Saiba quais são as responsabilidades e direitos do cidadão no trânsito

Apesar dos principais cuidados no trânsito serem de conhecimento geral, a conscientização deve ser um esforço constante para enraizar no cidadão essa responsabilidade e salvar vidas




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O trânsito seguro é um direito de todos. E, assim como é dever de órgãos públicos ajudar a garantir esse direito, também é responsabilidade do cidadão zelar pela segurança dele e do próximo. Apesar dos principais cuidados no trânsito serem de conhecimento geral, a conscientização deve ser um esforço constante para enraizar no cidadão essa responsabilidade e salvar vidas.


Um dos principais hábitos maléficos no trânsito é o uso do celular enquanto se pilota o veículo. De acordo com o gerente de educação para o trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), André Luís Barcelos, a distração causada por esses dispositivos é equiparável à da embriaguez causada pela bebida alcoólica.


“As pessoas estão tão dependentes do uso desses equipamentos que nem percebem. Por exemplo, você está dirigindo e vê uma mensagem rápida. Imagine uma pessoa a 60km/h: a cada segundo ela vai se deslocar 16 metros. Se você levar cinco segundos para responder ou só visualizar a mensagem, são cerca de 80 metros percorridos com desatenção. Qualquer coisa que passe na sua frente não tem como reagir”, alerta André.


Outros pontos comumente negligenciados pelos cidadãos são a questão da velocidade acima da permitida, o beber e dirigir, a fadiga em extremo após muitas horas pilotando o veículo e o uso inadequado ou não uso de equipamentos como capacete e cinto de segurança, principalmente no banco traseiro do carro.


“O ato de dirigir é complexo e exige das suas capacidades cognitivas e físicas. Nós não temos essa percepção porque a gente faz de forma automática, mas um momento de distração já pode ser um condicionante de um risco. As regras existem para evitar esses riscos. São pequenos comportamentos que podem mudar a realidade do trânsito”, aconselha André Luís.


Regra número um


“O maior cuida do menor” é a principal regra de convivência no trânsito. Ela prega por uma cadeia de cuidado na qual o pedestre é o usuário mais vulnerável de todos, devendo ser tratado com prioridade pelos usuários. Seguindo essa lógica, pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas seguem, respectivamente, uma ordem de maior fragilidade para menor, devendo sempre ser tratado com prioridade de acordo com a posição nessa escala.


Conheça alguns dos direitos no trânsito


Para garantir os direitos no trânsito, o presidente da Comissão de Trânsito, Tráfego e Mobilidade Urbana da Ordem dos Advogados do Brasil Ceará (OAB-CE), Daniel Siebra Santos, indica que o cidadão pode sempre buscar a OAB para cobrá-los dos responsáveis. A Ordem tem o papel de fiscalizar os agentes públicos e orientar o cidadão sobre seus direitos, sendo alguns deles:


Direitos gerais:


- Usufruir de vias seguras, iluminadas e sinalizadas


- Ser educado regularmente por campanhas sobre conscientização, direção defensiva e legislação


- Ser bem atendido nas repartições e sempre que precisar de um serviço


Direitos do motociclista:


- O carro sempre deve dar prioridade ao motociclista na via e sinalizar sempre que for mudar de faixa ou fazer conversão (o maior protege o menor)


Direitos do ciclista:


- Ter preferência com relação aos veículos motorizados


- Poder pedalar nas vias urbanas


- Os carros devem reduzir a velocidade quando ultrapassar o ciclista e manter distância de 1,5m


- Nos grandes centros, ter o direito a um estacionamento para bicicletas


- Ao descer da bike e empurrá-la, passar a ser reconhecido como pedestre


- O motorista sempre deve ter atenção e observar a aproximação de ciclistas quando for abrir ou fechar a porta do veículo


- Outros veículos não podem adentrar a ciclofaixa


Direitos do pedestre:


- Utilizar dos passeios e passagens apropriadas das vias urbanas


- Circular nos acostamentos, quando via rural


- Ter prioridade de circulação na pista de rolamento, quando não houver passeio


- Ter assegurado a conclusão da travessia, quando houver sinalização semafórica de controle de passagem, em caso de mudança de semáforo liberando a passagem dos veículos


SERVIÇO


Trânsito Seguro Já

O projeto "Trânsito Seguro Já" engloba uma série de conteúdo editoriais relacionados ao trânsito seguro, através do promoção e incentivo do debate de assuntos relacionados à prevenção de acidentes no trânsito.

Com informações do O Povo Online.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_12_09_2022

GESTOR QUE DEVE ESTAR PASSANDO POR MAIOR INCÔMODO, COM O SEU CANDIDATO AO GOVERNO DIZENDO QUE VAI DIALOGAR SEJA COM QUEM FOR PARA REALIZAR UM BOM MANDATO, ATITUDE GENIAL QUE O TAL GESTOR NÃO TEVE UM MINUTO COM O GOVERNADOR, DAÍ ESTAGNOU A NOSSA CIDADE; AINDA TEM "A CARA DE PAU" DE ENDIVIDAR A PREFEITURA COM MAIS UM SUPER EMPRÉSTIMO BANCÁRIO, SE ENCAMINHANDO PARA UMA DÍVIDA DE R $ MEIO BILHÃO AO SOMAR COM O QUE FEZ COM O BID; POVO VAMOS REAGIR MAIS AINDA NO MOMENTO CERTO, PARA EVITAR A NOSSA CIDADE PERDER MAIS AINDA A CONDIÇÃO DE PROPORCIONAR UMA VIDA DIFERENCIADA A POPULAÇÃO, DEVIDO A SUA IMPORTÂNCIA NO CENÁRIO ESTADUAL

Uma cidade tem que ter uma gestão pública em que a população seja participativa o máximo possível. Além de um gestor advindo do meio do povo que ama a sua cidade como jamais quem mora fora ama, e assim será evitado a população sofrer muito com atitudes antiética e impopulares, por exemplo, não se aliar ao Governo Estadual. Por que tem interesse de derrubá-lo e só quando estar no final do seu ciclo político de décadas, com a cidade estagnada ainda vai fazer empréstimos de R $ Centenas de Milhões, deixando uma herança maldita para as décadas seguintes. Que pode  atrapalhar demais o novo grupo político realizar o devido trabalho que a cidade em situação normal deveria ter. Principalmente na Cidade que tem um dos principais Polos Industriais do Estado. MARACANAÚ SEM DEVER R $ 1 REAL, SE ALIADO EM QUASE 18 ANOS COM O ESTADO, PODERIA SER, COM EXCEÇÃO DA CAPITAL, UMA CIDADE REFERÊNCIA EM TUDO QUE SE POSSA IMAGINAR? COM A QUALIDADE DE VIDA LÁ EM CIMA E, NÓS, O POVO, MAIS SATISFEITO QUE UM PINTO NO LIXO? Pois é! Por isso que já em 2020, segundo os dados, já eram mais de 50 mil eleitores que não querem mais o atual grupo que desde 2005 está na Prefeitura. A tendência é que esse dado aumentará em mais várias dezenas de milhares de eleitores, em 2022. Porque é cada vez mais perceptível que se não muda os representantes dos maracanauenses é esticar mais ainda o desmando na Prefeitura . Em que só uma minoria da população se dar muito bem, e a maioria que lute para viabilizar um modelo ideal de Gestão Municipal em Maracanaú. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

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