Conheça oito benefícios que a alimentação úmida pode trazer para seu Pet

Hoje o Brasil tem a terceira maior população mundial de cães, com 62 milhões de cachorros, porém uma parcela mínima dessa população consomem os famosos sachês. Isso se deve ao desconhecimento dos tutores sobre as vantagens da alimentação úmida



Engana-se quem pensa que o sachê deve ser oferecido ao cachorro como um petisco. A alimentação úmida tem tantos benefícios que faz dela um alimento completo e balanceado, podendo ser oferecido sozinho ou misturado à uma ração seca. E como nós, tutores, nos preocupamos com a saúde e o bem-estar dos nossos peludos, nada mais natural que a gente procure opções que retribuam, em forma de uma boa refeição, todo esse amor e lealdade que eles nos oferecem.


Hoje o Brasil tem a terceira maior população mundial de cães, com 62 milhões de cachorros, porém uma parcela mínima dessa população consomem os famosos sachês. Isso se deve ao desconhecimento dos tutores sobre as vantagens da alimentação úmida.


Por isso, listamos os oito benefícios que a veterinária, PhD em Nutrição Animal, Dra. Manuela Fischer nos ajudou a preparar para esclarecer de uma vez por todas qualquer dúvida que você, pai ou mãe de pet, possa ter em relação aos sachês:


1.Alimento Completo e Balanceado


A grande maioria dos alimentos úmidos são completos e balanceados, porém sempre confirme essa informação na embalagem. Os sachês da marca PEDIGREE® são um alimento 100% completo e balanceado, com tudo que o cão precisa para mantê-lo com energia e sempre saudável. E que pode ser servido todos os dias.


“O alimento úmido não precisa entrar como petisco ou complementar. Se o tutor quiser dar apenas sachê ao seu cachorro, ele pode. Os pets são os maiores beneficiados pela alimentação úmida porque, com o sachê, eles ingerem muito mais água. A alimentação úmida permite que o animal consuma todos os nutrientes diários, que são mais de 40, entre ácidos graxos, vitaminas, mineiras e aminoácidos”, explica Manuela.


2.Não contém conservantes


Os alimentos úmidos passam por cozimento em alta temperatura e são lacrados e esterilizados através de processo de alta tecnologia, mantendo o alimento fresco, mesmo sem a utilização de conservantes. Prova disso é que o prazo para oferecer aos animais após a embalagem aberta é de até 48 horas. Após o contato do alimento com o oxigênio, esse prazo precisa ser respeitado e devendo ser armazenado em ambiente refrigerado. Depois disso, a recomendação por segurança é fazer o descarte do restante do alimento.


3.Sem corantes artificiais


Principalmente para quem procura por alimentos mais naturais, o sachê se apresenta como uma excelente solução para oferecer aos nossos amigos peludos, uma vez que não possui a inclusão de ingredientes que não agregam valor ao organismo do pet, como por exemplo os corantes artificiais.


4.Aumento ingestão hídrica


Os pets devem consumir entre 50 a 70ml por quilo do cachorro, diariamente. No entanto, muitos deles não consomem a quantidade diária que deveriam e o alimento úmido pode cumprir parte desse papel de suprir essa hidratação do cachorro.


Fora isso, há animais que têm pré-disposição a formação de cálculos urinários. Dra. Manuela conta que recebe muitos cães pequenos com cálculo urinário. “Não são só os gatos que sofrem com o pouco consumo de água, os cachorros de menor porte também. Por isso é importante aumentar a ingestão hídrica, que ajuda a diluir a urina e, assim, reduzir a densidade urinária”, diz a veterinária.


5.Altamente palatável


O fato de o sachê ter água, de ser úmido, de ter mais inclusão de produtos cárneos, como miúdos de carnes, de ter menos carboidrato e mais carne e gordura, deixa o alimento com características que agradam o paladar do cão. “Sempre sugiro misturar o sachê na ração seca. Isso não só contribui para a palatabilidade, como você tem a garantia de estar servindo alimento completo”, recomenda Dra. Manuela.


6.Baixa caloria


Sim, o alimento que vem no sachê tem menos caloria do que a ração seca, por exemplo. Se você não oferece a alimentação úmida por achar que vai engodar o seu cãozinho, então já tem uma boa razão para oferecê-la a ele.


“O fato de o sachê ter baixa caloria permite que o animal consuma relativamente mais quantidade. Os tutores podem fazer um “mix feeding” (misturar ração úmida e seca) da forma correta, o que vai possibilitar que o alimento fique mais saboroso”, explica Manuela.


Segundo a veterinária, o excesso de ração seca que se coloca junto com a ração úmida é que aumenta a quantidade de calorias. “Um animal de 10kg, por exemplo, precisa, em média, de 550 kcal por dia. Para fazer o balanço correto, precisamos entender quanto de alimento seco e úmido iremos oferecer. As rações secas contêm em torno de 3.800 kcal por quilo, enquanto os alimentos úmidos contêm apenas 800kcal por quilo, em média. Fazendo os cálculos corretos, o animal ingere a quantidade certa de cada alimento, mantém o peso e a refeição fica muito mais saborosa. É só mais um mito essa história de que alimento úmido engorda. Só engorda quando o produto é misturado à ração seca sem descontar as calorias provenientes dele”, garante ela.


7.Contém fibra solúvel


O alimento úmido possui fibras que apoiam o trato gastrointestinal, ajudando na redução do PH intestinal. “A vantagem dessa fibra é que ela fermenta no intestino, reduzindo o Ph intestinal e deixando o ambiente mais equilibrado e favorável para bactérias benéficas e não patogênicas”.


Dra. Manuela Fischer faz um alerta aos tutores de animais que não estão acostumados a consumir o sachê: “Inclua a alimentação úmida aos poucos para não dar gases e amolecer as fezes”. O organismo do pet tem que se adaptar à presença do alimento úmido, portanto siga as instruções nas embalagens para uma transição adequada.


8.Praticidade


Some a todos esses benefícios à praticidade do sachê. Se você pode comprar um alimento pronto, embalado e fresco, com a quantidade necessária de tudo que é necessário para alimentação dos cães, torna tudo mais fácil. O alimento úmido, nesse sentido, te apoia nos momentos que precisamos de maior conveniência, como por exemplo, em viagens de fim de semana ou quando estamos atrasados para um compromisso.


E para os tutores que se arriscam a tentar preparar comidas caseiras para seu cachorro, não é preciso passar horas cozinhando carne, vegetais, arroz etc. “Geralmente os tutores não sabem a quantidade certa de cada um dos nutrientes, o que pode gerar um desequilíbrio para a dieta”, explica Dra. Manuela.


O PEDIGREE® Sachê é produzido sem conservantes, nem corantes ou aromas artificiais. É um alimento úmido e 100% completo e balanceado, com tudo que seu cão precisa para mantê-lo com energia e sempre saudável. Pode ser servido com uma porção única ou misturar com o alimento seco do seu cão para tornar sua refeição ainda mais saborosa e nutritiva.


O alimento úmido PEDIGREE® possui suculentos pedacinhos cozidos no vapor servido em delicioso molho, que eles vão amar!

(Com informações do G1)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_02_2023

SÓ O ESTADO MESMO COM UMA EVENTUAL INTERVENÇÃO EM MARACANAÚ, A POPULAÇÃO VAI TER UM TRANSPORTE PÚBLICO DIGNO DE CIDADE DE MAIS DE 200 MIL HABITANTES? A MUDANÇA PODE ACONTECER NAS LINHAS METROPOLITANAS, COM A CHEGADA DE OUTRA EMPRESA, PARA RECEBER O PASSE LIVRE QUE O GOVERNADOR JÁ ESTAR NEGOCIANDO PARA A GRATUIDADE VIGORAR O MAIS BREVE POSSÍVEL; POIS, PERCEBE-SE QUE A VIA METRO É INCAPAZ DE EVITAR AINDA MAIS SUPERLOTAÇÃO QUE VIRÁ POR AÍ? É possível ter uma gestão pública capaz e ética para colocar um transporte público que atenda a população de forma digna. Uma cidade Polo Industrial, com centenas de milhares de habitantes, não deve ter só uma empresa de transporte público, que há décadas nunca atendeu a população devidamente. Frota sucateada, grande demora para passar um ônibus na parada, muitos motoristas necessitando capacitação para atender adequadamente os passageiros, sem terminais na cidade para a integração, etc, isso prejudica demais milhares de passageiros diariamente. Mesmo a passagem de valor muito alta, termina ano e começa ano, o sofrimento dos usuários de ônibus permanece entre os maracanauenses. SE NÃO BASTASSE, PODE PIORAR MUITO, EM BREVE, COM O PROGRAMA ESTADUAL DE GRATUIDADE DE PASSAGENS, PREJUDICANDO MAIS AINDA QUEM ANDA DE ÔNIBUS JÁ UM BOCADO DE ANOS? Subentendemos que sim, porque quem acredita que a única empresa de ônibus em Maracanaú, de uma hora para outra, vai mudar da água para o vinho? E transformar o Sistema de Transporte Público de Maracanaú? Quem acredita que o gestor municipal que sempre esteve na oposição ao Governo do Estado vai dar outra concessão a outra empresa de transporte público para contribuir para o sucesso do programa de gratuidade do novo governo estadual? Pois fazer o melhor para a população, já-se sabe, há 18 anos, que parece não é primeiro plano do grupo que está na Prefeitura, pois se fosse, a cidade de Maracanaú nunca tinha se estagnado, e imagine como poderia ser o transporte público, saúde, educação, desenvolvimento social e econômico maracanauense se viesse tendo muitas parcerias com o governo do Estado de 2005 pra cá? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários