Seis atividades físicas para quem não gosta de academia

Todas as atividades físicas trazem benefícios: “Existem aquelas que vão estimular mais o corpo e outras que estimulam mais a mente, mas em ambos os casos há evolução mútua”, explica um profissional de Educação Física


CONTINUA APÓS OS LINKS COM MAIS NOTÍCIAS

Amor e tecnologia: aplicativos têm ajudado a formar casais

Maracanaú está entre as cidades com mais casos de trabalho infantil no Ceará; 140 crianças são flagradas de janeiro a abril

Junho une tradições e simpatias nas celebrações do “Mês dos Santos”

Metrofor: saiba quais são os direitos dos candidatos do concurso após suspensão de provas, horas antes 

Amar traz benefícios ao corpo e à mente; saiba o que dizem especialistas e pesquisas

Dengue, gripe ou Covid-19? Conheça a diferença entre os sintomas de cada uma 

Ainda não sabe? IBGE Ceará oferece mais de 600 vagas para trabalhar de recenseador no Censo 2022

Brasileirão Feminino A2 2022: saiba como Ceará e Fortaleza chegam para a disputa 

Oportunidades! Receita Federal realiza leilão com quase 200 lotes em Fortaleza

Oportunidades! Abertas cerca de mil vagas para brasileiros trabalharem em cruzeiros

São João de Maracanaú 2022: novo decreto recomenda uso de máscara por ser local aberto com aglomeração no Ceará

Maracanaú: família procura homem perdido há mais de uma semana na Serra da Aratanha/Pacatuba

Maranguapense vai comandar as tardes da TV Cidade a partir de  três semanas após ter saído da TV Verdes Mares

Registrado 14.112 infrações por desrespeito a Zona Azul em Fortaleza; saiba como usar o estacionamento rotativo

Show de R $ 600 mil do Wesley Safadão em Viçosa é cancelado e Justiça põe limite de R $ 50 mil em cachês no Estado nordestino 

Pacatuba: urubu acompanha voo de parapente e imagens viralizam; veja vídeo

Aumente suas chances de acertar na Quina

Maracanaú: morador é o segundo caso suspeito da varíola do macaco no Ceará

Oportunidade! Clínica de  Odontológia oferece mais de 300 atendimentos gratuitos por mês

Maracanaú: em quatro Cursos de Graduação, IFCE vai oferecer mais de 200 vagas no SISU 2022.2

Oportunidades! Escola de gastronomia de Fortaleza oferta 180 vagas em cinco cursos gratuitos no mês de junho

Maracanaú: estudantes que possuem cartão do Metrofor devem revalidar cadastro 

Parece, mas não é: produtos similares se multiplicam e confundem consumidores; entenda as diferenças

Maranguaoe: nova loja de Rede de Supermercado prevê centenas de novos empregos

São João de Maracanaú 2022: 10 celulares furtados são encontrados em carrinho de Lanches 

Aprenda a fazer bolo de milho cremoso, receita típica das festas juninas

Sono: você sabe quantas horas precisa dormir? Médico explica 


Enquanto para algumas pessoas não existe vida sem ir para a academia, para outras, só de ouvir palavras como treino e musculação já bate um desânimo. É completamente normal que nem todo mundo se identifique com as mesmas atividades, mas isso não precisa ser motivo para não se exercitar. Afinal, movimentar o corpo é muito importante para a saúde e existem muitas alternativas para quem não gosta de academia.


De acordo com o profissional de educação física Yuri Dourado, professor de yoga do Sesc, todas as atividades físicas trazem benefícios: “Existem aquelas que vão estimular mais o corpo e outras que estimulam mais a mente, mas em ambos os casos há evolução mútua”, explica. Entre os principais benefícios da prática regular de atividades físicas, estão a redução do risco de doenças cardiovasculares, melhoria na qualidade do sono, auxílio no controle do peso e no combate a problemas como ansiedade e depressão.


Mas como escolher uma atividade física? Yuri ressalta que é importante levar em conta o fator identificação, “considerar se estamos realmente interessados em fazer aquela atividade, se vai ser algo que me motiva a se movimentar”. Isso porque, independente do tipo de exercício, a chance de abandonar a prática se torna bem menor assim. “Tem gente que tem mais afinidade por atividades de força e outros que preferem atividades mais tranquilas e restaurativas. O importante é saber se realmente queremos fazer aquilo, ao descobrir o interesse, permanecer e se dedicar a atividade se torna muito mais fácil”, reforça.


Pensando em quem quer começar a fazer uma atividade física, mas não gosta de academia, aqui vai uma lista com seis alternativas para agradar diversos perfis:


Yoga


Muito mais que uma atividade física, o yoga surgiu na Índia e tem mais de cinco mil anos de história. A prática propõe a união do físico, mental e espiritual em exercícios que tanto alongam, fortalecem e relaxam o corpo quanto trabalham a concentração, o autoconhecimento e o equilíbrio.


Capoeira


Misturando luta, dança e música, a capoeira é uma expressão da cultura negra no Brasil e vai muito além de uma atividade física. Com movimentos ágeis e complexos, a prática da capoeira traz uma série de benefícios, como fortalecimento muscular, desenvolvimento cardiorrespiratório, noção de espaço e de ritmo e queima calórica.


Muay Thai


Quem gosta de atividades mais agitadas e está em busca de algo que faça queimar muitas calorias pode se interessar pelo muay thai. Também chamada de box tailandês, a prática é uma luta que envolve o uso de punhos, cotovelos, joelhos, canelas e pés, trabalhando o corpo todo.


Judô


De origem japonesa, o judô é uma arte marcial que também propõe o trabalho integrado entre corpo, mente e espírito. A prática trabalha técnicas de defesa pessoal e tem como princípio utilizar a força do oponente contra ele, proporcionando tanto preparo físico quanto o desenvolvimento do equilíbrio emocional.


Caratê


Outra arte marcial japonesa, o caratê também tem influências da arte de guerra chinesa. Ele foi desenvolvido a partir de um conjunto de técnicas de defesa pessoal sem o uso de armas, contanto apenas com o próprio corpo. Além de trabalhar aspectos físicos como a força e a coordenação motora, o caratê ajuda a desenvolver habilidades como a paciência e a disciplina.


Aerobike


Ótima opção para quem busca exercício intenso com alta queima calórica, a atividade é feita em bicicletas fixas que simulam bicicletas de corrida. É indicado para quem tem joelhos e coluna saudáveis e proporciona um ótimo treinamento cardiovascular, trabalhando para o fortalecimento muscular, condicionamento aeróbico e emagrecimento.


Além de encontrar uma atividade da qual realmente goste, Yuri dá mais uma dica para ajudar a continuar motivado e não abandonar os exercícios: "Buscar uma rede de apoio com amigos e familiares que, sem cobranças ou pressão, te estimule a permanecer na atividade expandindo seus horizontes”.


Todas essas atividades físicas e muitas outras podem ser encontradas no Sesc, que também conta com profissionais capacitados para orientar os alunos a realizar os exercícios da forma mais adequada para sua saúde.

Com informações do G1 CE.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_13_06_2022

A JUSTIÇA PODE PROIBIR EVENTOS MILIONÁRIOS EM MARACANAÚ, TAMBÉM? COMO INDICIAR QUEM GASTA HORRORES DA 'DÉCADA RETRASADA' PRA CÁ? E LIMITAR OS GASTOS PÚBLICOS, COM REDUÇÃO DE CERCA DE 80%, COMO ACONTECE EM OUTRAS CIDADES DO NORDESTE?

Percebemos que, mais cedo ou mais tarde, o castelo de uma gestão pública que quase todo mundo sabe que essa 'Pinta e Borda' com os recursos públicos, deixando muita gente sem usufruir devidamente dos seus direitos na cidade, mais cedo ou mais tarde haverá justiça. POR EXEMPLO, O GRUPO QUE POR MAIS DE UMA DÉCADA MALVERSOU OS RECURSOS PÚBLICOS DA SECRETARIA DE ESPORTE DE MARACANAÚ, E O MPCE

DERRUBOU-O EM 2020; EM QUE POLÍTICO E SERVIDORES PÚBLICOS ESPERAM POR JULGAMENTO? Exatamente! Isso chegando na Secretaria de Cultura, a tendência é que haverá indiciado também. Porque deduzimos, que os recursos públicos não estão sendo aplicados devidamente na cultura maracanauense, ao vermos os gastos exorbitantes no São João de Maracanaú. Com a casa caindo no Brasil, no que se refere às contratações de artistas caríssimos nas cidades, em detrimento das prioridades mais necessárias para a população, mais cedo ou mais tarde a justiça vai ser feita na cultura maracanauense também. COMO FOI FEITO NO ESPORTE, em que agora não há indícios de desvios de recursos públicos para favorecer políticos e seus aliados, como também a má aplicação dos recursos públicos que fez o trabalho no esporte, por parte da prefeitura ser um fracasso, para uma cidade Polo Industrial e uma das que mais arrecadam no Estado, que é destaque nacional e internacional.

A INCAPACIDADE E ANTIÉTICA PARECEM QUE PREVALECERAM PARA NÃO TER EVITADO O DESPERDÍCIO DE CERCA DE R $ DEZENAS DE MILHÕES NO SÃO JOÃO DE MARACANAÚ? Sim! Era para ter privatizado este evento, e a Prefeitura ter entrado com uma contrapartida que não tivesse afetado gravemente a cultura de Maracanaú. É inadmissível que uma Cidade Industrial não tenha patrocinadores a altura. Percebemos que se a Prefeitura fosse aliada ao Estado, essa tinha evitado a sangria dos recursos públicos municipais, ao ter mais facilidade de atrair apoiadores ao São João, fazendo um evento cada vez mais bem feito, e não deixando se acabar como está acontecendo. CONTINUAR SE MANIFESTANDO CONTRA O DESMANDO, REIVINDICANDO E AUMENTANDO O ÍNDICE DE DESAPROVAÇÃO DA ATUAL GESTÃO, CADA VEZ MAIS APROXIMARMOS DE UM NOVO TEMPO. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários