Maracanaú: conheça a história de São Sebastião, padroeiro do Distrito de Pajuçara:

Seu nome deriva do grego Sebastós, que significa divino. Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército, cristão, ele queria ajudar outros cristãos condenados pelo Império. Foi perseguido e capturado, se negou a renunciar à sua fé e acabou martirizado


São Sebastião nasceu na cidade francesa de Narbonne, no século terceiro. Seus pais eram oriundos de Milão, na Itália. Seu nome deriva do grego Sebastós, que significa divino. Sebastião era um soldado que teria se alistado no exército romano por volta de 283. Cristão, ele queria ajudar outros cristãos condenados pelo Império Romano. Foi perseguido e capturado, se negou a renunciar à sua fé e acabou martirizado por ordem do imperador Diocleciano.


São Sebastião, padroeiro do Rio de Janeiro

São Sebastião é o padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, dando seu nome à cidade, desde a sua fundação por Estácio de Sá. Conta-se que na batalha final que expulsou os franceses do Rio, São Sebastião foi visto com uma espada na mão, entre os portugueses, mamelucos e índios, lutando contra os franceses calvinistas. Era o dia 20 de janeiro. O santo passou a ser celebrado nessa data.


As comemorações pelo Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade e da Arquidiocese do Rio de Janeiro, iniciadas nesta sexta-feira (20), às 10h, com missa solene na Basílica Santuário de São Sebastião, localizada na Tijuca, zona norte da capital fluminense.


Tradicionalmente, o arcebispo do Rio realiza, na Arquidiocese, a Trezena de São Sebastião, envolvendo 13 dias de preparações e orações. A trezena foi iniciada no dia 7 de janeiro, com o tema “São Sebastião: vocacionado à missão”, inspirado na celebração do Ano Vocacional Missionário.


A festa de São Sebastião ultrapassa as comemorações do dia 20 de janeiro. A réplica da imagem do santo trazida por Estácio de Sá percorre toda a cidade e, durante 13 dias, é levada as paróquias, capelas, oratórios, hospitais, forcas armadas e auxiliares, prédios de órgãos governamentais, rádios e emissoras de televisão, entre outras instituições. O objetivo é levar a bênção do padroeiro a todas as pessoas, pedindo pelo novo ano que se inicia. A trezena de São Sebastião termina um dia antes da festa do padroeiro.

(Com informações do GCMAIS)


#ARTIGO_SEMANAL_EM_16_01_2023

O QUE DEVERIA TER SIDO FEITO DE MELHOR NO ESPORTE DE MARACANAÚ COM CERCA DE R $ 2 MILHÕES QUE A PREFEITURA REPASSOU SÓ PARA UM TIME DE FUTEBOL, DE 2021 PRA CÁ? E OS QUASE R$ 10 MILHÕES DE 2005 PARA CÁ? EM 18 ANOS QUE O MARACANÃ DISPUTA COMPETIÇÕES PROFISSIONAIS E QUE NUNCA JOGOU UMA PARTIDA OFICIAL COM CEARÁ E FORTALEZA?

Com cerca de R $ 10 milhões de recursos públicos que uma Prefeitura dispõe só para um time de futebol, de 2005 à 2023 daria para fazer um Estádio em 2005/2006. Era só ter adquirido um empréstimo para a Prefeitura pagar em 20 anos, e assim os maracanauenses já viriam assistindo jogos oficiais no seu Estádio Municipal durante 16 anos. E não só a partir do dia 31 de janeiro de 2023. Certamente, o Maracanã Esporte Clube por ser de uma Cidade Polo Industrial e com uma boa Praça Esportiva, as empresas tinham investido maciçamente no Maracanã, a exemplo de Ipatinga/MG, com isso o Maracanã já teria não só cansado de jogar com Ceará e Fortaleza, mas já estaria era acostumado a disputar as principais competições nacionais, e no mínimo igual ao Icasa de Juazeiro, já ter no minimo disputado BRASILEIRÃO SERIE B.. Possivelmente já teriam surgido inumeros Cebolinhas e o Maracanã ter embolsado R $ Milhões, para além de jogar em casa, ter jogadores medalhões que teria atraído estádio lotado em Maracanaú. Teria milhares de sócios torcedores e dezenas de conselheiros empresários turbinando uma receita de clube de futebol, jamais vista em um time da Região Metropolitana do Nordeste brasileiro. Com uma categoria de base das melhores do Nordeste teria oportunizado ao longo de 18 anos, centenas de jovens seguirem a carreira de jogador profissional. Sendo proporcionado uma melhoria de vida significativa em centenas de familias, com um familiar tendo um ótimo salario. Também de 2005 pra cá a economia em Maracanaú já teria melhorado a qualidade de vida de muita gente: com geração de empregos e novos empreendedores no ramo do comercio e serviços, ligado ao esporte. DIANTE DISSO TEM O QUE SE COMEMORAR COM O MARACANÁ E A INAUGURAÇÃO DE UM ESTÁDIO, DEPOIS DE 18 ANOS DE CONSTRUÇÃO, COM MENOS DA METADE DA ESTRUTURA DO PROJETO PROMETIDO EM 2004? PELO MESMO GRUPO QUE "ESTAGNA"  MARACANAÚ HÁ CERCA DE DUAS DÉCADAS? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários