Diagnóstico de Influenciadora digital acende alerta para risco de cárie não tratada

Famosa é diagnosticada com disfunção temporomandibular (DTM) provocada por cárie.. Lesões na arcada dentária – causada por cáries, por exemplo – podem alterar o padrão de fechamento da boca, provocando assim o quadro de disfunção temporomandibular (DTM)


Virginia Fonseca, influenciadora digital de 23 anos, usou seu Instagram na última sexta-feira (27) para compartilhar com os seguidores o seu diagnóstico de disfunção temporomandibular (DTM) e como o quadro pode ser agravado por cáries.


O dentista da influenciadora, Raulino Borges, explicou que lesões na arcada dentária – causada por cáries, por exemplo – podem alterar o padrão de fechamento da boca, provocando assim o quadro de disfunção temporomandibular (DTM).


"Quando você tem uma cárie e ela não é corrigida imediatamente, ou quando a instalação não é feita devidamente, vai mudar a posição dos dentes, o que muda o padrão de fechamento. A mudança do padrão de fechamento é o que dá a DTM”, disse o doutor em desordem temporomandibular nos stories de Virginia Fonseca.


Entre os principais sintomas da desordem temporomandibular está o desconforto, dores no local e enxaqueca.


No caso da influenciadora digital, o dentista disse que encontrou uma “resina mal feita” no dente, o que alterou o padrão de fechamento da sua boca.


Tratamento da DTM


De acordo com a dentista especializada em clínica geral Maria Luiza Pisaneschi, o principal tratamento para a disfunção temporomandibular é a placa de acrílico.


O aparelho protege a arcada dentária e reduz as dores no local. Em casos mais leves, como o de Virginia, a retirada da cárie causadora da DTM também pode solucionar o problema.


Cuidados para evitar a cárie


A dentista alerta que a principal causa de aparecimento de cáries é uma alimentação “baseada em açúcares e carboidratos unidos a falta de higiene”.


“O PH ácido causado por bactérias, principalmente o Streptococcus mutans, ataca o esmalte dentário, causando a cárie. As bactérias vão se alimentando e aumentando a infecção”, diz a especialista.


Pisaneschi ressalta que as cáries podem ser evitadas, geralmente, de forma simples. O principal modo é sempre “promover uma boa higiene bucal, com escovação e uso de fio dental pelo menos uma vez ao dia”, conclui.

(Com informações da CNN Brasil)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_30_01_2023

ATÉ QUANDO OS MARACANAUENSES VÃO TER QUE AGUENTAR UM GRUPO QUE OCUPA O SECRETARIADO MUNICIPAL COM POLÍTICOS DE FORA, DERROTADOS NAS ÚLTIMAS ELEIÇÕES, COM UM GESTOR SENDO ANTIÉTICO AO MENOSPREZAR O DIREITO DO CIDADÃO MARACANAUENSE OCUPAR O 1° ESCALÃO DA GESTÃO MUNICIPAL?

Em 18 anos, até parece que Maracanaú não conseguiu ter gente qualificada para ocupar qualquer cargo dos escalões da Gestão Municipal. O Gestor da Prefeitura, chefe do grupo que está na Prefeitura de Maracanaú, desde 2005, prometia antes, que iria capacitar os maracanauenses para ter bons empregos, mas não deu apoio da forma prometida, mesmo assim muitos maracanauenses estudaram muito na capital cearense, estão capacitados para ocupar qualquer cargo da Gestão Municipal. No entanto, o chefe do grupo no poder desde 2005 não está nem aí com quem colocou ele no poder. Que acreditaram que ele iria realizar o sonho de quem se capacitou para se tornar servidor público na cidade Polo Industrial, que é uma das que mais arrecadam no Estado do Ceará. MESMO TENDO MARACANAUENSE CAPACITADO, A POPULAÇÃO MARACANAUENSE VAI TER QUE SE ENTALAR COM TANTA GENTE DE FORA, SEM SER CONCURSADO,, NO SECRETARIADO, ATÉ VIM UM NOVO CICLO QUE DEVE SER A PARTIR DE 2025? Percebemos que sim! Porque embora cada vez mais a população demonstra insatisfação com o grupo que está na Prefeitura, quando só 20% do eleitorado que foi as urnas em Maracanaú, nas Eleições 2022, votaram nos candidatos do seu grupo, por causa do caos na saúde pública maracanauense, dentre tantas áreas. Contudo, o Gestor Municipal não para de agir como se a Prefeitura fosse uma das suas empresas, colocando amigos políticos de fora na gestão, sem nunca ter "pregado um prego" no cargo de secretário na área da saúde, aliás nunca ocupou um cargo de gestor público. UM ABSURDO, SE AO MENOS MORASSE EM MARACANAÚ HÁ DÉCADAS. Até 2024 resta a população cobrar, denunciar e exigir do grupo que estar na Prefeitura para que seja feita as coisas certas, pelo menos, nos ultimos anos do seu ciclo na Prefeitura, para se reparar, após tanto desmando em 18 anos, e não sair da Gestão Municipal mais desgastado ainda, dessa forma evitando mais sofrimento ainda, da população. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários