Vai aproveitar o carnaval? Confira dicas de segurança na hora de fazer compras durante a folia nas ruas

Veja dicas de segurança na hora de pagar com cartão, PIX ou dinheiro durante a folia no carnaval de rua


O carnaval no Ceará começa na próxima semana e durante os próximos dias a principal regra é cair na folia, mas para que a festa não desande ou acabe em algum plantão policial veja o que fazer para manter a segurança fora de casa.


O g1 entrevistou a consultora financeira Verena Cordeiro para pegar dicas na hora de usar o cartão, pagar com PIX ou dinheiro durante a folia no carnaval de rua.


"Em primeiro lugar, sempre se certifique do valor que esteja pagando. Dessa forma, é preciso verificar no visor da maquininha o preço que está sendo cobrado. Caso não apareça, não proceda com o pagamento", explica.


Confira outras dicas:


Uso do cartão


Nunca entregue o cartão ao vendedor. Pegue a maquinha na mão, verifique o valor e insere o cartão na máquina (ou o aproxime, conforme o modelo).


Só entregue o cartão na mão do vendedor se ele ficar na sua frente o tempo todo.

Alteração de valor


É preciso verificar atentamente o valor que aparece na maquininha antes de efetuar o pagamento. O principal cuidado a ser tomado é com a inclusão de um zero a mais no preço.


Por exemplo, a cobrança deveria ser de R$ 40, mas o golpista digita R$ 400 na maquininha.


Além disso, recomendo que o cliente peça a sua via da fatura. Em caso de qualquer problema, a notinha vai ajudar a reclamar e exigir o reembolso do pagamento.


Pagamento com PIX


Ao ir aos blocos de carnaval, o ideal é não levar o celular. Ou seja, nesse período, é melhorar voltar a usar o bom e velho dinheiro em espécie, ou mesmo o cartão de débito/crédito.


De todo modo, sabemos que a ampla maioria dos foliões levará o celular. Sendo assim, sugiro fazer pagamentos por PIX somente em lanchonetes e bares. Na rua, use o cartão. Ficar com o celular na mão no meio de tanta gente não dá certo.


O que fazer se cair em um golpe


Se for uma compra indevida no cartão, acesse os canais do banco (por aplicativo, internet banking ou caixa eletrônico) e conteste a transação. Isso, vale lembrar, vai bloquear o cartão instantaneamente.

Caso seja um compra paga à vista por um valor superior ao anunciado, também é preciso contestá-la nos canais de atendimento do banco.


Se perceber o golpe ainda no local, converse com um funcionário e, caso a situação não seja resolvida, preste queixa na polícia.

(Com informações do G1 CE)


#Artigo_Semanal_em_06_02_2023

MAIS UMA QUADRA INVERNOSA TRARÁ MUITO TRANSTORNO EM MARACANAÚ? PORQUE MESMO A PREFEITURA TENHA REALIZADO EMPRÉSTIMOS DE R $ CENTENAS DE MILHÕES PARA A REALIZAÇÃO DAS OBRAS NAS VIAS PÚBLICAS AINDA ESTAR LONGE DA CONCLUSÃO? O GRUPO A FRENTE DA GESTÃO MUNICIPAL AINDA NÃO DEIXOU DE SER INCOMPETENTE, AO COMPLETAR MAIORIDADE DE 18 ANOS NO PODER?

Uma cidade Polo Industrial que tem uma grande arrecadação deve ser referência em todas as áreas que compõem os pilares da gestão municipal. Caso nas primeiras dezenas de anos da emancipação da cidade, grupos políticos incompetentes atrofiam o desenvolvimento devido dessa esfera pública, pode muito bem com a vinda de um novo ciclo a cidade ser reconstruída. Já que mesmo um grupo tenha completado a maioridade de 18 anos de gestão de uma cidade ainda não tenha a capacidade de administrar adequadamente, isso porque preferiu se capacitar de como se perpetuar no poder sem merecer, ao usar um "modus operandis" repugnante, de se aproveitar da boa fé do povo, que infelizmente, para uma população maltratada, perdura até completar um ciclo político de uma gestão municipal. NA MAIORIDADE DE 18 ANOS DE UM GRUPO NO COMANDO DE UMA CIDADE DE SUPER ARRECADAÇÃO ERA PARA TER UMA MOBILIDADE URBANA DIGNA DE UMA CAPITAL? Pois é! Era para todas as ruas dos bairros há muito tempo existentes, ser asfaltadas, sinalizadas e com saneamento básico e boa iluminação pública. Era para as vias públicas mais movimentadas já ter uma grande infra-estrutura, há muito tempo, evitando o grande caos a cada quadra invernosa, evitando a penitência que a maioria da população tem que suportar "Pelo o Amor de Deus". Era para ter muitos pontos de paradas de ônibus com cobertura. Um transporte público com mais ônibus e um menor espaço de tempo entre um e outro na tabela de horários. Tendo terminais de ônibus com a integração das linhas urbanas, e um tempo de no mínimo 1h30 para os usuários trocarem de ônibus, o quanto necessitarem, pagando a mesma passagem. CONTUDO MARACANAÚ NÃO TEM NADA DISSO AINDA, MAS POR FALTA DE RECURSOS PÚBLICOS NÃO É, E SIM POR MUITA FALTA DE  HUMANIDADE E ÉTICA TAMBÉM. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários