Pesquisa aponta o que as pessoas  vão comprar para o Dia das Mães

O estudo mostra também, forte disposição do consumidor para as comemorações, com 62,1% dos entrevistados revelando essa intenção, com impacto direto no setor de serviços de alimentação



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Consolidada como a segunda melhor data comemorativa para o comércio, o Dia das Mães, promete movimentação intensa, com 59,6% dos consumidores mostrando disposição para ir às compras, o que irá gerar um movimento de R$ 346 milhões no varejo local. É o que aponta a pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE), através do seu Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Ceará (IPDC). O estudo mostra também, forte disposição do consumidor para as comemorações, com 62,1% dos entrevistados revelando essa intenção, com impacto direto no setor de serviços de alimentação.


Por conta das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os dados de potencial de consumo dos últimos dois anos foram prejudicados, mas o resultado projetado para este ano indica um crescimento real (descontado o efeito da inflação sobre os preços) de 3,2% sobre a pesquisa de 2019, mostrando a relevância da data para o comércio de Fortaleza.


Perfil

O perfil dos entrevistados que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras mostra preponderância dos consumidores do sexo masculino (63,7% de resposta positiva), da faixa etária entre 21 e 35 anos (78,8%) e com renda familiar mensal inferior a três salários-mínimos (60,2%). Destaca-se, ainda que 31,7% dos entrevistados afirmaram que não irão as compras e 8,7% ainda não se definiram.



O gasto médio previsto é de R$ 331, sendo que a maior disposição para gastar foi declarada pelos homens (R$ 403) e por pessoas com renda familiar mensal superior a seis salários-mínimos (R$ 635). Com relação à forma de pagamento, percebe-se a preponderância do pagamento à vista (com dinheiro ou cartão de débito), citado por 54,3% dos entrevistados, e uso do cartão de crédito, em 45,3% dos casos.


Ainda que 40,0% dos consumidores consultados não tenham revelado preferência por dia específico na semana para as compras, existe certa preferência pelos finais de semana, com 33,3% dos entrevistados indicando o sábado como melhor para pesquisa e compra, seguido da sexta-feira (11,3%) e do domingo (10,1%). O consumidor estará em busca de promoções e descontos (50,5%) e atento aos preços (47,2%) e qualidade dos produtos (30,3%).


Locais de Compra

Os shopping centers e centros comerciais são os locais de compra mais citados, por 64,7% dos entrevistados, seguido das lojas de ruas (20,5%) e do comércio informal (13,6%). Nesse tópico, destaca-se a evolução do comércio digital, com 9,5% dos consumidores mostrando preferência por esse canal – principalmente o consumidor com nível de escolaridade superior (12,8% desse grupo) e renda superior aos seis salários-mínimos (24,3% desse estrato).


Produtos

A pesquisa mostra a preferência do consumidor pelos bens de consumo semiduráveis, com claro destaque para os itens de uso pessoal, como perfumaria, cosméticos, vestuário e calçados, onde se concentra 80,9% da intenção de compra.


Na liderança da intenção de consumo, os itens de perfumaria e cosméticos foram citados por 37,5% dos entrevistados, com preponderância do consumidor feminino (44,5% de intenção de consumo), do grupo com até 20 anos de idade (42,4%) e do estrato com renda familiar de até três salários-mínimos mensais (38,9%).


Os artigos e acessórios de vestuário foram citados por 33,0% dos consumidores, com preferência declarada pelos homens (33,7%), do grupo com idade entre 21 e 35 anos (36,1) e da classe com renda familiar entre três e seis salários-mínimos (44,0%).


Na terceira posição da lista dos produtos mais procurados, calçados, cintos e bolsas tiveram 10,4% de citação. O perfil do comprador mostra predomínio do grupo do sexo masculino (11,5%), com idade superior a 36 anos (11,4%) e renda familiar mensal entre três e seis salários-mínimos (15,5%).


Além da compra de presentes, 62,1% dos consumidores revelaram intenção de comemorar a data. A natureza do evento elege naturalmente as residências como local preferido para as comemorações, sendo citado por 80,5% dos entrevistados. Nada obstante, espera-se um dia de restaurantes cheios, pois 9,7% dos consumidores pretendem levar as homenageadas para esses estabelecimentos.

Com informações do G1 CE.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_02_05_2022

CADA VEZ MAIS O DIA DO TRABALHO, EM MARACANAÚ, REDUZ O INTERESSE DE SER COMEMORADO, PELOS SERVIDORES MUNICIPAIS E TRABALHADORES DO POLO INDUSTRIAL? DEVIDO UMA GESTÃO QUE AVANÇA SÓ EM CADA VEZ MAIS DEIXA A DESEJAR; COMO PODE SER MUDADO ISSO "DA ÁGUA PARA VINHO" NESSA DÉCADA?

O Dia do Trabalho serve muito para realizar uma reflexão de como vai o trabalho em uma cidade, principalmente quando esta é um Polo Industrial e estar entre as primeiras que mais arrecadam no Estado. Percebemos que em Maracanaú, os trabalhadores estão vivenciando um cenário desanimador, devido a falta de políticas públicas do grupo que está na Prefeitura desde 2005. Com isso, a desvalorização no salário e condições de trabalho dos servidores públicos cada vez mais aumenta. De forma indireta, a Prefeitura também prejudica os trabalhadores do Polo Industrial, devido nunca ter sido aliado do Governo do Estado, em 17 anos, o Setor Industrial maracanauense estagnou, gerando desemprego e a paralisação no avanço da carreira profissional de quem trabalha em uma indústria. Poderia até ter tido uma política pública municipal que amenizasse as perdas da não parceria com o Estado, mas a incompetência, incapacidade e a falta de empatia do grupo que está na Prefeitura foi o que prevaleceu. ERA PARA TER HAVIDO CONCURSOS PÚBLICOS PERIODICAMENTE, A PRÁTICA DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS SERVIDORES PÚBLICOS E AS INDÚSTRIAS FORTALECIDAS, OUTRAS SE INSTALANDO COM FREQUÊNCIA, MUITA MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA E OS JOVENS E FAMÍLIAS REALIZADOS; SE HOUVESSE UM NOVO OLHAR NA GESTÃO MUNICIPAL. Pois é! Percebe-se que é possível uma transformação em Maracanaú. Com uma gestão encabeçada por "sangue novo" na política maracanauense, nome que tenha um trabalho prestado na cidade, com décadas de convivência 24h por dia com a população maracanauense e, com um projeto que só um "Novo Olhar" consegue ter. Dessa forma, Maracanaú poderá retomar aquele sentimento que entusiasmou a maioria da população até a década passada. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

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