e Circo. Esvaziando as contas da Prefeitura, como por exemplo, com grandes eventos festivos e/ou esportivos, gastando horrores até um certo tempo, enquanto a população não dá um basta na enganação. Em uma cidade da Região Metropolitana de uma das capitais mais importantes do País, e também, está cidade, sendo Pólo Industrial com uma das maiores arrecadações do Estado, é deplorável o abandono dos bairros mais distantes da Prefeitura de Maracanaú, e até alguns próximos. Maracanaú precisa de um gestor que não seja egoísta, que não use a Prefeitura como trampolim para projetos políticos a nível de estado, que não torre o dinheiro da população com políticos derrotados em eleições de outras cidades, e suas patotas, que estão usurpando do recurso público das mães chefes de família, da Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010 e da Geração Alfa: nascidos a partir de 2010. Além dos trabalhadores que perderam a pujança do Polo Industrial, com as novas empresas no Estado preferindo se instalarem nas outras cidades da RMF. E as existentes na cidade deixaram de crescerem devidamente, por conta de um grupo político de Maracanaú. Que absurdamente sempre foi oposição ao Governo do Estado, e em boa parte do tempo que estar na Prefeitura é opositor ao Governo Federal. SE TIVESSE FEITO DIFERENTE E DE FORMA CORRETA PODERIA NÃO EXISTIR NENHUM BAIRRO COM MUITAS RUAS COM INFRAESTRUTURA ABANDONADA PROVOCANDO MUITAS DOENÇAS, ALÉM DO GRANDE INCÔMODO DIARIAMENTE? Exato! Maracanaú com um gestor advindo do meio do povão, com décadas morando na cidade, com serviço prestado à população, instruído, deduz-se que jamais ele vai deixar de se aliar com os Governos Estadual e Federal, por esse diferente de um milionário que mora fora de Maracanaú, essa liderança do Povão, que ama essa cidade, vai querer o que for possível e impossível para Maracanaú ter a devida qualidade de vida e nos serviços públicos. Vai querer que Maracanaú se destaque em várias áreas da gestão pública e seja referência nacional. Ainda bem que há uma sinalização que isso estar próximo de acontecer. Haja vista, que ultimamente o grupo que quer se perpetuar, no poder municipal, perde força, e a Terceira Via cresce exponencialmente. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

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