Oportunidades! Senac Ceará abre mais de 9 mil vagas para cursos gratuitos em 2023

São cerca de 300 vagas para 15 cursos, distribuídas no Senac Centro e na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, em Fortaleza; e nas unidades de Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. Há vagas para qualificações e aperfeiçoamentos profissionais, além de cursos Técnicos, em áreas como Gestão, Comércio, Saúde, Beleza e Tecnologia da Informação.


Em 2023, o Senac Ceará vai ofertar mais de 9.000 vagas para cursos gratuitos de Educação Profissional. Para as turmas de março e abril, são cerca de 300 vagas para 15 cursos, distribuídas no Senac Centro e na Escola de Gastronomia e Hotelaria do Ceará, em Fortaleza; e nas unidades de Aquiraz, Crato e Juazeiro do Norte. Há vagas para qualificações e aperfeiçoamentos profissionais, além de cursos Técnicos, em áreas como Gestão, Comércio, Saúde, Beleza e Tecnologia da Informação. As inscrições podem ser feitas pelo site https://www.ce.senac.br/programa-senac-de-gratuidade/ .


Para participar do Programa Senac de Gratuidade (PSG), os interessados precisam preencher os seguintes requisitos básicos: possuir renda familiar per capita de até 2 salários mínimos; estar matriculado ou ser egresso da Educação Básica; ser trabalhador desempregado ou empregado.


Já para quem está em busca de uma formação completa com certificação Técnica de nível médio, as matrículas estão abertas para os cursos de Recursos Humanos, Saúde Bucal, Estética e Podologia. “Essas oportunidades são direcionadas a jovens que desejam iniciar uma carreira atuando nas áreas de Gestão de Pessoas, Saúde e Bem-Estar, que estão em constante ascensão e demandam profissionais qualificados”, destaca a coordenadora de projetos do Senac Ceará, Geysa Câncio.


Entre as qualificações profissionais, ganham destaque os cursos de Cabeleireiro, Barbeiro, Modelista e Garçom. “Na área da Beleza, muitos dos nossos alunos buscam se capacitar para empreender como profissional autônomo ou para ter o seu próprio negócio. Já os cursos de Modelista e Garçom atraem, geralmente, quem está em busca de um emprego nos movimentados setores da Moda, Serviços e Turismo”, explica a coordenadora.


Assistente em Tecnologia da Informação e Ferramentas de Marketing Digital também são formações voltadas para atender a demanda de mercado por esses profissionais, tendo em vista o processo de transformação digital acelerado após a pandemia. A relação completa dos cursos está disponível no site.


Sobre o Programa Senac de Gratuidade – Comprometido com a inserção social e produtiva de adolescentes, jovens e adultos pertencentes às camadas sociais menos favorecidas, o Senac oferta cursos gratuitos para a formação profissional, por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG) criado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008 e alterado pelo Decreto nº 9.364, de 8 de maio de 2018.


Desde sua implementação, o PSG tem sido um significativo mecanismo de ampliação do acesso de cidadãos brasileiros aos cursos de Formação Inicial e Continuada, além da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. De 2021 para 2022, houve crescimento de 49,67% na realização de matrículas do programa no País.


Por meio de iniciativas como essa, o Senac se destaca nacionalmente como instituição de referência em Educação Profissional, concentrando esforços para a formação do ser humano em sentido amplo, compreendendo a educação para o trabalho como instrumento de cidadania e justiça social.

(Com informações do Focus.Jor)


#Artigo_Semanal_em_06_03_2023 

MARACANAÚ 40 ANOS: SÓ DOIS GRUPOS NA GESTÃO EM 34 ANOS, SE QUER UM HOSPITAL MUNICIPAL AINDA FOI CONCLUÍDO, NEM ESCOLA MUNICIPAL NO MODELO PADRÃO E CENTRO URBANO DE CULTURA, ARTE, CIÊNCIA E ESPORTE TAMBÉM

Desculpa que não tem recursos não cola, numa cidade Polo Industrial e que estar entre as que mais arrecadam no Estado. Gestões que ainda deixam muito a desejar fez a geração de emprego nas indústrias despencar, por conta que as empresas estão preferindo instalar novas unidades em outras cidades da RMF, onde a gestão municipal é aliada ao Estado. Dessa forma, podendo ser ofertadas mais vantagens aos investidores. Sem, Maracanaú, ainda ter entrado na lista das cidades cearenses que estão no topo nacional de destaques na educação pública municipal. Os maracanauenses ainda não têm condições para se tornarem mão de obra especializada que atrairia as empresas modernas para Maracanaú. Não tem creches modelo padrão, permanece há décadas as crianças ocupando casas inadequadas, indicadas por políticos e profissionais sem a devida capacitação para potencializarem o desenvolvimento e socialização dos filhos (as) da Ótima Gente Maracanauense. Sem o devido cuidado a população idosa que se adoece seriamente e foi levada às Unidades de Saúde de Maracanaú, só uma parte consegue sobreviver. Sem um programa assistencial para evitar a evasão escolar. O TRANSPORTE GRATUITO PARA OS ESTUDANTES DEIXA MUITO A DESEJAR, COM A DEMORA DE QUASE UMA HORA PARA PASSAR UM ÔNIBUS NAS PARADAS E OS ESTUDANTES PREFEREM ANDAR KILOMETROS DO QUE A MONÓTONA ESPERA NAS PARADAS QUE POUCAS SÃO COBERTAS. A Mobilidade Urbana estar longe de ser digna de uma cidade industrial de centenas de milhares de habitantes, prejudicando a população e o comércio. Sem um Sistema de Integração no Transporte Coletivo, e uma frota de ônibus que atende da forma devida, numa cidade que tem muitos recursos públicos. ENTÃO, A APROXIMAÇÃO DE UM NOVO CICLO COM UMA TERCEIRA VIA COM UM COMANDO DE QUEM MORA HÁ DÉCADAS EM MARACANAÚ E NÃO INTEGROU AS OUTRAS VIAS, QUE TEM A PRETENSÃO DE FAZER O QUE NÃO FIZERAM EM 40 ANOS É O QUE TEM PARA SE COMEMORAR NESTE 6 DE MARÇO? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários