Por que cachorros grandes não vivem tanto quanto os pequenos? Estudo responde

No mais recente descobriram que a reprodução seletiva para o tamanho tornou as raças grandes mais suscetíveis ao cânce

r

Diversos estudos já buscaram justificar o motivo pelo qual a expectativa dos cães maiores é inferior à dos menores, apontando fatores como taxa metabólica, tamanho do corpo, risco de doenças e outros problemas de saúde.


No mais recente deles, publicado no periódico American Naturalist, cientistas da Universidade de Adelaide, na Austrália, descobriram que a reprodução seletiva para o tamanho tornou as raças grandes mais suscetíveis ao câncer.


Para chegar a tal resultado, os pesquisadores examinaram as causas das diferenças no tempo de vida de 164 raças.


Quando analisaram esse conjunto de dados, descobriram que cães maiores tinham maior probabilidade de morrer de câncer em uma idade mais jovem quando comparados com animais de porte médio e pequeno. Ou seja, à medida que o peso corporal médio da raça aumentava, também aumentava a incidência da doença.


O chihuahua é a menor raça do planeta e também a que possui maior expectativa de vida — Foto: Unsplash/ Alicia Gauthier/ Creative Commons


A hipótese dos cientistas é que a relação entre o tamanho do corpo de um cão e sua expectativa de vida pode ser causada por um atraso evolutivo nas suas defesas contra o câncer, que são incapazes de acompanhar a rápida e recente reprodução seletiva de cães de porte grande. Essa é uma teoria conhecida ‘soma descartável’ e desenvolvida por Thomas Kirkwood.


De acordo com o artigo, essa teoria se baseia na ideia de que, se você investir a maioria de seus recursos e energia em crescimento e reprodução, não poderá empregá-los também no reparo celular e nas defesas contra o câncer. Os resultados da pesquisa podem ser úteis para os estudos sobre o envelhecimento em humanos.


Em um estudo anterior publicado no livro The Handbook of the Biology of Aging e desenvolvido nas Universidades de Michigan e do Texas, cientistas já haviam apontado que as diferenças na longevidade entre raças de cães estão relacionadas às diferenças na taxa de envelhecimento, que levam a múltiplas condições degenerativas. Eles constaram que outras doenças também aparecem mais cedo em raças maiores em comparação com as menores.

(Com informações do Ceará Agora)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_10_04_2023

É ÉPOCA DE BALÃO DE ENSAIO PRA TUDO QUE É LADO EM MARACANAÚ; CONTUDO O ANTIJULISMO E ANTIROBERTISMO DEVEM COLOCAR TODO MUNDO PRA SE MANCAR? INDO APOIAR MESMO A 3ª VIA, ADVINDA DO MEIO DO POVO QUE ESTREARÁ AGORA NA CARREIRA POLÍTICA? 

A história mostra que numa esfera política quando a população fica muito indignada com os grupos políticos, que mesmo quase perpetuando-se no poder deixaram muito a desejar, o eleitorado pode optar por uma 3ª VIA que não estar contaminada pela a politicagem. Mostra também que *páraquedistas" lambem os beiços para tentar aterrissar numa cidade, por exemplo, que pode esticar o período de gestão que deixa muito a desejar, por mais tempo ainda. O que geralmente a população não engole, com isso Balão de Ensaio igual o lançado em Maracanaú, no momento, não consegue ir em frente, e meses antes do pleito desaparece do horizonte politico municipal. O BALÃO DE ENSAIO DE FORA NÃO TEM O AMOR, O ORGULHO, NECESSIDADE E O IMENSURÁVEL DESEJO DE VER A CIDADE DANDO UM SALTO DE DESENVOLVIMENTO EM TODAS AS ÁREAS? Tem nada!!! Vai encher a Prefeitura de mais gente de fora mesmo, e usar a Cidade que está entre as que mais arrecada no Estado de trampolim mesmo, para dois anos depois tentar voos mais altos na política. Além do risco enorme de proliferarem as licitações fraudulentas, que fará com que os recursos para prestar um razoável serviço público pode ficar mais curto ainda. Ou seja, se estar ruim pode piorar. Portanto quem pode nos salvar? a 3ª VIA com um nome que não fez parte da gestão de nenhum grupo politico super desgastado da Cidade. Pode ser um nome que tem trabalho voltado para a população da cidade, além de ser uma pessoa instruída demonstra que sabe o que é necessário e os desejos da população. Além do mais ama, se orgulha e sente na pele as maiores necessidades da Cidade e deseja ver a Cidade sendo referência nacional nos indices que só uma ótima gestão pública alcança proporcionando alta qualidade de vida. Porque esta 3ª VIA que cresceu em Maracanaú pretende reconstruí-la de uma forma que seja recuperado boa parte do tempo perdido, fazendo uma reparação histórica. Principalmente a nova geração que arrancaram-lhe décadas de uma vida digna de uma das cidades que mais arrecada no Estado. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários